Psicologia das cores no web design: Tudo que você precisa saber
Há diversas ferramentas e métodos de web design que podem ser úteis no desenvolvimento de sites e demais projetos, como, por exemplo, a psicologia das cores.
A psicologia das cores é uma teoria, por assim dizer, que, através de pesquisas conseguiu atribuir sentimentos, sensações e significado às cores.
E, mesmo que essa não fosse a ideia central, essa teoria serve para guiar ou auxiliar nas áreas de atuação que envolvem design e alguma relação com o público.
Dentre essas áreas, é claro, está o web design, onde, usando os significados e sensações de cada uma das cores, pode-se desenvolver projetos mais bonitos, que se comunicam melhor com o público e tem maior potencial de conversão.
“Tudo isso só usando as cores certas?” Basicamente, sim.
Continue com a gente e confira o papel da psicologia das cores no web design e, também, confira os principais significados atribuídos às cores mais comuns.
Vamos nessa?
O que é a psicologia das cores
Para falar de uma forma mais elegante, psicologia das cores é o nome dado a um estudo que buscou identificar como o cérebro interpreta as cores e, com isso, o que ele lhes atribui, quais sensações e sentimentos ligam a cada cor.
Não há muita pesquisa nessa área, mas, ainda assim, os sentimentos identificados nas primeiras se tornaram uma base para quem trabalha com marketing, web design, design gráfico, identidade visual e similares.
No web design, as cores e seus significados são utilizados para desenvolver projetos mais assertivos, que passem a mensagem correta, atraiam o público desejado e tenham um bom potencial de conversão.
Mas, quanto a isso, falaremos mais no decorrer do texto.
Leia também: 5 sites para buscar inspiração para seus projetos.
Significado das cores
Para usar a psicologia das cores no web design, é preciso primeiro entender o que cada cor significa, não é?
Então veja só:
Azul
À cor azul são atribuídos sentimentos e significados como confiança, serenidade, previsibilidade, paz, lealdade, integridade e conservadorismo.
Amarelo
O amarelo é a cor do otimismo, da felicidade, desperta a criatividade, remete à mente e novas ideias.
Vermelho
O vermelho, que é uma cor forte e com muito destaque, é atribuído a sensações intensas, como amor, raiva, coragem, entusiasmo e, ainda, é uma cor muito presente no mercado alimentício!
Marrom
O marrom é uma cor um tanto ambígua, sendo que poucas pessoas gostam dela e que pode remeter à pobreza e alguns sentimentos “ruins”.
Por outro lado, na psicologia das cores o marrom também pode representar conservadorismo, firmeza, simplicidade, dependência e conexão com a terra.
Verde
Verde é a cor atribuída à serenidade, equilíbrio, crescimento, cura, segurança, harmonia e também remete a coisas ligadas à terra e à natureza.
Preto
Apesar de ligado ao luto, o preto é uma combinação para praticamente todas as cores e pode ser ligado à força, formalidade, sofisticação, segurança e elegância.
Branco
Branco, na psicologia das cores, é a cor da inocência, simplicidade, honestidade, igualdade e remete à justiça e imparcialidade.
Laranja
O laranja, que, assim como o vermelho, é uma cor forte e com muito destaque, desperta sentimentos de energia, alegria, vibração, extroversão, otimismo e autoconfiança.
Roxo
Roxo é uma cor que remete à realeza e riqueza, mas que, em contrapartida, também desperta a introspecção e leva a sentimentos mais profundos. Também tem relação com a criatividade e imaginação.
Curiosidade: Lembra que o marrom remete à pobreza? Essa sensação ligada ao marrom e a riqueza ligada ao roxo, remetem à antiguidade, onde somente a nobreza podia usar e pagar por roupas e ornamentos de cores vivas, como o roxo.
Rosa
A cor rosa expressa companheirismo, empatia, romance, sinceridade, ternura e doçura. Também está ligado à feminilidade, ao afeto e ao desejo.
Cinza
Para encerrar, o cinza. Essa cor é ligada à maturidade, confiança, segurança, sofisticação. Também, remete à ausência de emoções e, por isso, se relaciona com a neutralidade e imparcialidade.
Psicologia das cores no web design
Como deu para perceber, cada cor desperta em nós – claro, não a mesma coisa em todas pessoas, mas de forma geral – sentimentos bem definidos, sensações específicas, além de transmitir alguma mensagem.
No web design, sua intenção ao criar um site, um e-commerce ou landing page, é justamente essa: causar algum sentimento, sensação, passar uma mensagem e, com isso, gerar conversão.
Sua intenção e função é fazer com que cada projeto, por mais distinto que seja, atenda às necessidades do seu cliente – e as do público dele.
Por isso é tão importante, além de outros pontos, estar consciente sobre o significado de cada cor e como usá-las em cada negócio, em cada setor.
Empresas mais dinâmicas, ligadas à modernidade, pedem o uso de cores mais alegres e criativas.
Por outro lado, negócios formais e sérios exigem o uso de cores sóbrias, que transmitem firmeza e confiança.
Entende onde queremos chegar? Cada cliente seu, dentro das especificidades de seus negócios, precisam de um site que seja uma soma de elementos específicos e, nisso, estão inclusas as cores.
Daí a importância de entender as cores e estimular sua criatividade, para criar sites não apenas bonitos, mas capazes de converter através de gatilhos mentais.
Quer saber mais? Continue acompanhando nossos conteúdos e não se esqueça de se inscrever para participar das nossas aulas de web design.
Até a próxima!