ConteúdosDicas e TutoriaisEmpreendedorismoQuanto cobrar por um site: conheça formatos e médias de valores

Quanto cobrar por um site: conheça formatos e médias de valores

No início da carreira, todo web designer passa por um perrengue: não saber quanto cobrar por um site.

E, infelizmente, há diversos pontos que contribuem com isso.

Ser novo no mercado e não ter um nome consolidado, por exemplo, faz com que os clientes não reconheçam sua autoridade e, assim, qualquer valor que pareça muito alto faz com que eles desistam.

Além disso, a falta de confiança no próprio trabalho, junto com a síndrome do impostor, também contribuem para que você não saiba precificar seus projetos.

Porém, apesar de desagradável, tudo isso é muito comum.

É comum também que, em seus primeiros projetos, o valor de cada site seja mais baixo, uma vez que você ainda não tem tanta experiência.

Mas fique tranquilo! Com o passar de cada projeto, você adquire experiência e, entregando sites profissionais, ganha a autoridade necessária para cobrar valores justos e proveitosos.

Quer ganhar mais autoridade? Confira como fazer seu portfólio de web design.

Enquanto esse momento da sua carreira não chega, continue com a gente e conheça os valores médios cobrados por cada formato de site.

Boa leitura!

Formatos de site e valores médios

Para facilitar a precificação do seu trabalho, listamos os principais formatos de site, ou seja, aqueles mais comuns e solicitados e, também, os valores médios de cada um.

Veja só:

Site One Page 

Site one page, como o nome já sugere, é um tipo de site com uma única página.

A principal proposta desse formato de site é trazer mais dinamismo e praticidade, uma vez que o usuário não precisa navegar por várias abas e páginas para encontrar o que está buscando.

Todas as informações ficam concentradas nesta única página.

O valor médio de um site one page fica entre 1 mil e 2,5 mil reais.

Página de Vendas

Uma página de vendas é quase como uma landing page, mas, diferente desta, a intenção não é converter o visitante em lead ou contato e, sim, fechar a venda.

Esse formato de site busca manter o visitante ali, fazendo o que é requisitado (clique aqui, por exemplo) e, normalmente, conta com poucos elementos, para não desviar a atenção da venda.

Para uma página de vendas, o valor médio é de 1,5 mil a 3 mil reais.

Site Institucional

Talvez o mais comum de todos os formatos de site, os sites institucionais são aqueles que apresentam a marca ou empresa ao público.

A construção de uma página institucional exige informações como:

  • Apresentação;
  • Endereço;
  • Produtos ou serviços oferecidos;
  • Cases de sucesso;
  • Informações de contato;
  • Botões para orçamento;
  • CTAs.

Para um site institucional, recomenda-se um preço entre 2,5 e 4 mil.

Blog

Blogs são sites ou partes de sites onde são publicados artigos.

Empresas, no geral, usam os blogs para promover conteúdos informativos, educativos e que agregam valor a seus produtos e serviços, aumentando suas taxas de conversão por meio do chamado conteúdo relevante.

Os valores para esse formato de site ficam entre 1,5 mil e 2,5 mil reais.

E-commerce

Os e-commerces, ou lojas virtuais, são os sites mais caros de se desenvolver, custando de 5 a 8 mil reais.

Esses valores se devem ao fato de que um e-commerce leva mais tempo para ficar pronto e exige mais trabalho do web designer.

É preciso adicionar os produtos, integrar o site às formas de pagamento, incluir o cálculo automático de frete e outros pontos.

Para tornar seu trabalho mais profissional, entenda também a importância dos contratos para web designers.

Esses valores são próximos dos que você costuma cobrar, se já atua como web designer?

Se não, é hora de dar uma revisada nesses valores e começar a precificar seu trabalho de forma justa e que te traga lucro!

E, se você ainda não desenvolve sites, mas quer começar já com valores na média do mercado, se atente para entregar projetos condizentes ao valor cobrado.

Como dissemos no início, nos primeiros projetos é normal cobrar um valor um pouco abaixo da média, uma vez que ainda não se tem a autoridade e experiência necessárias.

Mas é preciso cuidado, para não passar a carreira toda vendendo sites a preço de banana, por medo de valorizar o próprio trabalho e perder clientes por isso.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com os amigos e conferir outros aqui no blog. 

Até a próxima!


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