Como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

Com o surgimento e propagação da internet, redes sociais e estratégias de marketing digital, os consumidores deixaram de ser passivos às propagandas, se tornando mais críticos e decididos no que se refere ao consumo.

Quantas horas do seu dia você passa nas redes sociais, independente do que esteja fazendo lá? Bastante tempo, eu garanto. E garanto que seu público alvo também gasta várias horas no Instagram, YouTube e Facebook.

Considerando o quanto as pessoas dão atenção ao conteúdo presente nas redes sociais e o quanto as utilizam para dar opiniões e feedbacks, você já deve ter pensado em expandir suas vendas utilizando esses canais, não é mesmo?

Se você ainda não sabe como aumentar suas vendas pelas redes sociais ou tem alguma dúvida sobre, você precisa ler esse artigo.

Por que vender nas redes sociais?

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Qualibest, em 2019, mostrou que 62% dos brasileiros já compraram pela internet por meio das redes sociais, 80% seguem páginas empresariais no Facebook e 89% seguem empresas no Instagram.

Desta forma, as redes sociais mostraram ser um solo muito fértil para a produção de conteúdo relevante e para desenvolver diálogos com os possíveis clientes.

Por outro lado, analisando de forma mais “psicológica”, os internautas que veem seus posts e anúncios, tanto podem buscar saber mais sobre sua empresa por curiosidade, quanto podem se lembrar da sua marca em momento de necessidade. Em ambos os casos, há uma chance maior de finalizar uma venda.

Quais as vantagens de vender nas redes sociais?

Estar presente nas redes sociais e divulgar sua marca e produtos, pode trazer várias vantagens para seu negócio, tais como:

Redução no ciclo de vendas

Os consumidores têm pesquisado muito mais antes de realizar uma compra, buscando por um produto em diversos sites, lendo feedbacks de outras pessoas e comparando preços em mais de uma loja/empresa.

Desta forma, há uma imensa possibilidade de quando esse consumidor chegar até você e sua marca ele já tenha certeza da compra, se seu conteúdo for suficientemente claro e completo, reduzindo o tempo e o ciclo de vendas.

Maior visibilidade da marca

A visibilidade que as redes sociais oferecem é um grande motivo para as empresas buscarem tanto estar presentes nesses canais.

Essa visibilidade é fundamental para fixar sua marca na mente do público, facilitar o engajamento e alavancar as vendas.

Aumento do tráfego

Quando você divulga posts do seu site ou blog nas redes sociais, mais pessoas terão acesso a esse conteúdo e, assim, o tráfego no seu site aumentará.

Você divulga um produto ou serviço nas redes sociais e então faz um convite para o cliente finalizar a compra ou entrar em contato com um atendente pelo site.

Levando mais pessoas até o site em si, você aumenta também a visibilidade de outros produtos/serviços, outros posts etc.

Como vender nas redes sociais?

Pois bem, vistas as vantagens de se vender pelas redes sociais e os motivos para tal ação, vamos falar um pouco sobre como utilizar esse meio para aumentar suas vendas.

Saiba onde estão seus clientes

Para saber em que redes sociais seus clientes, leads e prospects estão, você deve fazer uma análise da persona e buscar saber em que redes sociais pessoas com esse perfil costumam passar mais tempo.

Há ainda ferramentas que avaliam a popularidade de conteúdos sobre produtos ou serviços semelhantes aos seus (ou os seus mesmo) e descobrem quais possuem melhor desempenho entre o público.

Utilize as informações disponíveis

Analisando os dados dos perfis dos seus clientes e possíveis clientes, você consegue identificar quais conteúdos geram mais resultados, quem está engajado com a marca e como as pessoas reagem aos seus anúncios.

Alinhe as equipes de marketing e vendas

Para que suas vendas nas redes sociais deem bons resultados, é importante que a equipe de marketing saiba criar conteúdos exclusivos e atraentes para converter e qualificar mais leads.

A equipe de vendas, por sua vez, deve estar por dentro das técnicas de prospecção e manter o melhor atendimento possível na hora de finalizar a compra.

Divulgue conteúdos com altas taxas de conversão

Para identificar que conteúdos serão mais relevantes para seu público e terão uma taxa de conversão maior, é necessário, novamente, analisar a persona que é o alvo do seu negócio e em que plataforma ela se encontra.

Por exemplo, no Facebook, o que mais faz sucesso são os vídeos do tipo tutorial e informativos, enquanto no Instagram, os Stories chamam muita atenção, principalmente aqueles onde algum Influencer apresenta uma marca ou produto.

Em resumo, para aumentar suas vendas através das redes sociais, é necessário que você conheça seu público alvo e saiba quais conteúdos serão relevantes e atraentes para esse público. Aproveite que as mídias digitais estão em constante expansão e mostre sua marca para o mundo!

Precisa de ajuda para encontrar a estratégia ideal para sua empresa começar a vender através das redes sociais? É só entrar em contato conosco!

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