Saiba como manter seu time engajado e evitar a ociosidade

Um time ocioso pode ser um grande problema para sua empresa, isso porque você está mantendo um funcionário que não traz os resultados esperados e ele, por sua vez, pode sentir que não está oferecendo tudo que poderia. Mas este cenário pode mudar. Saiba agora como manter seu time engajado e evitar a ociosidade.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
time-engajado

Muitas empresas e colaboradores enfrentam um problema que, mesmo de fácil solução, traz diversos males para uma organização: a ociosidade e a falta de engajamento.

Uma equipe ociosa aumenta o turnover da empresa, prejudica a qualidade das operações e do serviço entregue, desmotiva os colaboradores e danifica a imagem do negócio.

Sabemos que manter o time ativo e motivado melhora muito os resultados de uma empresa e, para ajudá-lo a alcançar esses bons resultados, criamos este conteúdo que te apresenta o que é ociosidade, engajamento e dá algumas dicas para motivar seu time, melhorando seus processos e entregas. Vamos lá?

O que é ociosidade

No âmbito empresarial, a ociosidade é o tempo que seu colaborador ou equipe fica sem cumprir suas funções no trabalho, fazendo com que sua empresa perca ou deixe de ganhar dinheiro.

Vale lembrar que a ociosidade não tem nada a ver com intervalos de almoço ou outros intrajornadas, obrigatórios e assegurados por lei, que visam o bem-estar e saúde do colaborador, afinal, um trabalhador feliz e saudável produz mais e melhor, não se esqueça.

O que é engajamento

O engajamento, por sua vez, é a relação que deve se desenvolver entre a empresa e seus colaboradores, por meio do alinhamento de valores do indivíduo e da organização.

Um colaborador ou equipe engajada se dedica muito mais a alcançar os objetivos propostos, se envolve nos projetos, interage e oferece sempre o seu melhor à empresa, entende?

Como engajar o time

Vimos o que é ociosidade e engajamento no âmbito corporativo, certo? Então vamos conferir as dicas para engajar seu time e evitar todas as adversidades derivadas do ócio em sua empresa. Olha só:

Otimize a comunicação

A falta de comunicação ou comunicação de má qualidade é uma das maiores causas da ociosidade da sua equipe.

Utilizar diversos canais, não incluir a todos nas tomadas de decisão, não dar espaço para os funcionários opinarem ou pedir ajuda, atrapalha a comunicação na sua empresa, fazendo com que parte da equipe não saiba o que há para fazer, como fazer ou, ainda, não se voluntarie a falar sobre a ociosidade e como resolvê-la.

A iniciativa para mudar esse cenário deve partir da gestão, portanto, seja claro quanto aos objetivos, prioridades, prazos e dê abertura para que sua equipe se manifeste também, afinal, grande parte do trabalho é executada por ela.

Seja mais líder e menos chefe

Quem é leitor aqui do blog provavelmente já leu nosso artigo sobre as diferenças entre ser um líder e ser um chefe. Se você ainda não viu, dá uma olhada aqui.
Para ser um líder exemplar, que motiva a equipe e busca o melhor para a empresa, é necessário ser uma parte ativa nos processos, saber dialogar, participar do dia a dia do negócio, ter foco e dividir as atividades conforme as competências de cada um.

Muitas empresas dizem ser como uma família e prezar por seus colaboradores, mas poucas realmente praticam isso. Faça a diferença, seja um líder que realmente valoriza e engaja sua equipe.

Reavalie seu planejamento

Em determinado momento, talvez seja necessário que você reavalie e adeque seu planejamento, evitando a sobrecarga de um setor e ociosidade de um outro, por exemplo.

Confira os dados que seus KPIs têm te mostrado, faça análises constantes dos seus resultados e adeque suas ações e estratégias conforme as necessidades que seu negócio tem no momento. Desta forma, os objetivos e prazos estarão mais claros, de uma forma que sua equipe saberá exatamente o que fazer, como e quando.

 

Ter um bom relacionamento com sua equipe, manter o foco nos objetivos e se reinventar são pontos chave para evitar a ociosidade em sua empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado e seja proveitoso para você e seu time. Até a próxima!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Aumente as vendas da sua empresa por meio da internet

Construímos sites de alta performance para alavancar empresas no meio digital