Site responsivo: Por que desenvolver projetos mobile friendly
Um dos atuais principais fatores de ranqueamento do Google é a responsividade dos sites, a sua capacidade de se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, o que também chamamos de mobile friendly.
Esse é um fator importante de ranqueamento por que um site responsivo apresenta menores taxas de rejeição, facilita a navegação pelas páginas e torna a experiência do usuário mais agradável.
E, quando trabalhamos com desenvolvimento de sites, garantir todo esse conjunto de boa experiência, navegabilidade e bom posicionamento é um objetivo comum de todos os projetos desenvolvidos.
Ainda não entendeu por que desenvolver sites responsivos ou mobile friendly é tão importante?
Então continue com a gente e confira por que desenvolver projetos responsivos, trazendo o melhor resultado para seus clientes.
Boa leitura!
O que é um site responsivo
Um site responsivo é aquele que se adapta aos diferentes tamanhos de tela – como notebooks, tablets e celulares.
Ou seja, quando você acessa um site responsivo, ele se ajusta à tela, adequa o menu, ajusta o tamanho da fonte para o tamanho do aparelho, sem distorções ou perda de resolução.
Isso é possível porque o design responsivo é capaz de identificar a largura da tela, determinando quanto espaço tem disponível para mostrar a página aproveitando o espaço da melhor forma possível.
Um ponto importante: um site responsivo não é o mesmo que uma versão mobile.
Há sites em que são desenvolvidos dois formatos diferentes, um para computadores e outro para celulares, ou seja, são dois sites diferentes.
Já o site responsivo é um único design, um único projeto, que se adapta aos aparelhos, entendeu?
Por que desenvolver sites responsivos
Ainda está se perguntando por que é importante desenvolver projetos responsivos ao criar seu site e os de seus clientes?
É disso que vamos tratar agora!
Primeiro, como já mencionamos, a responsividade é um fator importante no ranqueamento do Google, além de proporcionar uma experiência mais agradável ao usuário e diminuir a taxa de rejeição do site.
E, a melhor experiência e menor taxa de rejeição, também melhoram o ranqueamento.
Indo além disso, podemos mencionar alguns dados:
- 73% dos usuários da internet no Brasil já compraram produtos pelo celular;
- 94% das residências no Brasil tem ao menos um celular;
Ou seja, quase todo brasileiro pode acessar a internet e, assim, o site do seu cliente e, desses, até 73% tem potencial para comprar dele!
Ainda, um site responsivo tem um melhor tempo de carregamento em dispositivos móveis, uma vez que o design mobile friendly é mais leve e otimizado.
O resultado dessa soma de vantagens? Aumento na conversão de leads e no fechamento de compras!
Ou seja, ao contar com um site responsivo, otimizado e bem feito, seu cliente vende mais, percebe mais valor no seu serviço e pode ser fidelizado ou trazer mais clientes.
Agora temos certeza que ficou claro por que desenvolver sites responsivos, não é?
Oferecer esse serviço aos seus clientes é uma forma de dar a eles um meio para alcançarem seus objetivos, além de você, como web designer, ir mais longe na carreira.
Por isso, para garantir que os objetivos de ambos sejam alcançados, é preciso investir na sua educação e formação como web designer profissional.
E isso, você encontra aqui na UP Academy. Corre se inscrever e garantir sua vaga 😉