O que é uma Sociedade de Economia Mista (com exemplos)

Por mais que pouca gente saiba até mesmo o que isso significa, algumas das empresas mais populares do Brasil são sociedades de economia mista. Neste artigo, falaremos sobre o que é uma Sociedade de Economia Mista e daremos também alguns exemplos.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
sociedade-de-economia-mista

Sociedades de Economia Mistas são um assunto pouco abordado, e do qual muitos não tem nenhum conhecimento. Porém, dependendo da sua área de atuação ou até mesmo das pessoas mais próximas de você, esse assunto pode acabar tendo alguma importância, e é bom saber sobre.

E aí, se interessou pelo assunto e quer entender melhor o conceito de Sociedade de Economia Mista e ainda ver alguns exemplos? Então vem comigo!

O que significa Sociedade de Economia Mista

Apesar do que se possa pensar, esse tipo de negócio não é nada novo. Mais especificamente falando, data ainda do regime militar, tendo sido criado no ano de 1967, constando no artigo 5°, inciso III, do Decreto de Lei n° 200.

Basicamente, uma sociedade de economia mista é o que se resulta da união entre uma empresa estatal e o setor privado. Na maioria dos casos, o capital é aberto, tem as ações negociadas na bolsa e repartido entre acionista individuais e/ou pessoas jurídicas.

Pelo que é previsto na legislação brasileira, numa empresa de economia mista, a maior parte das ações devem pertencer ao Estado, porém, não são juridicamente consideradas como empresas públicas, já que, para isso, todo o capital deveria ser do Estado.

Numa sociedade com capital misto, o interesse público, que seria representado pelo Estado, deveria, em tese, ser equilibrado com o interesse privado, que tem foco no lucro. Porém, em algumas empresas não é bem assim que funciona.

É importante frisar bem a diferença entre uma empresa pública e uma empresa com capital misto. Não se esqueça, hein?

Exemplos de Sociedades de Economia Mista

Agora que você já tem uma base do que é uma sociedade de economia mista, vamos ver alguns exemplos de empresas que se encaixam nessa categoria, e também algumas que são confundidas com as de capital misto.

São exemplos de Sociedades de Economia Mista mais conhecidos no Brasil a Petrobras, o Banco do Brasil (primeiro banco criado no país, em 1808, por D. João VI), Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e a Eletrobras.

Os Correios e a Caixa Econômica Federal, muito embora sejam sempre confundidas com sociedades de economia mista, são 100% públicas, ou seja, tem seu capital controlado integralmente pelo Estado, sem investimentos e interferências de pessoas jurídicas.

Basicamente, esses são o conceito de Sociedade de Economia Mista e os e exemplos mais conhecidos dessa modalidade de negócio no nosso país.

Enfim, espero que que este artigo tenha sido útil e tirado suas dúvidas. Não se esqueça de compartilhar!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Aumente as vendas da sua empresa por meio da internet

Construímos sites de alta performance para alavancar empresas no meio digital