Os modelos e espaços de trabalho convencionais passaram por diversas transformações nos últimos anos, principalmente por conta do surgimento e difusão da Internet e ferramentas tecnológicas voltadas para o setor empresarial.
Mesmo que alguns mais conservadores ainda insistam em não adotar as novas formas de trabalho, ou até mesmo não reconhecê-las enquanto trabalho, o progresso que essas alternativas trouxeram é inegável.
Se você quer saber mais sobre as novas formas de trabalho e sua relação com a tecnologia, continue a leitura e tire suas dúvidas.
Quais são as novas formas de trabalho?
Para começar, vamos entender quais são as novas formas de trabalho e como cada uma delas funciona. Veja abaixo 3 dos principais exemplos:
Home Office
O home office é a modalidade de trabalho na qual o colaborador exerce suas funções em casa, estando conectado à empresa por meio da Internet e o trabalho também é feito de forma digital.
Essa alternativa de trabalho reduz os custos da empresa (locação de imóvel, luz, Internet) e, ainda, aumenta o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, independentemente de sua posição hierárquica.
Coworking
O coworking, ou trabalho colaborativo, é um movimento em que um local ou empresa oferece toda a estrutura necessária para que outras empresas se reúnam e desenvolvam seus projetos.
Simplificando, é algo como um escritório aberto a quem quiser trabalhar em um ambiente profissional, mas sem arcar com todos os custos de um espaço próprio.
Além disso, a troca de experiências aumenta a produtividade e os insights, que podem gerar novas oportunidades de negócios.
Trabalho Remoto
Por vezes confundido com o home office, o trabalho remoto é aquele que pode ser realizado em casa, na sede da empresa, espaços de coworking e qualquer outro lugar, basicamente.
Detalhe: o trabalho remoto não é necessariamente realizado por meios digitais.
Essa flexibilidade melhora o desempenho e qualidade de vida da equipe e expande os horizontes da empresa, que pode admitir profissionais de diferentes partes do país ou até mesmo do mundo.
Onde a tecnologia entra nesse cenário?
Bom, vamos tentar entender primeiro como a tecnologia possibilitou o surgimento de novas formas de trabalho e, até mesmo, novas profissões.
Com o avanço da Internet, houve a necessidade de profissionais que soubessem trabalhar com ela. A internet se desenvolveu, foram criados sistemas de automação de diversas funções antes manuais e, com isso, o profissional que exercia a função agora automatizada, já não é tão necessário, mas, em contrapartida, a empresa passou a precisar de técnicos que entendessem as máquinas e sistemas, surgindo uma nova profissão.
Depois disso, vieram mais softwares de automação, gestão e comunicação e, ainda, uma crescente preocupação com o bem-estar do colaborador.
Esses fatores somados, tornaram a presença física na empresa dispensável, pelo menos parcialmente. Então, muitos se adequaram às novas formas de trabalho e às novas profissões, o que gerou mudanças no mercado e fez com que cada vez mais empresas buscassem também se adequar a esse novo cenário.
Tecnologia nas novas formas de trabalho atualmente
Atualmente (2020/2021) estamos passando por um cenário de isolamento que nos obriga a trabalhar remotamente ou 100% em home office.
Para melhorar a comunicação e assegurar a qualidade do trabalho mesmo em momentos como esse, é feito o uso de ferramentas como o Microsoft Teams ou o Slack, para reuniões e outras como o Trello e Ummense para gerir os projetos.
Agora você entende a relação da tecnologia e as novas formas de trabalho?
Para encerrar, podemos dizer que essas modalidades de trabalho vieram para ficar e, para garantir o seu sucesso e o da sua organização, é indispensável que você se adapte a essa nova realidade e busque aprender sempre mais sobre a tecnologia e suas ferramentas.
Muito legal, fez eu tirar dez na prova
Que ótimo, Adriana. Bom saber que contribuímos de alguma maneira.