Com o avanço da tecnologia e o grande número de softwares disponíveis para esse uso, a gestão financeira deixou de ser apenas a tradicional gestão de fluxo de caixa e controles tributários.
Os sistemas desenvolvidos para a gestão financeira reduzem riscos, diminuem a dependência de recursos humanos, permitem identificar oportunidades e, ainda, aumentar as vendas.
Nesse artigo, falaremos sobre como usar a tecnologia para a gestão financeira e quais as vantagens desse uso. Vamos lá?
Agilidade nos processos
Há inúmeros softwares de soluções fiscais que podem facilitar o controle de entrada e saída de dinheiro da sua empresa, reduzindo o tempo gasto nessas atividades e aumentando a produtividade em outros setores.
Outra facilidade oferecida pela tecnologia é o acesso remoto. Se antes o gestor só podia acessar os dados pessoal e fisicamente na empresa, hoje ele pode ter acesso a qualquer dado disponível na plataforma, a qualquer hora e qualquer lugar.
Redução de erros
Utilizar um sistema de gestão financeira pode reduzir drasticamente a taxa de erros a que as operações realizadas manualmente estão sujeitas.
Por exemplo, se um colaborador vendesse um produto e esquecesse de dar baixa no sistema, você teria relatórios inconsistentes, poderia ofertar esse produto a um outro cliente sem tê-lo em estoque, afetaria o cálculo dos seus impostos, dentre outros problemas.
Utilizando softwares que integrem os arquivos, os dados são importados diretamente e são geradas informações confiáveis. Além disso, há os sistemas próprios para emissão de notas fiscais eletrônicas e, também, para entrega de declarações tributárias.
Fácil acesso
A facilidade no acesso ao banco de dados da empresa facilita a vida tanto do gestor da empresa quanto dos colaboradores, que precisam de informações concretas e confiáveis, muitas vezes fora do ambiente de trabalho.
O uso de um programa como os de ERP (Enterpise Resource Planning) faz com que você possa formar um banco de dados único e que interaja com outras aplicações, deixando todas as operações da empresa no mesmo lugar e podendo ser acessadas por qualquer colaborador envolvido no processo em questão.
Planejamento eficiente
Utilizando sistemas de gestão empresarial e financeira, seus dados de faturamento, despesas, vendas e outros são armazenados e cruzados, gerando relatórios dos mais diversos tipos e de fácil compreensão.
Os relatórios, estatísticas e gráficos, são utilizados para alimentar o fluxo de caixa em longo prazo, facilitando o pagamento de certas dívidas ou outros compromissos.
Com todas essas informações, os gestores podem desenvolver um planejamento financeiro mais eficiente para a realidade financeira da empresa.
Segurança nas informações
As plataformas de gestão financeira permitem a integração entre diversos setores da empresa, trazendo mais segurança e confiabilidade às informações, como controle de vendas e estoques.
Além disso, alguns programas oferecem também segurança a dados vindos de fora da empresa, como soluções de recebimento de documentos fiscais, inclusive sobre notas fiscais eletrônicas.
Controle de pagamento
Para evitar atrasos nos pagamentos, passíveis de multas, juros e manchas na sua imagem, foram desenvolvidos os sistemas de controle financeiro.
Geralmente, empresas tem uma demanda de pagamentos bem alta, demanda essa que deixa fácil o atraso ou vencimento de alguma conta.
Os softwares de gestão financeira tornam os processos de pagamento e transferência muito mais eficazes e dinâmicos, evitando imprevistos e dores de cabeça.
Para escolher qual software melhor lhe atende, considere a sua rotina e as necessidades da sua empresa, faça uma pesquisa sobre as plataformas que se adequam ao que você precisa e, quando escolher um, aprofunde suas pesquisas sobre esse software.
Lembrando que o melhor software é aquele que oferece um bom suporte técnico e soluções que sejam, de fato, interessantes para a organização de todos os processos da gestão financeira do seu negócio.