A tecnologia tem nos permitido estar frente a frente com inovações que aumentam não só a qualidade de vida como também o tempo médio de vida da população.
Hoje nós temos máquinas na vanguarda da medicina, como os “robôs cirurgiões” que auxiliam nas microcirurgias, diminuindo o tempo de recuperação ao mesmo tempo em que aumenta a precisão de cada cirurgia.
Também existem algumas inovações tecnológicas que não só podem dar mais conforto e comodidade aos seus pacientes como também aumentar o número de consultas de forma significativa? Veja a seguir:
O impacto da tecnologia na área da saúde
É fato que a tecnologia nos mudou ao longo dos anos. Nunca em nenhum momento da história, existiu tanto fluxo de informação viajando de uma ponta a outra do mundo tão rapidamente.
Quando isso é bem aproveitado pelas clínicas em geral, o atendimento ao cliente fica muito mais dinâmico, rápido e barato.
Como resultado disso as clínicas podem atender mais pacientes, marcar mais consultas e ter um desempenho muito melhor. Além de tudo, irá tornar o tempo de espera para cada paciente muito menor, o que é bem visto pelo público.
Avanços da tecnologia aplicada à saúde
Eu não poderia deixar de falar sobre tecnologia aplicada a saúde sem comentar sobre inovações como o “chip da beleza”. Um microchip que libera medicamentos na dosagem correta de tempos em tempos.
Até o momento, o chip foi utilizado apenas para ministrar hormônios, mas isso não significa que outros tipos de medicamentos não possam ser testados.
Outro exemplo que posso citar são as impressoras 3D, utilizadas comumente na área de ortopedia para criar próteses personalizadas.
Otimizando processos utilizando a tecnologia na saúde
Mas se engana quem pensa que a tecnologia está ajudando somente na vanguarda da medicina com cirurgiões robôs e pesquisa com células tronco.
Muito pelo contrário, a cada ano podemos ver o avanço tecnológico aplicado às diversas áreas da saúde.
Duas dessas novas tecnologias que estão sendo empregadas em benefício dos profissionais da saúde e pacientes são o prontuário eletrônico do paciente e o consultório online.
Veja abaixo alguns processos que podem (e devem) ser otimizados graças aos avanços tecnológicos na área da saúde.
Automação de processos
Quando você automatiza processos simples como agendamento, cadastro e organização de horários você economiza tempo e dinheiro. Pois o que antes precisaria de dois ou três atendentes para realizar, pode ser feito apenas por um através do consultório online.
Outros processos que podem ser automatizados são:
Agendamento remoto
Dar aos pacientes acesso aos horários livres dos médicos e permitir que eles marquem as próprias consultas no horário mais conveniente é uma das melhores formas de aplicar a tecnologia na área da saúde.
Isso não só economiza muito tempo dos atendentes como também economiza o tempo do paciente, que poderá agendar consultas a qualquer hora e em qualquer dia que for conveniente para eles.
E não para por aí, os pacientes também poderão receber e-mails, SMS e outros tipos de mensagens automáticas avisando sobre o dia e horário marcado.
Receitas
Tenho certeza que você já ouvir ao menos um paciente reclamar que não conseguiu ler a receita, não é verdade? Mas não se sinta mal com isso, pois acontece com muitos médicos em todo o mundo.
E acredite se quiser, a tecnologia pode sim ser aplicada para mudar isso, basta implementar na sua clínica para oferecer aos pacientes receitas eletrônicas, que têm uma cópia impressa para o paciente e outra digital para ser anexada ao prontuário eletrônico.
Isso evita que o paciente compre a medicação errada por engano ou que tome a dose errada do medicamento.
Computação em nuvem
Também conhecida como cloud computing ou computação em nuvem, em português, é a base de dados onde podem ser armazenados todos os tipos de documentos como receitas eletrônicas, histórico do paciente etc.
Você pode utilizar a computação em nuvem para, inclusive, hospedar os prontuários eletrônicos e outros arquivos que precisam estar sempre à mão.
Responder às dúvidas dos pacientes
Praticamente todos os pacientes que buscam tratamento possuem uma série de dúvidas sobre a própria condição de saúde, essas dúvidas podem crescer ainda mais depois dos exames, o que sempre acaba gerando ansiedade e desconforto.
Para dar aos pacientes a sensação de proximidade com a clínica e um pouco mais de conforto, muitas clínicas têm adotado os atendimentos online onde os pacientes podem acessar a qualquer momento, enviar suas dúvidas e serem respondidos de forma automática (atendente virtual) ou o mais rápido possível por uma atendente da clínica.
Gostaria de saber um pouco mais sobre como criar uma página de atendimentos ideal para os seus clientes? Então veja esse nosso artigo.