As páginas de aterrissagem, ou Landing Pages, são ferramentas de marketing digital utilizadas para a conversão de leads em novos clientes.
Esse tipo de ferramenta serve, dentre outras coisas, para estreitar o relacionamento entre você e seu potencial cliente, apresentar com mais clareza o que você está oferecendo e levá-lo à decisão de compra.
Neste artigo, você descobre quais são os tipos de landing page, suas utilidades e os elementos que compõem cada um. Boa leitura!
Tipos de landing pages e seus elementos
No funil de vendas há todo um processo entre o lead perceber que tem um problema e decidir realizar uma compra e, para cada etapa desse funil, há um tipo de landing page que melhor atenderá às suas necessidades.
Página de captura
A página de captura é a landing page que oferece algo gratuito, como um e-book, mini curso ou similares, em troca do contato do potencial cliente.
Para que esse potencial cliente deixe as informações de contato (provavelmente o e-mail), o item que você está oferecendo deve sanar uma dor, ser interessante o suficiente para que ele queira deixá-las.
Tendo os endereços de e-mail, é mais fácil direcionar ofertas personalizadas e diretas ao público, estreitando seu relacionamento e fazendo com que esses leads se lembrem de você quando tomarem a decisão de compra.
Uma página de captura é composta por título, descrição de oferta, imagens que ilustram a oferta e um formulário para a captura de dados.
Progressive profile
As progressive profile são páginas cuja utilidade é qualificar os leads capturados, para que você entenda em qual etapa da jornada de compra cada um se encontra.
Ao entender isso fica mais simples desenvolver uma estratégia que facilite a conversão, ao oferecer seu produto ou serviço na hora certa e do jeito certo.
Essa página se assemelha bastante à página de captura, pois também oferece algo ao lead em troca de informações, mas, dessa vez, o formulário será maior e mais completo e, caso esse lead não o preencha, você não perde o contato que já tem com ele.
Confirmação pendente
A landing page de confirmação pendente é uma excelente ferramenta para quem usa a confirmação dupla e busca manter uma lista de contatos apenas com e-mails de leads interessados e, também, e-mails reais.
É possível que ao digitar as informações, seu cliente em potencial escreva algo errado e não perceba e, para que ele perceba esse erro e você consiga o endereço de e-mail correto, é interessante usar a confirmação dupla.
O funcionamento e os elementos dessa página são fáceis de entender: ao preencher as informações na página de captura, um e-mail é enviado para o lead e, neste e-mail, há um pedido de confirmação do cadastro.
Depois de ele confirmar essa inscrição, aí sim passa a ser parte da sua lista de contatos.
Página de obrigado
Página de obrigado, ou thank you page, é o ponto onde o visitante se torna oficialmente seu lead.
Essa página conta com elementos que mostram ao lead que o processo foi concluído, como o material oferecido será entregue, divulga as redes sociais da empresa e pode, também, redirecionar o lead para um outro conteúdo ou oferta.
Claro, não podemos nos esquecer, nessa página há também um agradecimento pelas informações do potencial cliente.
Click Through
Essa provavelmente é a landing page com o design e objetivo mais simples de todas. O objetivo da página click through é apenas que você clique em um botão.
O botão pode levar o visitante a uma página de captura, pode baixar um app ou qualquer outro tipo de ação.
Esse tipo de landing page é bem útil quando você deseja envolver mais o visitante no processo antes de pedir os dados ou oferecer algo logo de cara.
Página de vendas
A página de vendas entra em ação depois de um tempo mantendo contato, apresentando material relevante e conteúdos educativos, quando o lead está pronto para ser convertido em cliente.
Todos os elementos da página de vendas são voltados, obviamente, para a venda. Nela constam benefícios do produto ou serviço ofertado, resolução de objeções e a CTA (Call to action, ou chamada para ação) bem clara.
Uma “variante” da página de vendas é a long-form sale page, uma página de vendas mais longa e com as CTA no final da página, muito utilizada quando a oferta conta com várias páginas de texto e se trata de um produto ou serviço de valor elevado.
Cada tipo de landing page atenderá a uma necessidade e uma etapa do funil de vendas em específico e, para aproveitar os benefícios dessas páginas, você precisa conhecer bem o seu público e os conteúdos que mais o atrai.
Quer mais novidades e dicas de vendas, marketing e outros assuntos empresariais? Fique por dentro de nossos conteúdos e siga-nos em nossas redes sociais!