ConteúdosEmpreendedorismoTrabalho freelancer: O que é e como funciona

Trabalho freelancer: O que é e como funciona

Trabalho freelancer, freela, profissional autônomo, diversos são os nomes dados ao profissional que não possui vínculo empregatício com uma empresa e que atua por conta própria. 

A verdade é que com o crescimento do uso da internet, cada dia mais se torna comum a aceitação de outras formas de se trabalhar, que se diferencia daquele método tradicional que já conhecemos.

E com a pandemia isso acabou se intensificando. Muitas pessoas optaram pelo trabalho freelancer e acabaram indo de encontro com o modelo de trabalho home office ofertado pelas empresas.

Entretanto, mesmo com a flexibilização das normas pandêmicas, este modelo de trabalho ainda se torna a primeira opção de muitas pessoas. 

Mas antes de você também decidir seguir a linha freelancer, é interessante compreender o que é o trabalho freelancer e como ele funciona.

Dessa forma, nós preparamos um artigo ideal para você que deseja trilhar esse caminho como um profissional freelancer. 

Vamos nessa?

Trabalho freelancer: entendendo esse modelo de atuação

Como já citado, o trabalho freelancer se diferencia dos métodos de trabalhos tradicionais, pois os profissionais de tecnologia atuam sem possuírem um vínculo empregatício com as empresas nas quais prestam serviços.

Este modelo de trabalho possibilita que o profissional atue para diversos clientes, além de organizar os seus próprios horários, contanto que entregue o combinado.

No mundo da tecnologia, esses profissionais têm se destacado bastante por terem o trabalho freelancer como primeira opção. 

Entretanto, não é somente com tecnologia que se é possível atuar de forma freelancer. Até mesmo alguns trabalhos presenciais permitem atuar dessa forma. Para saber mais sobre as possibilidades, confira essas 5 ideias de trabalho como freelancer.

Apesar de não possuírem vínculo empregatício com as empresas nas quais prestam serviços, em algumas situações os profissionais freelancers podem, ter um contrato de prestação de serviço com essas empresas, caso uma das partes solicite.

O contrato costuma ser solicitado quando a demanda é muito alta ou quando as empresas necessitam do trabalho do freelancer por um tempo maior.

Dessa forma, ambos decidem formalizar a prestação de serviço via contrato, a fim de garantir mais segurança entre empresa e profissional. 

Mas o trabalho freelancer e seu funcionamento não se trata apenas de flexibilidade e facilidades. Há também desafios.

Decidir trabalhar por conta própria traz consigo o peso da auto responsabilidade e autogestão, uma vez que você atuará por si só. 

Ao decidir fazer o seu próprio horário, é necessário que você saiba gerir com eficácia seu tempo para não afetar os prazos de entrega de seus projeto.  Dessa forma, é bom avaliar com curta periodicidade como anda a sua autogestão. 

Esperamos que tenhamos tirado algumas de suas dúvidas sobre o trabalho freelancer e como funciona esse formato. 

E se restou alguma dúvida, escreva pra gente!

Conclusão 

Apresentamos para você neste artigo, o que é o trabalho freelancer e como ele funciona. Além disso, vimos como esse modelo de trabalho tem se consolidado dia após dia. 

Abordamos também os principais benefícios de se trabalhar de forma freelancer e os desafios que o profissional irá encontrar nessa caminhada.

Vimos que no mundo da tecnologia esse modelo de trabalho é bastante procurado e aceito. 

Esperamos que tenham gostado. Até mais!


0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Antigos
Recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments