Trabalho freelancer – Conheça os prós e contras
O trabalho freelancer, aquele em que o profissional atua sem vínculos empregatícios e registro na CLT, tem se popularizado e vem ganhando cada vez mais adeptos.
Seja por opção, seja para gerar uma renda extra, a realidade é que cada vez mais pessoas estão trabalhando de forma flexível e autônoma.
Porém, muitas dessas pessoas acabam não estudando o formato freelance e, aí, se desiludem com suas desvantagens.
Se você pretende iniciar um trabalho freelancer, mas ainda não conhece tão bem as vantagens e desvantagens desse formato, este artigo pode te ajudar!
Nele, listamos os prós e contras do trabalho freelancer e, no final, daremos algumas dicas para solucionar os pontos negativos.
Confira também as vantagens e desvantagens do trabalho flexível.
Continue com a gente!
Prós do trabalho freelancer
Mais flexibilidade
O trabalho freelancer se caracteriza principalmente pela flexibilidade que oferece.
É possível trabalhar em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, aproveitar seus picos de produtividade e, ainda, conciliar melhor o trabalho com a vida pessoal.
Essa flexibilidade permite, ainda, oferecer seus serviços a um público muito mais vasto, aumentando sua margem de lucro em relação a um trabalho CLT.
Mais qualidade de vida
Uma grande vantagem do trabalho freelancer é que ele pode te trazer muito mais qualidade de vida.
Como? É bem simples!
Deixando de lado as horas no trânsito, a pressão dos superiores e a cobrança constante de um trabalho convencional, executar suas tarefas passa a ser menos estressante e massivo.
Além disso, há ainda o maior tempo com a família e para si mesmo.
E, esse conjunto, influencia diretamente na sua qualidade de vida.
Menores custos
Outra vantagem do trabalho freelancer é a redução nos custos.
Não há gasto com combustível, alimentação e similares, como haveria em um trabalho tradicional.
Essa redução de custos, vale lembrar, também aumenta sua margem de lucro e tem influência direta em sua qualidade de vida.
Fazer o que gosta
Para trabalhar como freelancer, é preciso buscar algo que se gosta para fazer.
E, assim, você tem a vantagem de fazer algo que tem apreço, que faz com prazer, não por mera obrigação.
No início da carreira, é claro, é necessário prestar alguns serviços não tão agradáveis, mas com o tempo e experiência esse cenário tende a mudar.
Contras do trabalho freelancer
Mais procrastinação
Apesar das vantagens, o trabalho freelancer também tem seus contras. Um deles é a maior procrastinação.
Passando mais tempo (por vezes, todo seu tempo) em casa, há uma brecha muito grande para deixar o trabalho para depois e fazer outras coisas.
Brincar com os filhos, cuidar da casa ou passear com os pets podem ser grandes distrações!
Sentimento de solidão
Outro desagrado do trabalho freelancer é o sentimento de solidão.
Com menos interações sociais, sem colegas de trabalho e, precisamos dizer, até algum preconceito da família e pessoas próximas, é bem fácil se sentir isolado.
Essa sensação pode acabar te desmotivando e reduzindo muito sua produtividade.
Instabilidade financeira
Em um mês, seu trabalho freelancer pode render como vários de um trabalho CLT e, em outro, você pode não conseguir o suficiente para se manter.
E, mesmo que todos os meses haja trabalho o bastante, a incerteza é uma grande preocupação de quem trabalha de forma independente.
Você também pode gostar do nosso conteúdo sobre Como conseguir os primeiros clientes como freelancer.
Soluções
Mesmo tendo apresentado mais prós do que contras, sabemos que as desvantagens de trabalhar como freelancer podem desanimar e dar um grande receio em quem pretende trabalhar desta forma.
Mas, por experiência própria, garantimos que essa pode ser sua melhor decisão e, por isso, queremos te mostrar algumas soluções para esses contras.
Primeiro, a procrastinação.
Para evitar a famosa enrolação, é possível tomar algumas atitudes simples, mas muito efetivas.
Estabelecer horários para trabalhar, para atividades domésticas e de lazer, deixar o celular no silencioso, usar apps de organização e se dar recompensas pelos bons resultados é uma boa forma de começar.
Já o sentimento de solidão, pode ser sanado com algumas idas a um coworking, conversas, mesmo que online, com outros profissionais da sua área e uma boa ignorada em quem vê de forma negativa seu trabalho informal!
Por fim, a instabilidade financeira, pode ser resolvida com uma melhor educação financeira, mais organização e com formas de garantir uma renda extra. O principal ponto para ter sucesso como freelancer é ter muito foco e procurar sempre ser mais organizado e persistente.
Curtiu esse artigo? Aproveita e compartilha com seu amigo que quer começar a trabalhar como freelancer.
Até a próxima!