Tudo que você precisa saber sobre o Funil de Vendas

O funil de vendas é uma representação das etapas nas quais o potencial cliente se encontra, sendo o topo, meio e fundo de funil as etapas mais difundidas, representando desde o primeiro contato do lead com sua empresa até o fechamento da compra.
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O funil de vendas é uma estratégia essencial, especialmente para as empresas que trabalham com Inbound Marketing. Ele representa a jornada do seu lead desde o primeiro contato com sua marca até a finalização da compra e, recomendamos, depois dela também.

Para garantir os melhores resultados, essa estratégia deve ser compartilhada entre os times de venda e marketing. As etapas e gatilhos do funil devem sempre ser revisadas, realizadas e, se necessário, atualizadas, usando as informações e conteúdos disponibilizados por cada time.

Neste artigo te daremos um panorama sobre todas as informações acerca dessa famosa ferramenta estratégica. Vamos lá?

O que é o funil de vendas

O conhecido funil de vendas, ou pipeline, é um modelo estratégico utilizado para dar suporte à jornada de compra em uma determinada empresa, que mostra essa jornada desde o primeiro contato de um potencial cliente com sua marca, até o pós-venda.

O funil deve integrar os setores de marketing e vendas, para que cada um forneça, com as informações disponíveis, uma estrutura realista e que auxilie na condução, acompanhamento e abordagem dos leads, de acordo com a etapa na qual se encontram.

Facilitando o entendimento, imagine um funil de verdade. No topo dele entram todas as pessoas que veem sua marca, que reconheceram ter um problema, no meio se encontram as que estão considerando resolver este problema e, no fundo, estão as poucas (bem menos que no topo, pelo menos) que, de fato, optaram pela sua solução.

Qual a importância

Este modelo estratégico tem como objetivo auxiliar as empresas a atender às exigências e novas preferências do público, que, cada vez mais, busca por atendimento de qualidade e experiências positivamente marcantes ao realizar uma compra, aumentando assim as vendas.

Dentre os pontos que tornam o funil de vendas tão importante e vantagens por ele oferecidas, podemos citar o maior conhecimento sobre a jornada de compra, a previsibilidade de resultados, maior produtividade das equipes e o melhor aproveitamento das oportunidades.

Etapas do funil de vendas

Até agora vimos do que se trata e qual a importância do funil de vendas, correto? Abaixo, falaremos sobre as etapas do funil. Olha só:

Topo de funil

O topo de funil, ou ToFu, em inglês, é a etapa onde, de alguma forma, um visitante chegou ao site ou blog, mas ainda não sabe que tem uma necessidade.

Navegando por seus conteúdos, esse visitante encontra um artigo falando sobre um problema X e, no decorrer do texto, ele se identifica com esse problema.

A partir daí ele passa a pesquisar mais sobre esse problema e como resolvê-lo. Para se mostrar como um especialista, ofereça mais conteúdos, materiais ricos e relevantes que levarão esse visitante à próxima etapa.

Meio de funil

No meio do funil, ou MoFu, o visitante já identificou que possui um problema, pesquisou sobre como saná-lo e já te forneceu algumas informações de contato, como nome e e-mail, passando a ser um lead.

Nesta etapa é importante oferecer conteúdos que auxiliem esse lead a entender que precisa adquirir um produto ou serviço e, se não for o caso, dicas ou meios de resolver essa questão.

Procure usar uma linguagem sincera e que passe confiança, evitando a velha e nada boa panfletagem, que deixa a impressão de que você quer apenas vender a todo custo.

Fundo de funil

No fundo de funil (BoFu) chegam apenas os chamados MQL, Marketing Qualified Leads, ou seja, os leads que já passaram por todos os processos de nutrição e educação e a equipe de marketing classificou como prontos para serem contatados pela equipe de vendas.

A essa altura o lead já percebeu que seu problema precisa de uma solução e que você tem autoridade para oferecer essa solução. Enfim, a venda é realizada, você oferece algum conteúdo complementar no pós-venda e esse lead se torna um cliente.

 

Para que sua estratégia funcione, é imprescindível estar atento aos números em todas as etapas, buscar oportunidades de melhorias e otimização e sempre ouvir os feedbacks de seus clientes.

E então, ficou claro o que é o funil de vendas, quais as etapas e a importância dessa estratégia para o sucesso de vendas do seu negócio? Fique ligado em nossos conteúdos para saber mais!

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