ConteúdosDesenvolvimentoUsabilidade de e-commerces: Crie lojas virtuais otimizadas

Usabilidade de e-commerces: Crie lojas virtuais otimizadas

Todos nós gostamos de, ao entrar em uma loja, encontrar sem grandes esforços aquilo que procuramos ou, ao menos, contar com o auxílio de um atendente ou vendedor.

Quando fazemos uma compra online, a expectativa é praticamente a mesma, mas com um pouco mais de imediatismo e menos vontade de interagir com alguém.

E é para garantir isso que foram criados o conceito e as práticas de usabilidade de e-commerces – para facilitar a vida do comprador digital e tornar a loja uma referência no mercado.

Quer aprender a criar lojas virtuais otimizadas, com uma boa usabilidade e que tragam resultados reais para seus clientes?

Continue com a gente e descubra tudo sobre esse conceito. Boa leitura!

O que é usabilidade de e-commerces

Usabilidade de e-commerces é aquilo que garante a facilidade de uso e navegação em uma loja virtual, permitindo que o usuário realize suas atividades e compras com o máximo de praticidade.

A usabilidade é um conceito criado por Jakob Nielsen, o mesmo que criou as famosas heurísticas utilizadas na criação de sites.

Segundo Nielsen, os pilares para a usabilidade são:

Facilidade no aprendizado

O funcionamento da loja virtual deve ser fácil de entender, para que o usuário entenda e possa utilizá-lo rapidamente.

Eficiência de uso 

É necessário proporcionar assertividade e produtividade às atividades do usuário.

Facilidade de memorização

O usuário deve memorizar facilmente o uso do e-commerce.

Suporte a erros

O sistema da loja virtual deve prever e evitar erros do usuário e, caso haja um erro, ele deve ser resolvido facilmente.

Satisfação do usuário

A navegação deve ser agradável, para que o usuário se sinta satisfeito no final de sua seção.

Usando esses pilares, o e-commerce passa a ter uma melhor usabilidade, garantindo uma experiência mais satisfatória ao usuário, a partir do momento em que o processo de compra é simples e prático.

Isso, além de tudo, ajuda a conquistar a confiança dos visitantes, reduzir as taxas de rejeição e aumentar as conversões – melhorando os resultados do seu cliente, para quem você criou a loja.

Como melhorar a usabilidade de um e-commerce

Garantir a usabilidade do e-commerce é, também, garantir ou, ao menos, facilitar os bons resultados provenientes dele.

E, garantindo esses resultados, você agrega valor a seu trabalho de web design, se mostrando capaz de criar uma loja virtual que converte e atinge os objetivos de seus clientes.

Confira agora como melhorar a usabilidade de um e-commerce ou como criá-lo dessa forma do zero.

Navegação simples e intuitiva

A navegação do site deve ser simples e intuitiva para que, logo que a página for carregada, o usuário encontre aquilo que procura sem grandes esforços.

Uma forma de garantir isso é usando um design limpo, sem excesso de elementos e com ícones claros, como uma lupa para busca, carrinho para compras e lixeira para exclusão.

Além disso, os botões de compra ou carrinho devem ter mais destaque do que o restante da página.

Páginas responsivas

Você já deve estar cansado de ler e saber que a maioria das buscas em e-commerces é feita pelo celular, não é?

Pois bem, sabendo disso, é importante para a usabilidade de um e-commerce que suas páginas sejam responsivas, ou seja, se adequem a dispositivos móveis sem perder informações ou sofrer distorções.

Leia também: Por que criar sites responsivos.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento, além de ser um fator de ranqueamento importante do Google, é mais uma forma de garantir a usabilidade do e-commerce.

Isso porque a maioria dos visitantes abandona páginas que levam mais de 3 segundos para carregar, além do tempo ideal de carregamento ser de até 2 segundos.

Para evitar altas taxas de desistência e rejeição à loja do seu cliente, procure tornar o site o mais rápido possível, usando plugins de cache e evitando qualquer item (plugin, mídia e páginas) desnecessário.

Legibilidade

O texto da loja virtual precisa ser claro, bem dividido e contar com uma hierarquia de títulos e subtítulos organizada.

Dar atenção a isso faz com que o texto tenha uma melhor legibilidade e escaneabilidade, facilitando a leitura e tomando menos tempo do visitante.

Usar fontes agradáveis e em contraste com o fundo também é uma forma de melhorar a legibilidade e a usabilidade do e-commerce.

Estrutura organizada

A arquitetura da loja virtual também influencia na usabilidade, por conta disso, a estrutura do site deve ser previamente pensada e, depois, montada de forma clara e lógica.

Um ponto que pode ajudar nessa estrutura e auxiliar o usuário a se situar no site é o uso de “breadcrumbs”, que são aquelas palavras separadas por / na URL. Por exemplo upacademy.com.br/artigos/usabilidade-de-e-commerces.

Essas palavras sublinhadas são os breadcrumbs.

Além disso, garanta também que, em uma loja pequena, a última página de produtos não esteja a mais de 3 cliques de distância da home page.

Checkout facilizado

18% dos consumidores desistem de uma compra se o checkout, ou seja, o cadastro feito para finalizar o pedido, for muito longo ou complexo.

Para evitar isso, procure criar páginas de cadastro simples, que peça apenas informações essenciais, possam ser preenchidas em pouco tempo e não seja necessário repetir o processo em outras compras.

Oferecer a opção de login com as redes sociais também é uma forma de facilitar esse processo.

Transmitir segurança 

Por fim, para melhorar a usabilidade do e-commerce, é importante que ele transmita segurança ao usuário.

Para mostrar ao cliente que ele pode confiar na marca e na loja virtual, procure criar um site com informações de contato da empresa, página de FAQ, que mostre a política de troca e devolução, bem como apresentar selos de segurança, como o SSL.

Crie lojas virtuais otimizadas

Quer aprender a criar lojas virtuais otimizadas e com uma boa usabilidade?

Aqui na UP Academy você aprende a criar e-commerces, sites institucionais, blogs e vários outros formatos de sites de forma clara, simples, em pouco tempo e por um preço super acessível!

Em menos de um ano, você estará pronto para ser um web designer profissional, pagando menos de R$50,00 por mês.

Faça agora mesmo sua inscrição e faça parte da nossa turma de futuros web designers de sucesso.

Vamos juntos nessa?


0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Antigos
Recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments