Existem, no mundo, ao menos 3x mais contas de e-mail do que contas do Facebook e Twitter somadas. Muita coisa, não é?
E esse número exorbitante de contas de e-mail mostra que esse é um canal estável e que, quando bem utilizado, pode ser capaz de gerar bons resultados para sua empresa, aumentando sua rede de contatos e, também, suas vendas.
Como fazer isso? Com uma boa estratégia de e-mail marketing!
Confira neste artigo um passo a passo completo sobre como aumentar sua rede de contatos e, assim, aumentar suas vendas através do e-mail. Boa leitura 🙂
Monte sua lista de e-mails
Para aumentar suas vendas através do e-mail, você precisa ter endereços de e-mail para poder encaminhar suas mensagens, correto?
Mas, como conseguir o e-mail das pessoas? Pedindo! Se você tem um blog, use-o para conseguir os e-mails de seus leitores.
No final de um artigo, você pode usar uma CTA que faça a pessoa preencher um formulário, como, por exemplo: “Quer receber conteúdos e ofertas exclusivas diretamente no seu e-mail? Deixe seu nome e seu melhor e-mail e esteja por dentro de nossas novidades!”
Uma dica importante: não compre ou troque listas de e-mail. Monte a sua própria, com destinatários que já te conhecem e que você sabe sobre o que falar nas mensagens.
Confira também: Como ter uma lista de leads nova todos os meses.
Desenvolva conteúdo relevante
Isso na verdade é uma dica dupla. Desenvolva seu conteúdo e faça ser relevante para o público.
Ninguém dá atenção para e-mails publicitários padronizados e sem atrativos. Compre, faça, venha… O imperativo não é uma tática boa.
Pense que você tem o nome de cada destinatário e provavelmente tem acesso às buscas e compras mais recentes deles. Use isso para desenvolver conteúdo relevante e personalizado, que tenha relevância para o público.
Capriche no título
Ainda falando sobre a abordagem e relevância, recomendamos a escolha estratégica de bons títulos para aumentar suas vendas através do e-mails.
Em vez de “Compre uma geladeira”, use algo como “O verão está chegando. Já reservou um lugar para o sorvete?” e, então, no corpo desse e-mail você fala sobre como é bom ter sorvete em casa na época mais quente e que, para manter a qualidade do produto é bom ter uma geladeira com espaço de sobra. Entendeu?
Crie títulos que deixem seus leitores curiosos, com vontade de abrir o e-mail e, posteriormente, conhecer o produto ou serviço ao qual você se refere nele.
Remetentes reais
Os leitores ou destinatários, de uma forma geral, preferem receber e-mails de remetentes reais, ou que pelo menos pareçam ser.
Claro, sabemos que você muito provavelmente não tem tempo de escrever e enviar 15 mil e-mails, personalizando cada um e usando sua conta pessoal.
Entretanto, é interessante usar uma conta que dê essa impressão, por exemplo, Bruna da Alpinista, com um texto elaborado, com o nome da pessoa, um cumprimento cordial e ofertas que deem a impressão de que você analisou com carinho as pesquisas de cada cliente ou prospect.
Esse é um gatilho eficaz, por que as pessoas, os consumidores, gostam de se sentir únicos e especiais – e, uma mensagem com nome e alguma simpatia dá essa impressão!
Ofereça mais que um produto
Hoje em dia, as pessoas levam em consideração não só a qualidade do produto ou serviço e o quanto vai custar.
Os consumidores, muitas vezes, preferem até mesmo pagar mais caro se a empresa oferecer atendimento de qualidade e segurança na hora da compra, além de suporte e relações pós-venda.
Além disso, uma ferramenta que você não deve de jeito nenhum deixar de lado é o marketing de conteúdo, ou seja, oferecer, além de produtos, conteúdos de qualidade e que agreguem valor ao seu negócio.
Pense num exemplo como o de um dentista. Esse dentista, além de realizar a extração ou colocar um aparelho, pode fazer um marketing de conteúdo sobre como o paciente pode se alimentar após a remoção do dente, ou, então, como manter a higiene bucal mesmo usando aparelho odontológico, oferecendo esse conteúdo pelo e-mail.
Com um bom marketing de conteúdo e oferecendo bom atendimento, sua marca será cada vez mais reconhecida, aumentando assim sua rede de contatos e, consequentemente, suas vendas através do e-mail.
Esperamos ter ajudado e sanado suas dúvidas. Abraço e até a próxima!