Monte sua lista de e-mails
Para mandar e-mails, você precisa ter endereços de e-mail para poder encaminhar suas mensagens, correto?
Mas, como conseguir o e-mail das pessoas? Pedindo! Se você tem um blog ou coisa do tipo, use-o para conseguir os e-mails de seus leitores.
No final de um artigo, você pode usar uma CTA que faça a pessoa preencher um formulário, como, por exemplo: “Quer receber conteúdos e ofertas exclusivas diretamente no seu e-mail? Preencha seus dados e esteja por dentro de nossas novidades!”
Uma dica importante: não compre ou troque listas de e-mail. Monte a sua própria, com destinatários que já te conhecem e que você sabe sobre o que falar nas mensagens.
Desenvolva conteúdo relevante
Isso na verdade é uma dica dupla. Desenvolva seu conteúdo e faça ser relevante para o público.
Ninguém dá atenção para mensagens publicitárias padronizadas e sem atrativos. Compre, faça, venha… O imperativo não é uma tática boa.
Pense que você tem o nome de cada destinatário e provavelmente tem acesso às buscas e compras mais recentes deles. Use isso para desenvolver conteúdos personalizados e que tenham relevância para o público.
Capriche no título
Ainda falando sobre a abordagem e relevância, recomendamos a escolha estratégica de bons títulos.
Em vez de “Compre uma geladeira”, use algo como “O verão está chegando. Já reservou um lugar para o sorvete?” e, então, no corpo desse e-mail você fala sobre como é bom ter sorvete em casa na época mais quente e que, para manter a qualidade do produto é bom ter uma geladeira com espaço de sobra. Entendeu?
Crie títulos que deixem seus leitores curiosos, com vontade de abrir o e-mail e, posteriormente, conhecer o produto ou serviço ao qual você se refere nele.
Remetentes reais
Os leitores ou destinatários, de uma forma geral, preferem receber e-mails de remetentes reais, ou que pelo menos pareçam ser.
Claro, sabemos que você muito provavelmente não tem tempo de escrever e enviar 15 mil e-mails, personalizando cada um e usando sua conta pessoal.
Entretanto, é interessante usar uma conta que dê essa impressão, por exemplo, Bruna da Alpinista, com um texto elaborado, com o nome da pessoa, um cumprimento cordial e ofertas que deem a impressão de que você analisou com carinho as pesquisas de cada cliente ou prospect.
Ofereça mais que um produto
Hoje em dia, as pessoas levam em consideração não só a qualidade do produto ou serviço e o quanto vai custar.
Os consumidores, muitas vezes, preferem até mesmo pagar mais caro se a empresa oferecer atendimento de qualidade e segurança na hora da compra, além de suporte e relações pós-venda.
Além disso, uma ferramenta que você não deve de jeito nenhum deixar de lado é o marketing de conteúdo, ou seja, oferecer, além de produtos, conteúdos de qualidade e que agreguem valor ao seu negócio.
Pense num exemplo como o de um dentista. Esse dentista, além de realizar a extração ou colocar um aparelho, pode fazer um marketing de conteúdo sobre como o paciente pode se alimentar após a remoção do dente, ou, então, como manter a higiene bucal mesmo usando aparelho odontológico.
Com um bom marketing de conteúdo e oferecendo bom atendimento, sua marca será cada vez mais reconhecida, aumentando assim sua lista de e-mails e, consequentemente, suas vendas.
Esperamos ter ajudado e sanado suas dúvidas. Até a próxima!