ConteúdosDesenvolvimentoDicas e TutoriaisWeb designer precisa saber programar?

Web designer precisa saber programar?

Mesmo com o avanço das plataformas e tecnologias para quem trabalha como web designer, muitos ainda não entendem que esse profissional pode fazer mais do que trabalhar com a arte dos sites e páginas.

Atualmente, muitos web designers têm ido além, desenvolvendo todo o site e não mais apenas seu visual.

Bancos de dados, ligação com o servidor, operação do sistema e outras funções que não tem a ver com o design visual agora podem ser desempenhadas por um único profissional: o web designer.

“Ah, mas então é um web designer e programador”. Será?

Neste artigo, nós falaremos se um web designer precisa saber programar, apresentando formas desse profissional desenvolver sites sem usar códigos e programação.

Aproveite e confira também os principais benefícios do desenvolvimento de sites sem código.

Não sabia dessa possibilidade ou não entende tanto quanto gostaria? Continue com a gente que vamos contar tudo que você precisa saber!

Web designer precisa saber programar?

Web designer precisa saber programar? A resposta mais curta e simples para essa pergunta é: não.

E vamos explicar esse “não” olhando por duas perspectivas, sendo que uma delas é o foco deste e outros conteúdos aqui no blog.

Primeiro, o web designer não precisa saber programar por que essa não é sua função. Normalmente, o web designer atua com a parte visual dos sites, páginas e afins, mais como um designer gráfico.

Algum conhecimento em linguagens como JavaScript e PHP, usadas no front-end, que é, de fato, a parte visual de qualquer plataforma, pode ser um diferencial, mas não uma obrigação.

E, em segundo lugar, o ponto mais importante. O web designer costuma ser responsável por essa questão visual, mas não apenas por ela, caso deseje.

É possível um web designer desenvolver todo o site sozinho e sem usar qualquer linguagem de programação ou marcação em seus projetos.

Desta forma, podemos dizer com certeza que um web designer, criando apenas visuais ou todo um site, não precisa saber programar. Novamente, é um diferencial interessante, mas não uma necessidade.

Desenvolvimento de sites sem programação

Talvez você ainda não soubesse, mas, sim, é possível desenvolver sites, lojas virtuais, portfólios e quaisquer outras páginas na web sem usar programação e linhas de código.

Isso é possível por conta do que chamamos de plataformas no-code, que usam conceitos simples para permitir que qualquer web designer crie sites, mesmo aqueles com pouco ou nenhum conhecimento em programação.

Essas plataformas tornam possível desenvolver páginas usando movimentos de arrastar e soltar, com opções quase infinitas de fotos, imagens, botões, menus, paletas de cores e fontes editáveis e que se adaptam a qualquer negócio.

Além disso, utilizando plataformas no-code, você pode criar um site completo, pronto para ir ao ar e trazer resultados em poucos dias, diferentemente dos sites feitos com código, em que o mais simples dos projetos costuma levar de 20 a 30 dias – os mais complexos podem demorar até 90 dias para serem concluídos!

Veja que, ao usar plataformas que não exigem o uso da programação, você tem uma grande oportunidade de aumentar sua produtividade e, desta forma, gerar uma receita recorrente como freelancer.

O web design está mudando e, com essa mudança, vem surgindo novas oportunidades. Talvez sua independência financeira vinda exclusivamente de um trabalho em home office esteja a um passo de distância.

Continue acompanhando nossas aulas e conteúdos e se torne um web designer de sucesso!


0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Antigos
Recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments