7 passos para ser um web designer de sucesso
Sua carreira como web designer provavelmente começará como freelancer e, é preciso dizer, talvez continue assim.
O trabalho autônomo é cheio de vantagens, então ser um web designer freelancer não deve ser visto como algo negativo.
A sensação de ser o “próprio patrão”, fazer seus próprios horários, ter liberdade de trabalhar onde quiser e com seus próprios métodos é algo que realmente vale muito à pena!
Mas, no início, nem tudo são flores e, para garantir o sucesso dessa empreitada, você precisa desenvolver certas habilidades, seguir alguns passos e buscar evoluir sempre.
A proposta tanto do blog quanto do nosso curso, é te apresentar uma nova forma de trabalhar: como um web designer freelancer, desenvolvendo sites funcionais e de qualidade, de forma simples e sem códigos.
Talvez você comece apenas para ter uma renda extra, ou para se manter num momento de crise, mas a área de web design promete muito para o futuro!
Se você deseja se tornar um web designer de sucesso e fazer carreira com essa profissão, continue com a gente e confira 7 passos para ser um web designer de sucesso!
Torne-se um web designer de sucesso
1. Desenvolva a criatividade
A criatividade é uma habilidade muito necessária para um web designer e é algo que pode sim ser desenvolvido, não sendo restrito a quem nasce criativo.
Essa habilidade permite que o web designer encontre soluções para seus clientes ao desenvolver sites bonitos, funcionais e que alcancem o objetivo desejado.
Para estimular sua criatividade, busque ler mais, visitar ambientes culturais, tentar coisas novas com frequência, anotar suas ideias e cuidar de si mesmo, física e emocionalmente.
2. Seja organizado
Organização é mais uma habilidade que nem todos têm, mas todos podem desenvolver e que faz toda a diferença no trabalho de web designer – em especial para os freelancers.
Manter uma boa organização, separando a vida pessoal da profissional e deixando seus processos de desenvolvimento bem claros.
Com isso, você evita atrasos, melhora sua produtividade e consegue fazer tudo o que precisa dentro do tempo disponível.
Leia também nossas dicas para evitar a procrastinação e se manter produtivo.
3. Tenha conhecimento sobre negócios
Ter conhecimento em negócios é um passo com dois lados na vida do web designer.
Primeiro, você precisa entender de negócios para fazer negócios. Entender de vendas, prospecção, como colocar preço no seu trabalho, fazer upsell com os clientes atuais e afins. Só assim sua carreira se solidifica.
E, por outro lado, entender de negócios é necessário para desenvolver projetos adequados às necessidades de cada cliente.
Entender a linguagem de cada público, o que o atrai e como gerar resultados com cada site garante o sucesso de seus projetos.
4. Boa comunicação
Assim como a criatividade e organização, a boa comunicação é uma habilidade que deve ser desenvolvida e sempre aprimorada, não apenas no sentido de se fazer entender, mas também compreendendo o outro – no caso, seus clientes.
Busque sempre dar atenção e entender os anseios de seus clientes com o projeto solicitado e deixar claro o que precisa ser feito para chegar no objetivo proposto.
E, caso seja necessário, saiba como se impor como autoridade no assunto de forma respeitosa, apresentando suas ideias e razões.
5. Busque aprimoramento sempre
O mercado e a internet estão em constante evolução, de modo que o profissional de web design deve sempre buscar aprimoramento, desenvolver novas técnicas, usar ferramentas inovadoras, novas tecnologias e formas de melhorar seu desempenho.
Para isso, é importante buscar especializações, ler muito, buscar novas inspirações e sair da zona de conforto – por mais confortável que ela seja.
6. Tenha visão estética
Mesmo não se limitando ao design da parte visual, seus projetos exigirão muito conhecimento em estética, até porque muitas das ferramentas usadas na criação de sites funcionam de forma totalmente visual.
Assim, é importante saber como desenvolver layouts atrativos, como usar as cores e fontes em cada projeto e de acordo com cada objetivo, levando em conta ainda a usabilidade de cada página desenvolvida.
7. Seja resiliente
Infelizmente, até dar certo, vai dar errado ou, pelo menos, as coisas não vão sair exatamente como o planejado.
E o que um web designer de sucesso deve fazer quando errar ou não chegar exatamente onde desejava? Tentar outra vez, é resiliente.
Quem entende um pouco de física deve saber que ser literalmente resiliente é um pouco difícil, mas, usando o termo da forma popular, ter resiliência é ser capaz de prosseguir apesar dos impasses, aprender com as experiências negativas, tirando alguma lição de tudo.
Aprenda com seus projetos, aprenda com seus erros e busque sempre ser uma versão melhor de si.
Com esses passos e o material das nossas aulas, ser um web designer profissional fica bem mais fácil, então, não deixe de acompanhar. Vamos juntos, rumo ao topo!