Ao longo da história de uma empresa muitos investimentos serão realizados. Isso é necessário em praticamente todo tipo de negócio, pois só assim será possível angariar clientes, ser reconhecido pelo mercado, ganhar espaço entre os concorrentes e conquistar os resultados.
Um dos investimentos mais importantes — se não o principal — é o investimento em marketing. Aqui vale para pesquisa de mercado, posicionamento de marca, captação de oportunidades, divulgação de produtos etc.
Por muito tempo os investimentos de marketing eram baseados em achismos, sem formas efetivas de comprovação de resultados desses investimentos. Com o advento do Marketing Digital e suas ferramentas, foi possível utilizar métricas mais precisas para compreender se tais investimentos estavam retornando positivamente.
Nós consideramos que marketing só é válido quando traz resultados reais, e uma das formas de entender se os resultados estão sendo alcançados é medindo o ROI, sigla em inglês para Return On Investiment cuja tradução significa Retorno Sobre Investimento.
O que é ROI -Retorno Sobre Investimento?
O ROI é um indicativo muito importante para qualquer empreendimento. Através dele conseguimos medir a relação entre o retorno financeiro sobre o montante investido, nesse caso para a área do marketing.
É importante sempre medir o ROI de campanhas de marketing para entender o que está dando resultados positivos e o que definitivamente não está funcionando para sua empresa, passando a focar os investimentos em estratégias que tragam o retorno financeiro esperado.
Você pode ainda utilizar o resultado do retorno sobre investimento de marketing para motivar sua equipe, definir metas tangíveis e tomar decisões embasadas em números, sendo mais assertivo no direcionamento da sua empresa.
Como avaliar os resultados de marketing?
O retorno sobre investimento de marketing é calculado usando uma fórmula matemática simples:
A fórmula utiliza dois parâmetros simples, sendo a Receita o ganho obtido pela empresa relativo ao investimento, e Custo o quanto foi investido para trazer tal receita.
Assuma como exemplo, a sua empresa obteve uma receita de R$ 50 mil após realizar uma ação de marketing cujo investimento foi de R$ 10 mil, temos:
ROI = (50.000 – 10.000) / 10.000
Retorno sobre investimento = 4
O resultado dos valores aplicados à fórmula é 4, ou seja, o retorno foi 4 vezes maior que o investimento. Para chegar ao resultado em porcentagem, basta multiplicar o valor por 100. No exemplo, o retorno sobre investimento de marketing foi de 400%.
Nesse exemplo, o ROI foi positivo, entretanto, poderia ser negativo, apontando que o investimento não trouxe um bom retorno. Se você obtém resultado negativo, deveria estar atento a alguns pontos importantes.
Para ter precisão no resultado do cálculo de ROI, você precisa conhecer muito bem toda a estrutura financeira do seu negócio para saber o que compõe seus custos e qual sua margem lucrativa.
Resultados estão abaixo do esperado?
Fez o cálculo do ROI de marketing e o resultado foi negativo? Não entre em desespero! O indicativo é essencial para você mensurar e entender quais ações e estratégias estão funcionando e cortar o que não traz resultados reais.
Uma forma de melhorar o Retorno do Investimento é estar sempre analisando e otimizando. Contar com profissionais com expertise em marketing para planejar e executar estratégias para você, pode ajudar.
Confira também: Dicas para reduzir o custo de aquisição de clientes.
Existem diferentes formas de otimizar para conseguir um melhor resultado do ROI e citamos na sequência algumas delas.
Otimizando o ROI das ações de marketing
1. Conheça seus custos e ganhos
Como mencionado, o resultado do retorno sobre investimento só será preciso se você souber quais são seus custos com marketing (mídia, profissionais, agência, ferramentas etc). Conhecendo isso, será mais fácil aplicar os números à fórmula e obter o melhor uso do indicador para tomada de decisão.
2. Analise seus resultados constantemente
Estar sempre por dentro dos resultados das ações de marketing é um ponto especialmente importante, pois permite otimizações rápidas, evitando grandes prejuízos. O ROI é uma das métricas, mas existem muitas outras que auxiliam na compreensão dos resultados.
3. Busque estratégias rentáveis
Temos visto uma grande aceitação do mercado por estratégias de marketing que facilitem a comprovação de resultados, como é o caso do Inbound Marketing. Segundo pesquisa da Hubspot, empresas que usam Inbound para geração de leads têm 60% mais chances de obter ROI positivo.
Se você ainda não mede os resultados dos seus investimentos em marketing, o ROI é um bom indicativo para começar a analisar.
Em dúvida de como melhorar seus resultados? Estamos a sua disposição para entender e definir a melhor estratégia para sua empresa, assessorando na execução com total foco em resultados reais. Fale conosco e agende uma apresentação!