6 Dicas que te farão reduzir o custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes, ou CAC, é uma das métricas que mais exige atenção dos gestores e que influencia diretamente na saúde financeira de uma empresa. Se você quer reduzir seu CAC, confira as dicas deste artigo.
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O custo de aquisição de clientes é algo bem simples de se entender e calcular. É a quantia que você gasta em um determinado período de tempo para trazer novos clientes para sua empresa e, o cálculo é feito somando os gastos e dividindo-os pelo número de clientes obtidos.

Se em um mês você gasta, por exemplo, R$ 2 mil e obtém 10 clientes nesse período, seu CAC foi de R$ 200. Isso é um custo de aquisição de cliente muito alto? Depende. Consideramos que o CAC está muito elevado quando ele supera o chamado Lifetime Value, que é o quanto de receita um cliente gera para sua empresa durante seu ciclo de vida (enquanto cliente).

Manter um custo de aquisição de cliente nos níveis aceitáveis é um fator que influencia diretamente na saúde financeira da empresa. Confira agora nossas 6 dicas e saiba como reduzir seu CAC. Boa leitura!

Dicas para reduzir seu CAC

1. Segmente seu público

Ter um público bem definido auxilia muito na redução do custo de aquisição de clientes, pois, quando você entende quem é seu público-alvo, sua persona e o cliente ideal, não perde tempo e investimento com pessoas ou negócios que não fazem parte desse “grupo”.

Para saber quem é seu público-alvo, cliente ideal e criar uma persona, analise os fatores que fazem seu produto ou serviço ter relevância e ser benéfico para quem o adquire, como localização geográfica, sexo, poder aquisitivo, idade e outros fatores comportamentais, socioeconômicos e demográficos.

Conhecendo e segmentando seu público, você investe melhor e reduz seu CAC.

2. Marketing de relacionamento

Você já conhece seu público? Então precisa se relacionar com ele e manter uma certa proximidade. Para isso, é preciso investir no marketing de relacionamento, tornando seus clientes verdadeiros fãs da sua marca

O marketing de relacionamento pode ser desenvolvido em diversos canais, como e-mail ou redes sociais, usando uma linguagem amigável, agradável e que vai além do relacionamento tradicional entre vendedor e cliente.

Com isso, o público se sente mais próximo da sua marca, se mantendo fiel por mais tempo, trazendo mais receita e exigindo menos investimentos para adquirir novos clientes.

3. Melhore as conversões do seu site

Para reduzir seu CAC, é interessante melhorar as conversões do seu site, não apenas aumentar o tráfego.

As conversões se dão quando você consegue as informações de contato do visitante, ele entra no seu funil de vendas e fica mais fácil de se tornar um cliente.

Para aumentar suas conversões, vale fazer testes do tipo A/B, que são feitos modificando as CTA, cores do site, layout e outros elementos e oferecendo a versão original e a modificada ao público, de uma forma aleatória e imparcial, para que você analise qual traz os melhores resultados e a adote como estratégia efetiva.

4. Pós-venda

As ações pós-venda são ainda pouco exploradas aqui no Brasil, mas que trazem resultados muito positivos, dentre eles a redução do CAC.

Isso porque, quando você oferece um bom atendimento ao cliente mesmo depois dele realizar uma compra, ele sente que sua empresa se importa com a clientela e tende a se tornar fiel à marca.

No pós-venda ofereça conteúdos complementares, dicas para o melhor uso do produto ou serviço, brindes para clientes já fidelizados, dentre outros.

5. Aproveite sua atual clientela

Essa dica tem uma relação com a anterior (pós-venda) e a segunda (marketing de conteúdo). Deixa a gente te explicar por quê.

Quando se oferece um bom pós-venda e se investe no seu marketing de relacionamento, cria-se uma base de clientes sólida, fiel e disposta a recomendar sua marca para outras pessoas, seja pessoalmente, seja na internet.

Desta forma, você pode aproveitar sua atual clientela para atrair novos clientes com um investimento menor, o que te leva ao X deste artigo, a redução do custo de aquisição de clientes. Quem confia em sua marca irá recomendá-la de graça e terá prazer em indicar um negócio confiável e de qualidade aos conhecidos.

6. Ofereça bons conteúdos

Um bom conteúdo é aquele que apresenta sua empresa como autoridade no assunto em questão, mostra que sua solução é a melhor, que você se importa com o público, nutre os leads e atrai cada vez mais público e clientes.

Além disso, um mesmo conteúdo pode ser usado mais de uma vez e de mais de uma forma, servindo para diversas funções.

Gostou dessas dicas? Viu como não é tão difícil reduzir o CAC e melhorar a saúde financeira da sua empresa?

Quer saber mais sobre gestão, marketing, vendas e tecnologia? Fique de olho em nossos artigos e também nas nossas redes sociais! Até a próxima 😉

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