Oferecer conteúdo relevante ao público, seja em blog posts ou posts de redes sociais, é uma forma muito eficiente de marketing de conteúdo, que busca através dessas informações, gerar valor ao visitante.
Esse valor gerado se deve ao fato de que, atualmente, há muito conteúdo disponível, mas boa parte é só “mais do mesmo”, cópias descaradas ou conteúdos chamativos que acabam se mostrando bem fracos em informação e ofertas.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre o que é uma informação relevante e como utilizá-la para atrair o público. Vamos lá?
O que é uma informação relevante
Uma informação ou conteúdo relevante é aquele que se sobressai, se destaca entre os outros, chamando a atenção do público, despertando sua curiosidade ao trazer mais que meras ofertas ou um conteúdo totalmente vazio.
Mas, para saber como oferecer esse conteúdo relevante, precisamos saber como esse conteúdo é definido, quais suas características e diferenciais.
Confira essas características abaixo:
- Um conteúdo relevante se posiciona, demonstrando sua opinião e a defendendo, de forma a transmitir seus valores;
- Traz informações verídicas e, normalmente, atesta a veracidade dessas informações ao linkar as fontes e páginas onde as encontrou;
- Conteúdos relevantes trazem informações que podem ser aplicadas, ensinando e instruindo o leitor sobre como realizar algo, transformando esse conteúdo em algo prático e útil;
- O conteúdo sana as necessidades e tira as dúvidas do público, focando nesses pontos e na experiência do usuário, mais do que na venda que pode ocorrer.
Esses pontos são uma explicação bem clara e prática dos diferenciais de um conteúdo relevante, como podemos perceber, podendo até mesmo ser um exemplo de informação relevante.
Como criar um conteúdo relevante
Para criar conteúdos com relevância para seu público, é preciso mais do que passar horas escrevendo ou falando sobre todo assunto possível, dedicar esse tempo para entender certos pontos do desenvolvimento de conteúdo.
Se pergunte o que deseja alcançar com esse conteúdo, o que o público pode aprender com ele, quais serão seus indicadores de desempenho e seus eixos temáticos.
Apresente então dados, informações, modos de fazer, passo a passo, dicas e afins, seguindo os tópicos sobre sanar necessidades e ensinar a realizar uma atividade.
E, para assegurar a durabilidade desse conteúdo, é preciso buscar mantê-lo atualizado, removendo dados antigos, atualizando as informações, analisando seus resultados e a concorrência, fazendo mais e melhor que ela e que você mesmo.
Por que esse conteúdo atrai o público
Responder essa questão é bem simples.
Seus visitantes, potenciais clientes, podem não saber que tem um problema ou, se sabem, ainda não estão prontos para adquirir algo para resolvê-lo, além da possibilidade de resolverem por si próprios.
Portanto, antes de buscarem uma marca que resolva esse problema, ou dor, como chamamos no marketing, esse lead primeiramente buscará entender essa dor e como resolvê-la de alguma forma, antes de realizar uma compra.
Oferecendo conteúdo relevante, você dá a ele um meio para resolver essa dor, mostrando sua autoridade na assunto e que está engajado em ajudá-lo, não em limpar sua carteira.
“Mas se o lead resolver sozinho eu não vendo!”. Essa preocupação, apesar de recorrente, não é tão verídica.
O lead encontra em seu site um conteúdo que apresenta a ele um problema e um meio de resolvê-lo, por exemplo: “Meu concorrente me passou no ranking do Google, o que fazer?”
Esse lead vai se identificar com o título, acessar seu site, entender por que foi ultrapassado e descobrir como resolver. Talvez ele possa resolver por si só, e ficará grato pelo seu conteúdo tê-lo auxiliado.
Confira: Como ter uma lista de leads nova todos os meses.
Mas há uma chance bem grande de esse visitante não ter os meios, seja tempo, conhecimento ou experiência para sanar essa dor e, aí, sabendo que você entende do assunto e o auxiliou sem necessariamente oferecer sua solução, vai entrar em contato e conhecer seus serviços.
Deu para entender?
A velha conversa de vendedor, as ofertas sem embasamento, a panfletagem e o “compre, compre, compre” já não funcionam mais.
Oferecer informações relevantes é a melhor forma de atrair seu público e, se você ainda não aderiu a essa técnica, é hora de dar mais um passo digital e alavancar sua marca.
Para isso, você pode contar com as soluções e experiência da Alpinista Digital. Vamos juntos nessa?