O que são KPIs e qual sua função no marketing

KPI, ou Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance), é uma métrica utilizada para mensurar o retorno de uma determinada estratégia. Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre KPI e sua função nas estratégias de marketing.

Imagem ilsutrativa sobre KPIs mostrando alguns indicadores de desempenho.

Utilizar métricas que demonstrem os resultados de suas ações e estratégias é um ponto que influencia muito no sucesso de sua organização. Isso porque, somente por meio de análises e correções você pode otimizar suas ações, de forma a melhorar seus resultados e o retorno sobre as estratégias.

Umas das métricas mais utilizadas nesse âmbito é o KPI, Indicador Chave de Performance, cuja função é medir a efetividade de uma ação ou conjunto de ações, observando se a organização está obtendo os resultados esperados.

Continue com a gente e saiba mais sobre KPI e sua função nas estratégias de marketing de uma empresa. Boa leitura!

O que é KPI

KPI é a sigla em inglês para Indicador Chave de Performance e, basicamente, é uma forma de mensurar se as ações ou iniciativas de uma empresa estão entregando os resultados esperados.

Uma gama enorme de indicadores pode ser medida, principalmente com o grande fluxo de informações ao qual as organizações estão expostas. Desta forma, o primeiro passo é saber o que medir, ou seja, que indicadores serão analisados.

Por exemplo, se você busca saber o quão amada é sua marca, qual seu branding, o indicador pode ser seu número de visualizações. Se seu objetivo é saber sua taxa de rejeição, o indicador é uma porcentagem. Deu pra entender?

Tipos de KPIs

Há uma infinidade de KPIs disponíveis como dissemos antes e, cada um, atenderá melhor aos profissionais de determinado cargo e com determinados interesses. Mas esse não é o assunto em questão, queremos te apresentar os principais tipos de KPIs. Confira abaixo uma descrição de cada um:

KPIs Primários

Os KPIs primários, para facilitar o entendimento, são aqueles que indicam a receita que tem entrado na organização e outras questões ligadas ao dinheiro mesmo. Dentre eles podemos citar:

– Leads

– Tráfego

– CAC

– Receita por compra

KPIs Secundários

Depois dos chamados KPIs primários, vêm os secundários, que se referem aos resultados dos investimentos e estratégias, aprofundando a análise dos primários. Alguns deles são:

– Visitantes do blog

– Inscritos no blog

– Origem do tráfego

– Custo do lead em cada etapa do funil

KPIs Práticos

A lista de indicadores chave de performance práticos é um pouco mais longa, pois, dentro de uma campanha de marketing, quem faz o gerenciamento e administração dessa estratégia diariamente deve fazer testes constantes, acompanhando os dados de uma forma mais detalhada.

Alguns KPIs práticos são:

– Melhores landing pages

– Tráfego

– Interações sociais

– Page rank

– Pageviews

– Conteúdos mais visitados

O importante é entender qual KPI é mais relevante dentro do seu segmento e campanha (falaremos abaixo) e, à medida que for descendo por eles, não se esquecer de avaliar os anteriores.

Como escolher um bom KPI

A escolha do indicador dependerá do seu objetivo. A depender dos objetivos da empresa, alguns indicadores serão mais ou menos relevantes e, seu KPI deve ser relevante quanto aos objetivos, como pode-se imaginar.

Escolher o KPI correto te mostrará seus resultados reais, possibilitando que você invista mais no que dá certo, corrija o que não traz tantos benefícios e otimize suas estratégias, te mantendo no caminho que levará ao objetivo almejado.

O que torna um indicador relevante pode ser descrito em algumas características básicas, sendo elas:

– Disponibilidade para ser mensurado

– Importância para seu negócio

– Indicadores que apresentam resultados concretos e não meramente “estéticos”

– Auxilia em suas escolhas

– Possa ser medido periodicamente

Importância dos KPIs nas estratégias de marketing

Como pudemos perceber ao longo do artigo, os KPIs têm uma grande importância nas estratégias e campanhas de marketing de uma organização, isso porque, por meio das métricas e análises, você tem uma visão correta sobre suas ações e resultados. Se você está caminhando na direção do seu objetivo ou na direção contrária, pode se corrigir e otimizar suas estratégias.

Por meio dos indicadores, os números, antes sem sentido, passam a apresentar informações relevantes sobre sua empresa, possibilitando a previsão de resultados futuros, identificação de problemas que possam surgir, ajustes e otimizações necessárias, o que acarreta em melhores tomadas de decisão e em um melhor posicionamento da sua marca.

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