Landing Page: O que é, quais os tipos e qual a importância

Landing pages são páginas que têm os elementos voltados exclusivamente para a conversão de leads. E, para cumprir com essa função, existem vários tipos de landing page. Confira agora o que é, quais os tipos e qual a importância desse tipo de página.

Ilustração de um notebook rodeado de elementos de web design, para exemplificar uma landing page

Landing pages, ou, traduzindo, páginas de aterrissagem, são páginas voltadas exclusivamente para a conversão de leads, muito úteis em estratégias de marketing digital. 

Isso porque essa ferramenta tem aumentado cada vez mais as taxas de conversão das empresas, trazendo mais leads, mais clientes e, assim, uma receita maior para a organização.

Parece importante contar com landing pages, não é? E é mesmo!

E foi por isso que preparamos este artigo, onde explicamos o que são as landing pages, quais os principais tipos e qual sua importância para as estratégias de marketing digital da sua empresa.

Continue conosco e boa leitura!

O que é landing page?

Originalmente, o termo landing page, que pode ser traduzido como página de aterrissagem, se referia a todas as páginas acessadas pelo usuário até ele chegar ao site buscado.

Desta forma, quando o usuário busca por um assunto e acessa um artigo no seu blog, essa seria a landing page e, buscando pela URL do seu site, a landing page seria, nesse caso, a home page. Deu pra entender?

Entretanto, é preciso esclarecer que no marketing digital, o termo se refere às páginas que tem como objetivo exclusivo a conversão, tendo poucos links e menos elementos que outras páginas, mantendo o foco principal.

A landing page, nesse caso, pode ser um artigo no seu blog ou um produto no e-commerce, por exemplo, mas, geralmente, essa ferramenta tem relação com mídias pagas e formulários, que ajudam a obter informações de contato e segmentar as estratégias.

Sabe quando você clica em um anúncio ou banner e é direcionado para uma página que demonstra querer atrair mais leads e clientes? Essa é a landing page.

Mas não é tão simples ou básico assim. Para tornar a estratégia mais efetiva e segmentada, há diferentes tipos de landing pages que, além de atrair o lead, auxiliam em sua jornada pelo funil de vendas.

Tipos de landing pages e seus elementos 

O funil de vendas é uma representação do caminho que o lead segue entre perceber que tem um problema e decidir realizar uma compra.

Para cada etapa do funil, há um tipo de landing page que atenderá melhor às suas necessidades e do seu lead.

Os principais tipos de landing page são: 

1- Página de captura

A página de captura é landing page que oferece algo gratuito, como um e-book, mini curso ou similares, em troca do contato do potencial cliente.

Para que esse potencial cliente deixe as informações de contato, como nome e e-mail, o material oferecido deve sanar uma dor e/ou ser interessante o suficiente para que ele queira dar essas informações.

Tendo os nomes e endereços de e-mail, é mais fácil direcionar ofertas personalizadas ao público, estreitando seu relacionamento e fazendo com que esses leads se lembrem de você quando tomarem a decisão de compra.

Quanto à composição, a página de captura é composta por título, descrição de oferta, imagens que ilustram a oferta e um formulário para a captura de dados.

2- Progressive profile

As progressive profile são landing pages cuja finalidade é qualificar os leads capturados, para que você entenda em qual etapa da jornada de compra cada um se encontra.

Ao entender isso, fica mais simples desenvolver uma estratégia que facilite a conversão, ao oferecer seu produto ou serviço na hora certa e do jeito certo.

Essa página se assemelha bastante à página de captura, pois também oferece algo ao lead em troca de informações.

Mas, dessa vez, o formulário será maior e mais completo e, caso esse lead não preencha o formulário, você não perde o contato que já tem com ele.

3- Confirmação pendente

A landing page de confirmação pendente é uma excelente ferramenta para quem usa a confirmação dupla e busca manter uma lista de contatos apenas com e-mails de leads interessados e e-mails reais.

É possível que ao digitar as informações, seu cliente em potencial escreva algo errado e não perceba e, para que ele note esse erro e você consiga o endereço de e-mail correto, é interessante usar a confirmação dupla.

O funcionamento e os elementos dessa página são fáceis de entender: ao preencher as informações na página de captura, um e-mail é enviado para o lead e, neste e-mail, há um pedido de confirmação do cadastro.

E é apenas depois de ele confirmar essa inscrição que passa a ser parte da sua lista de contatos. 

4- Página de obrigado

Página de obrigado ou thank you page é o ponto onde o visitante se torna oficialmente seu lead.

Essa página conta com elementos que mostram ao lead que o processo foi concluído, como o material oferecido será entregue, divulga as redes sociais da empresa e pode, também, redirecionar o lead para um outro conteúdo ou oferta.

E, claro, nessa página há também um agradecimento pelas informações dadas pelo potencial cliente.

Confira também: Como ter uma lista de leads nova todos os meses.

5- Click Through

Essa provavelmente é a landing page com o design e objetivo mais simples de todas. O objetivo da página click through é apenas que você clique em um botão. 

O botão pode levar o visitante a uma página de captura, pode baixar um app ou executar qualquer outra ação.

Esse tipo de landing page é bem útil quando você deseja envolver mais o visitante no processo antes de pedir seus dados ou lhe oferecer algo logo de cara.

6- Página de vendas

A página de vendas entra em ação depois de um tempo mantendo contato e apresentando material relevante, quando o lead está pronto para ser convertido em cliente.

Todos os elementos da página de vendas são voltados, obviamente, para a venda.

Nela, constam benefícios do produto ou serviço ofertado, resolução de objeções e uma CTA (chamada para ação) bem clara.

Uma “variante” da página de vendas é a long-form sale page, uma página mais longa e com as CTA no final da página, muito utilizada quando a oferta conta com várias páginas de texto e se trata de um produto ou serviço de valor elevado.

 

Como pudemos perceber, cada tipo de landing page atende a uma necessidade e uma etapa do funil de vendas.

Para aproveitar os benefícios dessas páginas, é preciso conhecer bem o seu público e os conteúdos mais atraentes para esse público.

Importância das Landing Pages

Para encerrar, vamos entender qual a importância de uma landing page.

Resumindo bastante, podemos dizer que a importância é atrair leads, que são visitantes que se tornaram potenciais clientes e, posteriormente, convertê-los.

Como sempre há um campo de formulário nas landing pages, você pode  conseguir informações muito úteis sobre os leads.

E, além de conseguir, você ainda pode usar essas informações para construir uma relação mais próxima com o lead, contatá-lo em momentos mais propícios para a venda e desenvolver estratégias baseadas nos conteúdos mais relevantes para seu público.

Para esclarecer tudo isso, abaixo estão listadas algumas das vantagens que tornam as landing pages importantes para sua empresa. Veja só:

Ajuda no lead scoring

Lead scoring é a classificação dos leads feita a partir do seu interesse e chances de fechar negócio, utilizando um sistema de pontos acumulados de acordo com sua interação com a marca e seu estágio no funil de vendas.

Ao analisar essa pontuação, a equipe de vendas consegue identificar quais leads demonstraram maior interesse na solução oferecida e estão prontos para um contato direto. 

Segmentação de leads

Utilizando as informações obtidas com o material oferecido na landing page, é possível distinguir as pessoas a partir de suas diferenças e agrupá-las conforme as semelhanças.

A partir disso, criam-se estratégias que podem atender aos interesses de todo um público. 

Diminui gastos com aquisição de clientes

Ligações, entrevistas, apresentações e reuniões para segmentar as estratégias demandam muito tempo e dinheiro.

Já utilizando as estratégias de landing page, você consegue uma grande quantidade de dados relevantes de contato dos potenciais clientes, com investimentos muito menores e maior praticidade.

Com isso, seu CAC diminui e os lucros sobem!

Apenas um adendo: Para garantir o sucesso da sua landing page, é preciso garantir que ela seja segura (HTTPS), responsiva, de preferência com fundo branco ou claro e em português, de forma que a leitura e o entendimento fiquem o mais fácil possível.

 

Se você não sabe ou não tem tempo para criar suas landing pages, não se preocupe! Conte com uma agência especializada e com mais de 8 anos de experiência para te ajudar a chegar ao topo 😉

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