Data Science – Entenda o conceito e o que faz um Data Scientist

O Data Science, ou ciência de dados, usa de técnicas e ferramentas para captar, estruturar e analisar dados, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva e a previsão de futuras mudanças no mercado, tendo, desta forma, um papel fundamental nas estratégias de marketing de uma empresa.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
data-science

Nessa era de transformação digital e mudanças tão rápidas no mercado, os dados são de extrema importância para garantir o sucesso de uma organização, fazendo diferença nas tomadas de decisão, desenvolvimento de estratégias e todos os outros processos.

Visto isso, podemos nos perguntar “mas como captar esses dados?” ou “quem fica responsável por essa atividade?”. As respostas são, por incrível que pareça, bem simples, e você descobre agora.

Confira neste artigo o que é Data Science e como trabalha um Data Scientist, o profissional da área. Boa leitura!

O que é Data Science

Explicando de forma simples, podemos dizer que o Data Science é um conjunto de técnicas, teorias, análises, parâmetros, algoritmos e princípios que, juntos, servem para dar suporte ao trabalho com dados.

O objetivo dessa área é utilizar os dados para obter informações, extrair análises e observar determinados comportamentos, podendo até mesmo identificar futuras tendências e acontecimentos do mercado.

Vale destacar que o Data Science tem uma relação intrínseca com um outro conceito tecnológico de grande relevância: o Big Data. Este termo refere-se ao campo da ciência cujo foco está no grande volume de dados e, sua função, é não impor limites à captação de informações.

O Data Science, tendo acesso a um grande volume de dados, traz análises mais profundas ao negócio, possibilitando o desenvolvimento de estratégias e ações com melhor retorno, em especial nos setores de marketing.

O que faz um Data Scientist

Empresas que buscam fazer um bom uso das informações e utilizá-las em suas estratégias, precisam ter ao seu dispor todas as ferramentas e conhecimentos relacionados ao data science e, para isso, a presença de um data scientist é indispensável.

O Data Scientist é o profissional em Data Science, que conta com todas as ferramentas e conhecimentos necessários para realizar o processo, da coleta de dados até a entrega de informações.

Confira agora o que faz um Data Scientist.

Coleta de dados

Antes de coletar de fato os dados, o Data Scientist deve levantar todas as hipóteses relacionadas ao resultado pretendido. Essa ação é chamada de “definição do problema”.

Definido o problema, o profissional inicia então o processo de coleta de dados. Os dados coletados podem ser externos (e públicos), internos, estruturados ou não estruturados.

Preparação de dados

Nesta fase, o profissional observa os dados em busca de inconsistências, entradas duplicadas, erros de cadastro e similares. Após a preparação, é feita a análise.

Análise

Na análise, é realizada uma observação e interpretação dos dados levantados, onde as habilidades criativas e analíticas do Data Scientist fazem toda diferença, pois podem ser detectados padrões ou podem surgir ideias que devem ser levadas em consideração.

Entrega

A entrega é a última fase de um trabalho em Data Science. Podemos dizer que a entrega é a comunicação dos dados e essa comunicação deve ser feita de forma clara e efetiva, prestando o suporte necessário para as tomadas de decisão e planejamento estratégico.

O mercado tem exigido cada vez mais capacitação tecnológica e para se destacar dentre a concorrência, seja entre outras empresas ou outros profissionais, é necessário estar por dentro das tendências do mercado.

A profissão de Data Scientist está em ascensão e nos próximos anos, pode ser uma das mais requisitadas e com diversas possibilidades de atuação.

Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com os amigos e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Aumente as vendas da sua empresa por meio da internet

Construímos sites de alta performance para alavancar empresas no meio digital