Descubra o que é e como fazer um planejamento de vendas

O planejamento de vendas é essencial para saber onde sua empresa está no âmbito das vendas, onde busca chegar e, acima de tudo, o que fazer para chegar lá.

Cada plano desenvolvido em uma empresa, como o planejamento financeiro, planejamento estratégico e o planejamento de vendas, buscam dar uma visão mais clara quanto à realidade do negócio no presente momento e o que deve ser feito para chegar aos resultados desejados.

Todos esses planos são de extrema importância e utilidade, afinal, sem metas definidas e consciência sobre a posição atual, fica difícil sair do lugar, não é mesmo?

No caso do planejamento de vendas, a intenção é compreender como e onde seu processo comercial está, onde a empresa deseja chegar e como alcançar esse resultado.

Entretanto, além de traçar um planejamento de vendas, você deve fazer com que esse planejamento seja plausível e realista.

Descubra agora o que é um planejamento de vendas e como fazer o seu.

O que é planejamento de vendas

Podemos dizer que o planejamento de vendas é um tipo de previsão do nível de vendas desejado e um plano de ação de como chegar a esse nível.

Para isso, o planejamento abrange o público e clientes alvo do negócio, metas de receita, recursos disponíveis e necessários, estrutura da equipe e outros pontos que possam ser relevantes.

O objetivo desse planejamento é, como dito, ter uma visão do momento atual do negócio e definir as ações necessárias para alcançar um objetivo e, dentre os benefícios desse planejamento, podemos citar principalmente a antecipação de riscos, que serão identificados com antecedência, podendo assim ser resolvidos antes mesmo de se concretizarem.

Além disso, o planejamento desperta a criatividade da equipe e facilita possíveis adaptações e mudanças.

Como fazer um planejamento de vendas

Agora que está claro o que é e qual a função de um planejamento de vendas, é hora de descobrir como fazê-lo.

Confira abaixo o passo a passo para fazer um planejamento de vendas que te trará resultados reais.

Identifique o público-alvo

Conhecer o público-alvo do seu negócio é um ponto de extrema relevância.

A depender do seu segmento, é possível que haja mais de um perfil de cliente ideal, cada um consumindo um tipo de produto ou serviço em específico.

Para facilitar, busque saber mais sobre os conceitos de público-alvo, persona e cliente ideal.

Defina estratégias de marketing

A definição das estratégias de marketing inclui especificar a linguagem a ser usada e que canais funcionam melhor com o público em questão.

Para definir essas estratégias é necessário ter com você profissionais da área, se não sua própria equipe de marketing, uma agência especializada.

Estratégias de prospecção

Prospecção é a primeira parte da criação de um relacionamento com seu público.

Nessa etapa, é preciso definir que tipo de prospecção e estratégias de qualificação serão utilizadas.

Alguns exemplos de estratégia de prospecção são a personalização de e-mail marketing, criação de conteúdos atrativos, entre outras técnicas de marketing.

Defina quais ferramentas serão necessárias

O planejamento já está tomando forma e, agora, é preciso definir quais ferramentas serão necessárias ou podem ser úteis para colocar esse plano em prática.

Recomenda-se sempre fazer uso de ferramentas tecnológicas, como sistemas de CRM, plataformas de organização e comunicação.

Saiba mais sobre CRM neste artigo (artigo sobre CRM) e confira aqui os melhores programas para organização e comunicação da sua equipe.

Organize a equipe

Sua equipe é uma parte muito importante nessa engrenagem, portanto, todos devem estar a par do planejamento.

É interessante criar o planejamento em conjunto com a equipe, ouvindo o que cada um tem a dizer.

Além disso, será necessário delegar tarefas, definindo o que cada um terá de fazer, como e quando e, sempre que preciso, investir em treinamento e capacitação.

Definição de metas e orçamento

As metas devem ser proporcionais ao porte da empresa, visando sempre o crescimento e melhora nos resultados, mas sem “viajar” muito.

Se o plano for irreal para o momento em que sua empresa se encontra, não tem nem por que fazer um.

Suas metas podem se basear no volume da receita, número de vendas ou conquista de novos clientes.

Para facilitar, pode-se usar a técnica SMART, que é uma sigla em inglês para Específico, Significativo, Orientado para a ação, Realista e Oportuno.

Além das metas, é preciso definir um orçamento também realista, levando em consideração o pagamento de sua equipe, treinamentos, recursos necessários, contratações externas etc.

Aí está, a receita para um planejamento de vendas com grande potencial para levar sua empresa ao topo.

Precisa de uma agência especializada para cuidar das estratégias de marketing desse planejamento? Conheça os serviços da Alpinista Digital e conte com a experiência de quem, em oito anos, já atendeu mais de 200 empresas no Brasil e no exterior.

Esperamos por você!

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