As especialidades médicas com grande potencial no futuro

Acreditamos que existem muitas especialidades médicas que continuarão sendo essenciais no futuro. Robótica e inteligência artificial serão capazes de executar muito do trabalho repetitivo de médicos, deixando-os concentrados na resolução dos problemas. Listamos a seguir algumas especialidades médicas do futuro.

Você já ouviu falar em inteligência artificial, realidade aumentada, robôs médicos e sensores vestíveis? Essas tecnologias estão transformando o mundo e a indústria da saúde não fica de fora desses e outros avanços tecnológicos.

Soluções disruptivas estão surgindo a todo momento e mudando completamente como médicos e pacientes lidam com cuidados de saúde. Grandes influenciadores da tecnologia apostam que a automação poderá substituir 80% dos médicos no futuro.

Uma aposta audaciosa, mas que abre espaço para que médicos estejam focados em levar a seus pacientes a melhor experiência, com tratamentos inovadores, tendo a tecnologia como aliada.

Todo o avanço tecnológico que estamos vendo no mundo e na área da saúde se desenvolverá ainda mais num futuro próximo, mas não é difícil encontrarmos tecnologias já aplicadas. Grandes clínicas e hospitais já fazem uso de robôs para esterilizar uma sala cirúrgica, por exemplo.

Portanto, acreditamos que existem muitas especialidades médicas que continuarão sendo essenciais no futuro. Robótica e inteligência artificial serão capazes de executar muito do trabalho repetitivo de médicos, deixando-os concentrados na resolução dos problemas. Listamos a seguir algumas especialidades médicas do futuro.

As 5 especialidades médicas do futuro

1. Clínica Geral

Uma das especialidades médicas que mais se beneficiará das tecnologias em um breve futuro é a clínica geral. Hoje as clínicas estão limitadas a um curto tempo de atendimento para lidar com um problema que muitas vezes poderia ser prevenido.

Dispositivos com sensores capazes de monitorar nossa saúde já estão sendo testados. Esses aparelhos poderão ser usados como pulseiras ou relógios — alguns já disponíveis à venda — e estarão analisando em tempo real os sinais vitais e outros fatores e transmitir tais informações aos médicos, podendo realizar tratamentos preventivos.

Além disso, chatbots, os já conhecidos robôs de atendimento automatizados, farão uso de inteligência artificial para sanar dúvidas básicas de pacientes. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido já está realizando testes práticos do uso dessa tecnologia há pouco mais de um ano, aliviando os médicos de assuntos simples.

2. Medicina Esportiva

Outra especialidade médica que ganha destaque com grande potencial de futuro é a medicina esportiva. Nos últimos anos fomos apresentados a um mercado de dispositivos de monitoramento esportivo que fornecem insights importantes para quem pratica esportes com regularidade e tudo indica que esse é só o começo!

A tecnologia está caminhando para a capacidade de analisar e usar informações coletadas no DNA de atletas para aumentar seu desempenho, segurança e principalmente sua saúde. Com isso, lesões poderão ser evitadas, ou muitos outros objetivos poderão ser atingidos com base em nossas fundações genéticas.

Há ainda um mercado promissor que parte para a especialidade de reabilitação, com foco em criar soluções robóticas que auxiliarão pessoas com mobilidade reduzida. Braços e pernas robóticas já estão sendo testados na prática em diversos países do mundo.

3. Dermatologia

Profissionais especializados em dermatologia terão grande potencial no futuro. A pele é o maior órgão do corpo humano e através dela notamos sinais diversos, desde a passagem do tempo, o quão bem estamos dormindo ou quão estressantes têm sido nossos dias.

A telemedicina — atendimentos de saúde online — já é realidade em muitos países e deve começar a gatinhar no Brasil em breve. Existem soluções onde pacientes podem fotografar com o smartphone alguma lesão na pele que o preocupe e enviar a imagem para sistemas digitais, onde poderão conseguir aconselhamentos médicos em poucas horas.

Há também sistemas de inteligência artificial que cruzam dados para diagnosticar através de imagens alguns tipos de câncer de pele com mais velocidade, precisão e sem biópsias. Ainda em testes, tais sistemas já são capazes de atingir 76% de precisão em diagnósticos.

É vantajoso para todo mundo: pacientes não precisarão esperar dias para ter um atendimento; dermatologistas poderão lidar com casos mais simples pela internet, mantendo sua agenda livre para casos mais complexos.

4. Oncologia

Por falar em tipos de câncer, a oncologia, especialidade médica que estuda e trata o câncer, também é uma das especialidades do futuro. Análises moleculares já permitem terapias mais precisas e direcionadas, conseguindo assim maiores taxas de sucesso.

Vemos empresas como a GRAIL, dedicando seus esforços em desenvolver tecnologias para detecção de câncer em estágios iniciais através de amostras de sangue, abrindo espaço para médicos especialistas diagnosticarem, analisarem e tratarem tumores mais cedo e sem interferências cirúrgicas de alto custo.

Gigantes da tecnologia como Google, Microsoft e IMB já possuem projetos dedicados à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a oncologia. A IMB tem uma área dedicada para criar inteligência artificial capaz de analisar milhões de dados e fornecer insights para a tomada de decisão de médicos.

5. Oftalmologia

Cenas de filmes de ficção científica poderão se tornar realidade em um futuro próximo. A oftalmologia é uma das especialidades médicas do futuro, com tecnologias capazes de devolver a visão àqueles que perderam ou ainda ampliar suas possibilidades.

Existem lentes de contato digitais que, além de melhorar a visão do paciente, possuem sensores de medição dos níveis de glicose no sangue, auxiliando no tratamento da diabetes. Este é um projeto coordenado pela Verily, uma das empresas do Google.

Para dar uma noção de que este futuro não está tão longe quanto imaginamos, as lentes de contato inteligentes têm grandes chances de entrarem no mercado em 2019. Essas e outras tecnologias farão da oftalmologia uma especialidade com grande potencial para soluções inovadoras.

Os desafios dos médicos brasileiros no futuro

O objetivo deste artigo era indicar especialidades médicas com potencial de mercado no futuro e apresentar como a tecnologia está colaborando para transformar como lidamos com saúde no dia a dia, mas é importante estar ciente que existem muitos desafios que os profissionais da saúde enfrentarão no futuro.

De acordo com pesquisa do Conselho Federal de Medicina, o Brasil tem hoje mais de 450 mil médicos. Nessa mesma pesquisa um ponto importante mencionado é a grande desigualdade da distribuição, concentrando muitos profissionais na região sudeste e nas principais capitais.

A má distribuição dos profissionais e a alta competitividade nestes polos exigirá soluções tanto de instituições públicas e privadas quanto dos próprios profissionais que deverão buscar oportunidades em regiões menos concorridas.

Veja também: A importância do marketing para a área da saúde

De qualquer modo, robôs, automações, inteligência artificial e outras tecnologias trarão soluções inovadoras para transformar as especialidades médicas e a experiência do paciente. Os profissionais deverão desenvolver novas habilidades e poderão dedicar seus esforços aos seus pacientes, tendo a tecnologia como apoio para boa parte do trabalho.

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Antigos
Recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também estes artigos