Marketing em Saúde: o que é, quais as estratégias e como fazer

Neste artigo vamos falar sobre o Marketing em Saúde, comentando a necessidade de conhecer as estratégias, planejar as ações, e investir nos melhores canais para alcançar o seu público.

Profissional da saúde trabalhando suas estratégias de marketing em saúde

Neste artigo vamos falar sobre o Marketing em Saúde, comentando a necessidade de conhecer as estratégias, planejar as ações, e investir nos melhores canais para alcançar o seu público.

Muitos profissionais da saúde não conhecem a importância do marketing para o setor em que atuam. Médicos, dentistas, fisioterapeutas, clínicas, laboratórios e hospitais, conseguiriam melhores resultados através de estratégias utilizadas no marketing.

Através dele, você pode alcançar diversos objetivos como oferecer informações relevantes e de qualidade, atrair mais pacientes, conscientizar sobre a importância de buscar profissionais da saúde e fidelizar seus pacientes.

Você sabe o que é marketing?

O marketing é um conjunto de técnicas e métodos para alcançar clientes, que se adéqua as preferências e as necessidades do mercado, abrangendo processos de pesquisa, design, produto, publicidade, atendimento e pós venda.

“Marketing é o desempenho de atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”. (American Marketing Association)

De uma maneira mais simples, o marketing é uma forma de pensarmos, criarmos e administrarmos um negócio tendo como referência as necessidades dos clientes.

Saúde: uma área com muita competição

Há cada vez mais profissionais se formando na área da saúde, o que faz com que o mercado esteja cada vez mais competitivo e os profissionais precisam estar sempre atentos às tendências e oportunidades.

Podemos usar como exemplo a odontologia, onde, de acordo com pesquisas do Conselho Federal de Odontologia, há mais de 240 mil profissionais atuando nesta área, sendo o Brasil o país com maior número de dentistas no mundo.

Com base nessa informação, vemos a necessidade desses profissionais em se destacar para conseguir a atenção do seu público. Portanto, é fundamental investir em ações de marketing em saúde, desenvolvendo e entregando informações relevantes e de qualidade, contribuindo para o seu próprio crescimento e para o crescimento do mercado. 

Por que investir em marketing em saúde

Através do marketing para saúde conseguimos informar, atrair, conscientizar e fidelizar o público. De uma forma mais explicativa, investindo em marketing para a área da saúde você consegue: 

1. Oferecer informações relevantes

Com a criação de conteúdos relacionados à sua área, você consegue informar e educar o público. Esses conteúdos devem sanar eventuais dúvidas e curiosidades, apresentar e desmistificar produtos ou serviços oferecidos, alertar sobre problemas e prevenções e apresentar boas práticas.

O marketing tem por essência criar e desenvolver relacionamentos e a produção de conteúdo de qualidade é uma das formas de formatar essa aproximação com o público de maneira orgânica. 

2. Atrair mais pacientes

Com a criação de conteúdos relevantes e de qualidade, você passa a ser visto pelo público e constrói autoridade sobre sua área de atuação, tornando-se uma referência em seu segmento de mercado.

Essa autoridade faz com que mais pessoas confiem e indiquem seu trabalho, e dessa forma você passa a atrair e conquistar mais pacientes. 

3. Conscientizar seu público

Hoje é muito fácil encontrar informações sobre qualquer problema na internet, porém, nem toda informação é confiável. É preciso deixar claro que não se deve realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.

Por esse motivo, é necessário direcionar e conscientizar seu público sobre a importância de consultar um profissional da saúde para realizar avaliações, exames, esclarecer eventuais dúvidas e indicar tratamentos, quando necessário. 

4. Fidelizar seus atuais pacientes

Através de estratégias de marketing em saúde você consegue manter contato constante com seus atuais pacientes, deixando-os informados durante o período de tratamento sem ser necessário o contato direto com você.

Quando os pacientes confiam em seu trabalho, as chances de indicarem a novos pacientes é grande. Portanto, investir em marketing para saúde, além de fidelizar seus atuais pacientes, ajuda a atrair novos. 

Veja também: Marketing de relacionamento para fidelizar seus pacientes.

Como começar a fazer marketing para saúde

Entendendo os motivos para investir em marketing, você precisa pensar em como colocar em prática. Para começar a fazer marketing em saúde, você deve: 

1. Conhecer seu público

É preciso realizar uma boa pesquisa para analisar e conhecer qual o perfil do seu público e então definir a melhor estratégia de marketing em saúde.

Conhecer seu público é o principal ponto para entender qual a melhor linguagem e em quais canais deverá se comunicar com ele, de modo que as ações de marketing sejam mais direcionadas e assertivas. 

Veja também: Como criar persona e qual a importância para seu consultório.

2. Ter um site e um blog

A primeira etapa para posicionar seu negócio e desenvolver autoridade é ter canais de comunicação que transmitam confiança e credibilidade, apresentando ao público as informações necessárias sobre seus produtos ou serviços.

Através do blog você pode desenvolver uma estratégia de conteúdos para atrair potenciais clientes e então direcioná-los ao seu site, para que conheçam sua marca, seus produtos ou serviços e entrem em contato. 

3. Estar presente nas redes sociais

Conhecendo seu público, você saberá quais são as principais redes sociais em que ele está presente e poderá desenvolver sua estratégia baseada nisso.

As redes sociais servem como canais de atendimento e de distribuição de conteúdos, sendo também um meio de criar um relacionamento mais próximo com seu potencial cliente.

Além disso, nas redes sociais seus conteúdos podem ter um alcance ainda maior quando compartilhados por seus seguidores. Quanto maior o alcance nas redes sociais, mais tráfego você irá direcionar para seu site e blog.

Veja também: As melhores redes sociais para a área da saúde.

4. Não se esqueça do marketing pessoal

De nada adianta fazer um trabalho impecável nos meios digitais, se não caprichar no atendimento pessoal com seu paciente.

Ser comunicativo, simpático e bem humorado é essencial quando se trabalha diretamente com pessoas. Cuidar da aparência e da postura também são pontos importantes na hora de lidar com o paciente, portanto, esteja atento ao seu comportamento e ao de toda sua equipe. 

Veja também: Guia prático de marketing pessoal para profissionais da saúde.

A força da internet: meios de transmitir informações

Através da internet é possível alcançar um número muito maior de pessoas e potenciais clientes de forma mais eficaz. São diversos os meios utilizados para levar ao público a informação que ele busca e necessita saber.

Para transmitir informações, podemos utilizar como meios: e-mail, site, blog, Facebook, Instagram e outros. Cada um possui suas peculiaridades e alcança diferentes públicos, por esse motivo, é importante conhecer como cada um pode contribuir com sua estratégia.

Estratégias de marketing em saúde

Marketing tradicional

Composto por meios como televisão, rádio, jornais, revistas, outdoor, panfletos e outras mídias impressas, o marketing tradicional ainda é uma das estratégias mais conhecidas.

Entretanto, ele tem suas limitações e um custo muito elevado quando comparado ao marketing digital. Esta estratégia não permite segmentações avançadas de público e análises de resultados. 

Marketing de conteúdo

Com o marketing de conteúdo, conseguimos levar ao público conteúdos relevantes e de qualidade, gerando valor e autoridade à sua marca.

Quando você se mostra especialista dentro do seu segmento, ganha mais visibilidade e confiança do seu público, aumentando as chances de conquistar novos pacientes. 

Eventos e congressos

Participar de eventos e congressos relacionados à sua especialidade também é uma estratégia de marketing para saúde, pois mostra ao mercado seu interesse em estar sempre aperfeiçoando suas técnicas e buscando novos conhecimentos e parcerias para gerar valor ao seu trabalho e atender melhor seus pacientes.

E-mail marketing

Contrário do que muitos pensam o e-mail ainda é o maior canal digital utilizado para comunicação. É uma das formas mais assertivas, diretas e pessoais de se relacionar com seu público.

Para utilizar um smartphone, comprar pela internet ou estar presente em uma rede social, os internautas precisam de uma conta de e-mail, portanto, mesmo que não a utilizem diretamente, todos precisam dela. 

Veja também: Tudo que você deveria saber sobre e-mail marketing.

Identidade visual

Ter uma marca fácil de ser reconhecida e lembrada pelo público fortalece suas estratégias de marketing. É através da sua marca que o paciente terá a primeira impressão, e com ela, você pode transmitir seus principais valores.

Então, desenvolva um bom logotipo e crie uma identidade visual coerente em todos os seus materiais e meios de comunicação, tais como cartões de visita, receituários, fachadas, folders, site e perfis em redes sociais. 

Veja também: Você dá atenção à identidade visual da sua clínica?

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que engloba o uso de diversas ferramentas com o intuito de atrair potenciais clientes para sua empresa.

Diferente do marketing tradicional, que tem estratégias mais invasivas, o Inbound Marketing busca conquistar a permissão de comunicação direta com o paciente para desenvolver um relacionamento, até que este seja refinado, resultando em vendas.

Veja também: Os benefícios do Inbound Marketing para seu consultório

Marketing sem violação da regulamentação do CFM

Diferente de outras indústrias, o marketing em saúde tem suas limitações. De acordo com a Resolução CFM Nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina, a prática de marketing deve atender a algumas normas.

Algumas ações são consideradas antiéticas pelo CFM, tais como anúncios de especialidades não registradas, promoção de fotos de pacientes mesmo com aprovação destes, divulgação de comparativos (antes e depois), entre outras.

Portanto, ao colocar em prática estratégias de marketing para saúde, esteja atento e bem orientado sobre as normas, evitando assim maiores problemas.

Concluindo

Com este artigo você conheceu diversos benefícios que o marketing em saúde pode trazer para seu negócio, contribuindo para o crescimento da sua marca, do seu segmento de mercado como um todo e principalmente para melhorar a experiência de seus pacientes.

O marketing em saúde já é aplicado por muitos profissionais e deixar de colocar isso em prática pode causar a perda de grandes oportunidades, pois, a competitividade do mercado tende a aumentar cada vez mais e buscar novas maneiras de se diferenciar para conquistar pacientes é algo que você não pode deixar de lado.

Achou muito complexo para colocar tudo isso em prática? Saiba que podemos ajudá-lo a planejar e executar a melhor estratégia para o seu negócio. Entre em contato e vamos entender juntos o que podemos fazer por você!

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