Marketing de relacionamento para fidelizar seus pacientes

Com o crescimento constante do mercado e da competitividade na área da saúde, é cada vez mais importante utilizar boas estratégias e ter diferenciais que façam sua empresa se destacar dentro do seu segmento, e o marketing de relacionamento é uma ótima estratégia para conseguir essa diferenciação.

Com o crescimento constante do mercado e da competitividade na área da saúde, é cada vez mais importante utilizar boas estratégias e ter diferenciais que façam sua empresa se destacar dentro do seu segmento, e o marketing de relacionamento é uma ótima estratégia para conseguir essa diferenciação.

O que é marketing de relacionamento?

Podemos dizer que o marketing de relacionamento é uma ferramenta que possibilita manter um relacionamento com seu paciente e com quem tem interesse em seu serviço, criando ações com o objetivo de aumentar suas vendas. Com o marketing de relacionamento você busca proporcionar uma boa experiência ao paciente enquanto ele estiver dentro do seu centro de atendimento e também manter contato com ele no período em que não estiver em seu consultório.

Marketing de relacionamento é uma estratégia que envolve construção e disseminação da marca, fidelização de clientes, e criação de autoridade no mercado. Com o marketing você conquista e fideliza seus pacientes, além de fazê-los defender e divulgar sua marca, conquistando autoridade e se tornando uma referência dentro do seu segmento de mercado.

Para que serve o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento visa criar uma relação de fidelidade entre o paciente e sua clínica, aproximando-o através de um atendimento personalizado que beneficiará tanto ele quanto seu centro de atendimento .

Se você oferece um serviço de qualidade e responde rapidamente às dúvidas que os pacientes têm, você faz com que eles tenham uma boa experiência, com isso, o desejo deles divulgarem para outras pessoas a boa experiência que tiveram e o atendimento que receberam é muito maior, e isso influencia de maneira considerável na aquisição de novos pacientes.

Essa aproximação dos pacientes com sua clínica também permite que você receba feedbacks constantemente, o que irá possibilitar que você analise os pontos citados por eles, e consiga estar sempre melhorando seus serviços e personalizando seu atendimento.

Conquistando seus pacientes através do marketing de relacionamento

Quais os benefícios do marketing de relacionamento?

Humanização do atendimento

Um dos principais pontos do marketing de relacionamento é a humanização do atendimento. É sempre necessário prestar atenção no paciente, tratá-lo com respeito e cordialidade, entendendo-o não apenas como mais um paciente, mas sim como uma pessoa que está precisando de atendimento e acredita em seu trabalho.

Além disso, tem sido comprovado que um atendimento humanizado torna o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, e gera um retorno muito mais positivo do público.

Fortalecimento da marca e identificação facilitada

É importante que sua empresa tenha uma identidade visual atrativa e bem desenvolvida para ajudar a construir uma imagem positiva na memória de seus pacientes. Para auxiliar nesse processo e fortalecer sua marca, também vale a pena estar presente em canais de comunicação como site e redes sociais, além de colocar a marca em uniformes da equipe, receituário e materiais impressos utilizados na clínica, dessa maneira sua marca começará a facilmente ser reconhecida pelas pessoas.

Satisfação e aumento de vendas

Um paciente satisfeito é aquele que tem suas dúvidas esclarecidas pelo profissional procurado, é aquele que recebe um retorno rápido da equipe, e é bem recebido em um local agradável e organizado, ou seja, um paciente satisfeito é aquele que passa por uma experiência agradável, em um local em que ele se sinta bem ao frequentar.

O paciente satisfeito tende a retornar à sua clínica quando precisar novamente de atendimento, e também indicará seu trabalho para outras pessoas, consequentemente, seu público aumenta e suas vendas também.

Fidelização de pacientes com marketing de relacionamento

Por que é importante fidelizar pacientes?

Quando o paciente gosta e confia em seu trabalho, ele está propenso a pagar mais por seu serviço, mesmo que conheça outros profissionais do mesmo segmento que o seu.

Sempre que um paciente fiel precisar de um serviço na área da saúde, se lembrará de você. Dependendo do seu segmento, ele acompanhará seu trabalho e poderá usufruir de outras especialidades suas ou de outros profissionais da sua clínica.

Com pacientes fiéis você consegue ter marketing gratuito através de comentários favoráveis sobre seu trabalho para outros pacientes e também por indicações a novos possíveis pacientes.

Como identificar o que precisa ser melhorado na clínica?

O marketing de relacionamento na área da saúde busca estabelecer uma boa convivência da equipe com os pacientes e existem alguns métodos onde é possível identificar e analisar o que pode ser melhorado nessa relação.

  • Realize pesquisas e peça avaliações sobre a satisfação dos pacientes a respeito da clínica e do atendimento;
  • Fique atento a organização da clínica, da equipe e converse com seus colaboradores para saber suas opiniões e sugestões, pois são eles que mantém um maior contato com seus pacientes;
  • Cuide e esteja atento ao bem-estar da sua equipe, entendendo que funcionários sobrecarregados tendem a ser menos produtivos.

Dê o exemplo mantendo um bom relacionamento com sua equipe e veja que o relacionamento dela com os pacientes também será diferenciado.

Marketing de relacionamento para clínicas e consultórios

Como aplicar o marketing de relacionamento?

Com este artigo você entendeu o que é o marketing de relacionamento, para que serve, quais benefícios ele pode trazer para sua clínica e agora deve estar se perguntando de que maneira você pode aplicá-lo.

Através da internet é possível utilizar o marketing de relacionamento de uma maneira muito mais abrangente e ao mesmo tempo de uma forma personalizada para o paciente, trabalhando sempre além da oferta de serviços.

Ferramentas e metodologias como blog, mídias sociais, e-mail marketing, inbound marketing e marketing como um todo, são exemplos que você pode contar.

Lembrando que estabelecer um relacionamento positivo com seus pacientes, mantendo-os sempre informados e atualizados sobre seus serviços é uma escolha sábia para que seu trabalho prospere e se diferencie nesta área tão vasta e competitiva como a da saúde.

→ Veja também | 9 motivos para você investir em marketing digital

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