Guia de marketing pessoal para profissionais da saúde

Profissionais da saúde falando sobre estratégias de marketing pessoal

A importância do marketing pessoal para profissionais da saúde é indiscutível em tempos de concorrência acirrada e marketing estratégico.

De fato, nesse contexto, oferecer serviços de qualidade não é o suficiente. É necessário, ainda, causar uma impressão, deixar uma marca.

Somente assim um profissional pode querer ser lembrado por seus potenciais pacientes. Lembre-se que “quem não é visto, não é lembrado”.

Daí a extrema relevância de uma apresentação que ressalte as qualidades e diferenciais oferecidos.

Se você deseja criar uma imagem de sucesso, esse conteúdo é direcionado para você. Confira!

O Significado e a importância do marketing pessoal

Marketing pessoal é, simplesmente, um conjunto de estratégias que visa a divulgação de uma imagem positiva de um profissional e é fundamental para agregar valor a seus serviços.

Ser visto como um profissional comprometido pode ajudar você a conquistar novos espaços.

Nesse sentido, o marketing, quando aplicado aos profissionais individualmente, aparece como uma ferramenta usada em prol da própria carreira.

Esta ferramenta deve ser compreendida da maneira mais abrangente possível. Trata-se não somente de ser competente e assertivo, mas de ter carisma.

Por esse motivo, é necessário se fazer notar sem parecer pretensioso ou desagradável.

Muitos profissionais, receosos pelo futuro de seus empregos ou ansiosos por conquistas há muito desejadas, esquecem por vezes a moderação.

Por aí, já se percebe que falamos de um marketing que trata de aspectos que transcendem o campo das aparências.

Trata-se, ao contrário, de qualidades relacionadas ao caráter e à personalidade dos profissionais.

As técnicas de marketing tratadas aqui são importantes também para que o profissional reflita sobre sua carreira em longo prazo.

Afinal, tais técnicas apenas farão sentido para pessoas comprometidas com o sentido de suas práticas no trabalho.

3 mandamentos para a construção de uma imagem pessoal bem avaliada

Existem alguns valores que todo profissional deve cultivar se pretende ser bem avaliado por colegas e usuários de seus serviços.

No caso específico dos profissionais da área da saúde, apresentamos alguns dos mandamentos mais constantes em manuais da área.

1º mandamento: ter espírito de equipe no contexto de uma clínica ou hospital é fundamental para promover um bom atendimento.

Demonstrar-se disposto a ajudar ainda quando não solicitado faz com que o profissional seja notado por todos que o rodeiam. Além disso, esse tipo de atitude auxilia na criação de um clima de cooperação entre toda a equipe.

Leia também: Marketing de relacionamento para fidelizar seus clientes.

2º mandamento: ser empático é uma forma de tentar compreender as atividades realizadas pelos companheiros de trabalho.

Isto conduz ao respeito e ao entendimento das dificuldades e problemas encontrados por colegas na realização de certas atividades.

A empatia também concerne ao tratamento respeitoso que o profissional deve dedicar a seus pacientes.

3º mandamento: cultivar atitudes maduras pode impedir que um profissional prejudique um objetivo maior por causa de emoções pessoais.

Nesse sentido, a predisposição à resolução de conflitos com vistas a um fim pode contribuir para a construção de uma imagem responsável e equilibrada.

A aplicação do marketing pessoal

Antes de qualquer coisa, um profissional preocupado em aperfeiçoar suas atitudes no trabalho deve saber aonde quer chegar com isso.

Se ainda não há esta preocupação, talvez esses esforços não resultem em algo que o valorize.

Outro ponto fundamental é definir uma “persona” e corresponder às expectativas dela.

A partir disso, reflita sobre habilidades e diferenciais que você tem e que melhor correspondam aos valores de quem você quer conquistar.

Por fim, capriche na comunicação em todos os meios, seja nas relações no ambiente de trabalho ou nas redes sociais.

Uma imagem pessoal pode, muitas vezes, estar associada a ideias e ao modo como elas são expressas.

Neste texto, abordamos a importância do marketing pessoal para os profissionais da saúde. Tratamos da importância deste conceito para os dias atuais e pontuamos algumas qualidades esperadas por um profissional bem avaliado. Listamos ainda, alguns pontos que devem ser observados na construção de uma imagem profissional de sucesso.

Mostre a seus colegas que você se preocupa com o futuro profissional deles. Compartilhe com eles este conteúdo e continue nos seguindo.

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também estes artigos

Pesquise no blog

Artigos recentes

Qual será o próximo passo digital da sua marca?