Você dá atenção à identidade visual da sua empresa?

Fazer uma empresa se destacar no mercado é essencial para conquistar mais consumidores e, consequentemente, vender mais. Existem diversas formas de conseguir essa diferenciação e a identidade visual é uma das principais.

Ícones de lâmpadas com diferentes estampas, mostrando ideias de identidade visual.

Fazer uma empresa se destacar no mercado é essencial para conquistar mais consumidores e, consequentemente, vender mais. Existem diversas formas de conseguir essa diferenciação e a identidade visual é uma das principais.

Conheça neste artigo o que é, quais os elementos que a compõem, por que você deveria investir e como criar uma identidade visual com qualidade.

O que é Identidade Visual

A identidade visual é um conjunto de elementos visuais usados para transmitir os valores, posicionamento e diferenciais competitivos da empresa ao mercado. Assim como toda pessoa possui sua própria identidade e suas diferenças que a tornam única, as empresas também precisam atuar de formas diferentes e mostrar isso ao público.

Portanto, é através da identidade visual, usando elementos como o próprio nome, o logotipo e sua combinação de cores, dentre diversos outros materiais, que as empresas e organizações se posicionam em seus segmentos de mercado e transmitem suas mensagens ao público-alvo.

Aplicações da identidade visual

A identidade visual da sua empresa pode ser aplicada em inúmeros materiais, porém você não precisa necessariamente de todos. Existem segmentos que exigem mais de elementos visuais impressos, enquanto outros de elementos digitais.

Por exemplo, transportadoras e distribuidoras podem usufruir da adesivagem dos veículos da frota; enquanto isso, clínicas odontológicas podem caprichar na fachada do prédio e outros impressos.

Conheça alguns materiais em que você pode aplicar os elementos da identidade visual:

1. Papelaria

Composta por itens como envelopes, papel timbrado, cartão de visita e pastas, a papelaria é um importante material para aplicar sua identidade visual, podendo ser desenvolvido com o seu logotipo, suas cores e outras formas que auxiliam na sua comunicação de marca.

2. Fachada

A fachada é um importante ponto que pode ter a identidade visual aplicada, principalmente para empresas que recebem seus clientes para atendimento presencial. A exposição do logotipo e o uso das suas cores, contribuem com a identificação do local e servem como propaganda fixa para atrair novos clientes.

3. Adesivagem

Empresas que possuem frotas de veículos podem tirar proveito da adesivagem para aplicar a identidade visual, levando a marca da empresa a diversos pontos. Se você possui veículos exclusivos para sua empresa, aproveite este elemento!

4. Embalagens

As embalagens são elementos importantíssimos para empresas que vendem produtos. Através de embalagens criativas é possível destacar seu produto dos produtos dos concorrentes no ponto de venda.

5. Uniformes

Através de uniformes é possível reforçar a identidade visual, destacando sua marca dentro e fora da sua empresa e apresentar seu posicionamento através dos diferentes tipos de uniformes.

6. Material Digital

Outro elemento que precisa ter a comunicação visual aplicada e não pode ser deixado de lado é o material digital da sua empresa. Aqui podemos citar o site da empresa, imagens de redes sociais, assinatura de e-mail e outros.

Por que investir na criação da identidade visual

É extremamente importante investir na comunicação visual da sua empresa, pois é através dela que seus consumidores irão reconhecer sua marca, saber como atua e criar a percepção de valor sobre seus produtos ou serviços. Aqui vale a máxima de que “a primeira impressão é a que fica”.

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) realizou um estudo com empreendedores de diversas áreas e concluiu que a criação de uma identidade visual de qualidade é um ponto estratégico para que uma empresa conquiste o mercado em que atua. De acordo com a pesquisa, os consumidores associam a qualidade do produto ou serviço com a imagem da empresa.

Um grande exemplo de investimento em marca e identidade visual é a Danone. Levando produtos diferenciados ao mercado e investindo pesado na marca, se tornou uma referência em iogurtes. O mesmo vale para a Bombril, referência para palha de aço.

Portanto, deixar de investir na identidade visual da sua empresa pode ser prejudicial, transparecendo insegurança, amadorismo e até mesmo falta de qualidade. Vale ressaltar que não é preciso investir rios de dinheiro na sua marca como fazem as grandes corporações, mas ter todo o material necessário e bem produzido é essencial.

Como criar uma identidade visual de qualidade

Desenvolver a identidade visual não é uma tarefa fácil. É necessário estudar diversos pontos sobre a empresa e conhecer profundamente seu público para entender como a marca e os demais elementos devem ser trabalhados e quais materiais serão necessários.

O profissional precisa conhecer sobre psicologia das cores, formas, tipografia e outras áreas do design para criar o logotipo e os elementos que irão compor a identidade visual da sua empresa. O processo de criação geralmente segue algumas etapas como:

Objetivos e público-alvo

Entender quais são os objetivos da identidade visual, o que a empresa quer comunicar e qual percepção quer que seus consumidores tenham é o primeiro passo, exigindo um profundo conhecimento do público-alvo que a empresa deseja atingir.

Pesquisa de referências

O mercado está cheio de cases de empresas que fazem um excelente uso da identidade visual para se destacar e vender mais, portanto é importante buscar referências de sucesso no seu segmento de atuação e entender como investem, quais materiais utilizam e como se posicionam.

Formas e tipografia

Ao entender o público-alvo e os objetivos, é necessário conhecer quais formas e estilos de fontes serão usadas para a criação da marca e demais elementos da comunicação visual. O cuidado para a definição das formas e tipografia é importante para consolidar a mensagem que deseja transmitir através da sua marca.

Definição de cores

Assim como as formas e tipografia, conhecer quais as melhores cores e criar uma paleta equilibrada irá favorecer o trabalho. Conhecer a psicologia das cores e entender quais sentimentos cada uma pode representar é importante para uma combinação concisa e eficiente.

Conclusão

É inegável a importância da comunicação visual e como esse investimento pode trazer resultados reais para sua empresa. A credibilidade que uma marca bem elaborada transmite aos consumidores é grande e pode ser fatal no momento da decisão de compra.

Muitas empresas buscam agências com profissionais qualificados para a criação da identidade visual, garantindo que o resultado será excelente, embasado nos estudos e conhecimentos da equipe. Entre em contato e saiba como podemos ajudar a destacar sua marca no mercado.

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