Psicologia das cores no marketing – Faz diferença?

A psicologia das cores é um estudo que surgiu para entender e demonstrar como o cérebro interpreta e reage às cores. Hoje, esse estudo é utilizado diariamente no marketing e em suas estratégias.

Homem segurando papéis com paletas de cores, para representar a psicologia das cores no marketing

As estratégias de marketing, da criação de um site à divulgação de banners promocionais, sempre usam de um grande apelo visual e, esse apelo, é fomentado, invariavelmente, pelas cores.

E, a escolha das cores para as páginas de um site, para a identidade visual da marca, para seus posts em redes sociais e landing pages não é feita apenas com base em gostos pessoais.

Isso porque, no marketing, cada detalhe implícito afeta a percepção do público sobre o produto ou serviço escolhido – inclusive as cores.

As cores causam sensações, sentimentos e desejos diferentes, podendo aumentar ou diminuir o desejo sobre o que está sendo oferecido.

Baseado em que afirmamos isso? Na psicologia das cores, um estudo que buscou entender como o cérebro reage e interpreta cada cor – estudo esse utilizado diariamente no marketing.

Quer entender melhor o que é e qual o papel da psicologia das cores no marketing? Então continue com a gente!

O que é a psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano e as interpretações dadas pelo cérebro em relação às cores.

Neste estudo, pessoas foram entrevistadas para ter uma base de dados sobre as cores preferidas entre cada gênero, faixa etária, sobre como as pessoas reagiam a combinações de cores, quais sentimentos atribuem a elas, dentre outros pontos.

Hoje em dia, esse estudo é utilizado em diversas áreas do conhecimento e de atuação, inclusive (e talvez principalmente) no marketing.

Leia também: Inbound marketing – Conceito e utilidade.

Significado das cores

Para ficar mais claro o que queremos dizer quando falamos de sentimentos e significados atribuídos à cor, listamos abaixo as cores “principais” e seus significados mais frequentes, olha só:

Vermelho

O vermelho remete a emoções fortes e opostas, como amor, paixão, desejo, raiva, fúria e agressão.

Rosa

Rosa, a fusão de vermelho e branco, remete ao amor, inocência, felicidade, feminilidade e delicadeza.

Amarelo

Uma cor que se destaca, o amarelo se liga à sabedoria, conhecimento, alegria, otimismo e perigo.

Laranja

Laranja tem a ver com humor, energia, equilíbrio, excesso e extravagância, sendo, inclusive, uma das cores mais utilizadas no marketing.

Verde

Já o verde remete a cura, calma, natureza, saúde, sorte, juventude e fertilidade.

Azul

Fé, espiritualidade, paz, contentamento, conservadorismo, segurança e limpeza são alguns sentimentos ligados ao azul.

Roxo

O roxo evoca realeza, nobreza, poder, intimidade e mistério, além de sabedoria e transformação.

Marrom

Já o marrom pode estar ligado à pobreza, à plebe, mas também ao materialismo, excitação, natureza, conforto e estabilidade.

Preto

Poder, sofisticação, formalidade, riqueza e elegância estão ligados ao preto. Além disso, essa é a cor que mais gera combinações.

Branco

Branco transmite proteção, respeito, simplicidade, paz e humildade, podendo também ter a ver com esterilidade, frio e saúde (clínico).

Cinza

O cinza só tem atribuído a si a ausência: não desperta nenhuma grande emoção ou sensação, remetendo ao vazio e indiferença quando está sozinho.

Psicologia das cores no marketing

A psicologia das cores no marketing tem um papel bem claro: aumentar o desejo do público, do cliente, por seu produto ou serviço.

Além dos significados individuais que listamos acima, há ainda as interpretações feitas sobre as combinações de cores, além das preferências de cada gênero ou faixa etária.

E, ainda, há os significados ligados a setores específicos, como o vermelho à alimentação e o verde à saúde, por exemplo.

“Mas faz diferença?” Faz. A psicologia das cores no marketing faz sim, total diferença.

Por que, uma vez que bem utilizadas, as cores despertam desejos em quem recebe o material (banner promocional, por exemplo), aumentando a chance de conversão e, até mesmo, o valor percebido no que está sendo oferecido.

Sua empresa não tem um site? Confira aqui 5 razões para investir nesse serviço.

Não sabe como usar a psicologia das cores no seu marketing? Fique tranquilo, nós podemos te ajudar!

Não sabe como usar a psicologia das cores na sua empresa?

Apesar de fazer total diferença em seu material publicitário e em suas conversões, é comum que muitas empresas não saibam como utilizar a psicologia das cores no marketing.

E nós, da Alpinista Digital, podemos te ajudar nisso.

Quando recebemos um cliente novo, querendo criar um site do 0 ou repaginar o que já possui, uma das etapas do nosso trabalho envolve a pesquisa de mercado e, nela, estão incluídas as cores que fazem sentido em relação ao negócio e ao público em questão.

Um escritório de advocacia, por exemplo, exige cores sóbrias e que passem confiança, como o azul, preto e marrom.

Já uma marca de alimentos exige o apelo visual que só cores mais impactantes trazem, como vermelho, laranja e amarelo.

Uma empresa de tecnologia precisa passar, ao mesmo tempo, dinamismo e segurança através de suas cores.

Se escolher as cores certas para seu site e seu negócio é um problema, contate nosso time comercial e saiba como podemos te ajudar. Vamos juntos nessa?

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