Uma boa estratégia de vendas pode ser um grande divisor de águas no seu negócio, pois, quando bem pensada e executada, ela pode aumentar satisfatoriamente as vendas e a receita da sua empresa.
Neste artigo, separamos os passos essenciais para você desenvolver uma estratégia que gere resultados reais. Fique conosco!
O que é estratégia de vendas?
A estratégia de vendas, resumidamente, é um plano detalhado com as melhores táticas e processos estabelecidos para construir a marca, aumentar as vendas e gerar mais lucros.
Só para esclarecer, estratégia de vendas e estratégia de marketing não são a mesma coisa.
Enquanto o foco do marketing está em divulgar o nome da empresa e mantê-la interessante para o público, a estratégia de vendas diz mais respeito a como você vai fechar o negócio.
Como desenvolver sua estratégia de vendas
Visto que a estratégia de vendas define detalhadamente como você vai fornecer seu serviço ou produto ao cliente, vamos apresentar agora os passos principais para que você desenvolva uma estratégia de vendas efetiva e certeira, que garanta suas vendas e o sucesso da sua marca.
Conheça seu público
Toda empresa que deseje, de fato, ter sucesso, deve conhecer seu público, sua persona.
Conhecendo seu público, você passa a entender o que o atrai, quais suas dores e necessidades, o que ele precisa que já existe no mercado e o que ainda falta.
Estar atento a características como a linguagem e sua localização geográfica também são pontos bem interessantes para desenvolver sua estratégia de vendas de um modo mais personalizado.
Conheça a concorrência
Para garantir a competitividade e que você esteja à frente dos seus concorrentes, é preciso estar atento às ações deles.
É bem fácil saber o que seus concorrentes andam fazendo. Você pode coletar panfletos, listar os produtos ou serviços e preços, fazer uma busca online e conhecer o conteúdo que eles produzem, comprar algo para comparar com o que você oferece e várias outras ações similares.
Sabendo o que eles oferecem, qual a qualidade, preços e se o atendimento ao consumidor é bom, por exemplo, você pode se posicionar de maneira estratégica para se manter à frente.
Tenha metas plausíveis
Toda empresa deve ter metas claras e plausíveis, que direcionem os envolvidos no caminho certo.
Antes de criar sua estratégia de vendas, defina suas metas, prazos, quais os recursos necessários e os já disponíveis. Além disso, avalie quem será seu público alvo, qual produto terá mais destaque e os pontos que você deverá mudar para alcançar cada uma de suas metas.
Uma dica prática para definir suas metas é um acróstico com o termo Smart. Suas metas devem ser SMART, veja só:
S – Específicas (Specific)
M – Mensuráveis (Measurable)
A – Alcançáveis (Achievable)
R – Relevantes (Relevant)
T – Temporais (Time-based)
Ofereça treinamento à sua equipe
Não existe decepção maior do que ser atendido por um vendedor ruim. Aquele que não apresenta nenhum benefício relativo à compra, não sabe como tratar o cliente, não demonstra prazer pelo que está fazendo.
Seu produto pode ser o melhor do mercado, mas, se sua equipe não for igualmente boa, de nada adianta.
Para garantir o melhor atendimento possível, ofereça treinamentos aos seus colaboradores, cursos, palestras e incentivos que os façam querer vender e gostar de vender, fazendo-o com mais destreza e confiança, tornando a experiência do cliente mais agradável do começo ao fim do atendimento.
Com todo o avanço dos meios digitais, está cada vez mais fácil entender as necessidades do público e estudar a concorrência, tornando, assim, mais fácil o desenvolvimento da sua estratégia.
Para garantir os melhores resultados, avalie sempre o desempenho da sua empresa, otimize suas ações e corrija o que for preciso, buscando sempre se melhorar.