Freelancer, eugência ou agência de web design: Qual escolher?
Muitos web designers começam no segmento por curiosidade, para complementar a renda ou para aprender algo novo.
Mas, por vezes, o que era uma curiosidade ou uma fonte de renda extra, se torna sua opção número 1, sua carreira de verdade.
Nesses momentos é que nasce um web designer profissional!
Mas, para ser um web designer profissional e mostrar o profissionalismo aos seus clientes, pode ser interessante formalizar o negócio, abrindo um CNPJ, emitindo notas fiscais e firmando contratos.
Por outro lado, há os que ainda preferem a informalidade do “freela”. E tudo bem optar por esse formato de trabalho.
O que vamos fazer nesse artigo é te ajudar a se decidir entre freelancer, eugência ou agência.
Continue com a gente para conferir as diferenças entre essas três opções e descobrir qual a melhor para você. Boa leitura!
Como atuar como web designer
Depois de começar a oferecer seu serviço de web design, é preciso decidir como você vai oferecer esse serviço: de forma independente e informal, sozinho mas formalizado, ou, se o negócio alavancar, com uma empresa própria.
Essas opções são, respectivamente, o que chamamos de freelancer, eugência e agência.
Ainda não sabe qual escolher? Relaxa, abaixo, vamos explicar cada um dos conceitos e facilitar sua escolha. Confira:
Leia também: Diferenças entre home office, trabalho híbrido e trabalho remoto.
Freelancer
Freelancer é o profissional que oferece seus serviços de forma independente, atendendo a vários clientes de uma vez, mas sem vínculo com nenhum deles – apenas um contrato, por vezes.
O freelancer, além disso, normalmente não conta com um CNPJ nem fornece notas fiscais e afins, uma vez que atua de maneira informal.
Para quem ainda está começando a carreira como web designer, se manter como freelancer por um tempo pode ser uma boa opção, já que esse formato não exige tantos investimentos e serve como um “treino”.
Confira: Como se tornar um web designer freelancer.
Eugência
Já a eugência (que não é um termo oficial) é uma agência dirigida apenas por uma pessoa. Nesse caso, por você.
Ou seja, você sozinho desenvolve os projetos, cuida da gestão, prospecção de leads, vendas e outras atividades.
Mas, por outro lado, o serviço oferecido (se bem executado, claro) passa muito mais credibilidade e segurança ao cliente, já que ao abrir sua eugência, você estará formalizado e terá seu CNPJ.
Agência
Por fim, a agência de web design.
Essa opção exige um investimento maior, melhor organização e ainda mais formalidade da sua parte e, por isso, não indicamos ser sua primeira decisão.
E não indicamos por que uma agência exige um número maior de profissionais, que possam atuar nos diferentes setores e entregar o resultado esperado por seus clientes.
Porém, para quem já passou pela experiência de atuar como freelancer e até na eugência, ganhou escala como web designer e agora se sente apto a delegar tarefas e expandir a operação, apostar na agência pode ser um grande sucesso!
Qual escolher?
Entendendo quais suas possibilidades para atuar como web designer, já fica mais fácil escolher, não é?
Mas vamos dar mais algumas dicas, para encerrar.
Na dúvida entre freelancer, eugência ou agência, considere alguns pontos para fazer sua escolha:
- Investimento inicial. Freelancer e eugência tem baixo investimento, enquanto a agência exige um investimento maior e mais preparo;
- Momento da sua carreira. Freelancer, para quem ainda está começando e aprendendo, eugência para quem já aprendeu e agência para quem ganhou escala como web designer;
- Prioridade do web design na sua vida. Se é uma fonte de renda extra, continue como freelancer. Se é sua única renda ou a principal, invista na formalidade.
Essas dicas simples dão uma boa noção de como proceder, não é?
E agora que você já sabe as diferenças entre freelancer, eugência e agência e como escolher entre os três, é hora de aprender web design e começar uma nova carreira!