Estratégias para aparecer para grandes audiências não faltam. Você pode fazer propagandas em redes sociais, fazer anúncios patrocinados, porém, de nada vai valer se você não entender a importância da persona para sua empresa.
Os resultados para esforços e investimentos em marketing digital dependem de uma estratégia efetiva. O primeiro – e um dos mais críticos – passo para o sucesso dessa estratégia é conhecer seu cliente ideal.
Muito se fala em público-alvo como conceito de marketing. Alan Cooper, conhecido como o pai das personas, estendeu esse conceito de público-alvo, tornando-o mais segmentado.
O que é e qual a importância da persona
O significado amplamente utilizado para persona é comprador ideal.
É uma representação fictícia da pessoa ideal para comprar seu produto ou serviço. Um personagem que vai ajudar a sua empresa a investir tempo e dinheiro com o público certo e que trará melhores resultados.
A persona pode ser aplicada para diversas coisas. Como exemplo, designers utilizam personas para desenhar interfaces eficientes. Para o marketing digital, a persona é essencial para dar o tom da comunicação e de que forma e em qual canal os investimentos serão dedicados.
Um exemplo simples de persona
Diferente do público-alvo, onde você tem uma representação mais ampla dos seus clientes, a persona é muito mais definida e específica. Essa representação é baseada em dados e informações relevantes.
Para exemplificar, abaixo temos a descrição de uma persona para clínica odontológica.
Maria tem 54 anos, é casada e mãe de 3 filhos. Maria trabalha como auxiliar em uma indústria de sua cidade e tem uma renda familiar de cerca de R$ 2.800,00 mensais. Uma das coisas que Maria mais gosta de fazer é se entreter no Facebook e conversar com a família e amigos pelo WhatsApp.
O maior sonho de Maria é sorrir com confiança. Anos atrás, o descuido com a higiene bucal desencadeou alguns problemas e resultou na falta de alguns dentes. Nesse sentido, implantes dentários podem ser a solução perfeita para devolver o sorriso que Maria tanto busca.
Note que a descrição do cliente ideal para este caso tem uma riqueza de detalhes, diferente da definição de público-alvo, onde se tem uma base mais ampla de informações.
Com base na definição da persona, toda a estratégia se torna mais eficiente.
A persona dá clareza para entender quais canais de comunicação a estratégia deve focar, quais são as dores e sonhos que o cliente tem. Os resultados serão muito mais efetivos.
Vale lembrar que sua empresa não precisa ter somente uma persona. Você pode criar várias, de acordo com as informações disponíveis e para as diferentes soluções que oferece.
Contudo, você também não pode perder o foco. Descreva suas personas claramente, com base em dados reais, tendo em vista o ideal de cliente para sua empresa.
Como criar personas para sua empresa
O desenvolvimento da persona precisa ser pautado em cima de dados e informações relevantes e reais, sem uso de palpites ou suposições.
Comece fazendo uma pesquisa, entrevistando seus atuais clientes. Busque por todo tipo de informação que já tiver e faça as perguntas certas para detalhar sua persona.
Segue um passo a passo para começar:
- Qual o nome da sua persona?
- Como é o estilo de vida da sua persona?
- Onde ela vive, qual a formação e como é o trabalho?
- Quais problemas sua persona quer resolver?
- O que sua persona precisa para resolver os problemas?
- Que tipo de informação ela busca?
- Onde ela costuma buscar informações?
- Quais canais ela usa para se entreter?
Você notará que, ao consultar seus atuais clientes e obter as informações, haverá padrões entre as respostas. Muitos dos problemas se repetirão em vários clientes, assim como sua solução começará a ficar ainda mais clara para esses problemas.
Com as informações e os padrões identificados, comece a gerar o perfil da sua persona. Crie uma descrição contando quem é, como é o trabalho, os problemas e como sua empresa pode ajudá-la.
Com a definição da persona da sua empresa, você terá o norte necessário para tomar as decisões nas diversas áreas, do marketing ao atendimento. A partir disso, suas ações serão muito mais efetivas e os resultados virão naturalmente.