Leads qualificados: O que são e como gerar

Nem todo mundo que acessa seu site ou mantém contato com sua empresa tem intenção de compra. Por isso, é importante ter uma atuação otimizada e focada apenas nos leads qualificados, que, neste artigo, você descobre o que são e como gerá-los.

Pinos de madeira natural e um pino vermelho representando leads qualificados

Leads qualificados, ou seja, pessoas com comportamento e perfil ideais para se tornarem clientes, devem ser o foco de suas estratégias e ações.

Isso porque, infelizmente, nem todo visitante do seu site ou todo contato feito com seu time comercial vai se tornar um cliente.

E dedicar tempo a essas pessoas que não tem intenção de compra é fazer seu time perder tempo, tempo esse que, se dedicado a um lead qualificado, geraria uma venda de qualidade.

Mas, antes de entender como direcionar seus esforços a um lead qualificado, é preciso entender o que é isso e, também, como gerá-los, não é?

E foi pensando nisso que preparamos este artigo!

Continue com a gente e descubra o que é e como gerar leads qualificados. Boa leitura!

O que são leads qualificados

Parece complicado, mas é simples definir e entender o que é um lead qualificado.

Primeiro, vamos entender o que é um lead.

Quando um visitante (pessoa que acessa seu site) deixa os dados (nome e cargo, por exemplo) e/ou uma informação de contato, como e-mail ou telefone, esse visitante se torna um lead.

Já um lead qualificado é mais do que um nome na sua lista.

Lead qualificado é alguém que tem o perfil do seu público-alvo, que demonstra interesse pela sua solução, tem o perfil orçamentário necessário (pode pagar pelo produto ou serviço) e tem fortes inclinações a fechar o negócio.

Cede informações, mas não interage ou não tem o perfil desejado: Lead.

Cede informações, tem o perfil desejado e mostra interesse na compra: Lead qualificado.

Simples de entender, não é?

Mas agora vem a parte que pode ser mais trabalhosa: como gerar leads qualificados. Acompanhe:

Como gerar leads qualificados

Para gerar leads qualificados e poupar esforços, tempo e recursos do seu time de vendas, há alguns passos estratégicos que podem ser seguidos.

Abaixo, listamos alguns deles.

Conversão ativa

Para gerar leads qualificados, a conversão ativa pode ser uma boa estratégia.

O que queremos dizer é que, em alguns casos, tomar a iniciativa de fazer contato pode ser uma decisão da sua empresa, no estilo do outbound marketing.

Se o lead demonstra interesse, tem o perfil adequado, mas não faz o contato, talvez sua equipe deva fazer isso. Pode ser o empurrãozinho que falta para esse lead finalizar uma compra.

Conversão passiva

Na conversão passiva, o método é o inverso: sua empresa trabalha para fazer com que o lead caminhe pelo funil de vendas, se torne um lead qualificado e feche a compra.

A conversão passiva, inclusive, se refere praticamente ao Inbound Marketing.

Isso pode ser feito por meio de campanhas direcionadas, posts em redes sociais e conteúdos otimizados para motores de busca (SEO).

Palavras-chave long tail

Palavras-chave long tail são palavras-chave específicas, que, por mais que tenham poucas buscas, são buscas com maior potencial de conversão.

Por exemplo, quem pesquisa por “marketing digital”, pode não saber exatamente o que quer com essa pesquisa.

Por outro lado, quem pesquisa por “passos para vender mais com marketing de conteúdo”, sabe do que precisa e o que pretende fazer com isso.

Entende a diferença?

Landing pages de fundo de funil

Preparar um landing page para o fundo do funil de vendas também te ajuda a gerar leads qualificados.

Afinal, se eles estão no fundo do funil, é muito provável que tenham intenção de compra.

E, para fechar negócio, oferecer um webinar, uma versão de teste, demonstrações e consultorias pode ser o que falta.

Blog com conteúdos técnicos

Ter um blog, por si só, já te ajuda a gerar leads, inclusive os qualificados.

E, tendo um blog, fica ainda mais fácil produzir conteúdos técnicos, que geram mais leads qualificados.

Esses conteúdos vão além do simples “o que é”, focando em divulgar, especificar como usar, como aplicar e quais os benefícios da sua solução.

Participação em eventos

Participar de eventos corporativos do seu segmento é mais uma forma de gerar leads qualificados – em especial quando sua empresa atende outras empresas, o conhecido B2B.

Ao participar desses eventos, sua empresa mostra autoridade no seu segmento e tem boas oportunidades de networking, aumentando as chances de gerar leads qualificados.

Conheça nosso plano de escalada

Em nossa empresa, oferecemos uma solução que chamamos de Plano de Escalada.

Nosso Plano de Escalada é um conjunto de serviços e estratégias que visam gerar uma lista de leads qualificados todos os meses para seu negócio.

Isso envolve estratégias de SEO, produção de conteúdo, investimento em anúncios pagos e muito conhecimento técnico, adquirido em mais de 8 anos de mercado.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e agende uma apresentação para entender melhor como funciona nossa solução e como ela vai te ajudar a gerar mais leads qualificados para seu time de vendas.

Vamos juntos nessa!

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