O marketing odontológico tem sido um grande aliado quando o assunto é levar informações qualificadas aos pacientes e interessados em serviços e tratamentos e com o constante crescimento do número de profissionais nessa área e dos serviços ofertados por eles, a maneira como essas informações são divulgadas fazem toda a diferença.
É necessário muito estudo, planejamento e criatividade para fazer isso de uma forma diferenciada, sem infringir as normas estabelecidas pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), ou seja, sem ultrapassar os limites do marketing odontológico.
Se o próprio profissional de odontologia faz o trabalho de divulgação, precisa estar atualizado e por dentro de todas as restrições estabelecidas pelo Conselho, e se contrata uma empresa para fazer esse trabalho, também precisa estar atento para não autorizar o desenvolvimento de projetos que infrinjam as normas e possam lhe causar algum problema.
Mas então, quais são os limites do marketing odontológico?
Segundo o código de ética do CFO, em relação a pacientes e tratamentos, é considerado infração:
- Anunciar terapias e técnicas que ainda não tiveram a sua eficácia comprovada cientificamente;
- Anunciar títulos, qualificações e especialidades que não possua registro no CFO/CRO;
- Executar ou propor tratamentos desnecessários, ou para o qual não esteja capacitado;
- Iniciar qualquer procedimento ou tratamento sem o consentimento do paciente ou responsável;
- Expor benefícios de pacientes após os tratamentos, como fotos de “antes e depois”;
- Publicar imagem e dados dos pacientes;
- Anunciar serviços odontológicos como premiação de qualquer tipo de concurso ou competição;
- Divulgar preços de tratamentos, modalidades de pagamento ou descontos;
- Receber ou dar gratificação por indicação de pacientes;
- Fazer consultas por telefone ou online.
Existe alguma punição para quem não segue as normas do CFO?
Quem trabalha sem seguir essas e outras normas estabelecidas pelo CFO, está sujeito a receber advertência ou até mesmo a cassação do exercício profissional.
É possível trabalhar de forma correta, utilizando diversas ferramentas e estratégias que possibilitam uma boa divulgação do seu trabalho, oferecendo conteúdos e informações relevantes e de qualidade aos pacientes, sem ter nenhuma dor de cabeça.
Veja também: Marketing Odontológico: erros que você não pode cometer
Se ficou interessado em saber quais são essas estratégias e como podemos colocá-las em prática, agende um bate-papo com um de nossos consultores!