Se você já comprou algo porque um amigo recomendou ou escolheu um restaurante depois de ver bons comentários nas redes sociais, então já foi impactado pelo marketing boca a boca (assim como todos nós já fomos). Essa estratégia, que sempre existiu no mundo dos negócios, continua extremamente relevante, especialmente na era digital.
Mas será que o marketing boca a boca funciona para qualquer empresa? Ele pode ser negativo também? E como aproveitar essa força a favor do seu negócio? Vamos explorar tudo isso a seguir.
Continue acompanhando e confira os prós e contras do marketing boca a boca em 2025 e entenda, enfim, como usá-lo a seu favor, sem ser seu único meio de aquisição de novos clientes.
O que é marketing boca a boca?
O marketing boca a boca acontece quando as pessoas compartilham suas experiências sobre uma marca, produto ou serviço com outras pessoas, seja de forma espontânea ou incentivada.
Isso pode acontecer em uma conversa entre amigos, em um grupo de WhatsApp, nas redes sociais ou até mesmo em avaliações online. Independente do meio, a base é essa: A indicação de quem já comprou.
Em 2025, com a velocidade da informação, esse tipo de recomendação tem ainda mais poder. Segundo pesquisas da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em indicações de amigos e familiares do que em qualquer outro tipo de publicidade. Isso significa que, quando alguém fala bem da sua empresa, há grandes chances de influenciar novas compras.
O grande diferencial do marketing boca a boca é que ele tem um alto nível de confiança e pode gerar novos clientes sem grandes investimentos em publicidade tradicional, se tornando mais uma forma de aquisição de novos clientes.
O que não é marketing boca a boca?
Muita gente confunde marketing boca a boca com outras estratégias de divulgação, mas nem tudo o que falam sobre a sua marca pode ser considerado dessa forma.
Veja alguns exemplos do que não se encaixa nesse conceito:
Publicidade tradicional
Anúncios pagos, outdoors e propagandas na TV não são marketing boca a boca. Eles podem incentivar as pessoas a falarem sobre sua marca, óbvio, mas não são recomendações orgânicas. É uma ação da sua própria empresa para atrair novos clientes.
Publicações de influenciadores pagos
Se um influenciador está recebendo para falar do seu produto, isso não é um boca a boca espontâneo – além de que, a depender do seu público, pode não trazer resultados.
Claro, se a experiência for boa e ele continuar indicando por conta própria, aí sim entramos nesse território, mas inicialmente trata-se de uma forma de publicidade paga e não do boca a boca propriamente dito.
Indicações sem experiência real
O marketing boca a boca precisa ser baseado em experiências reais dos seus clientes ativos. Se um cliente indica um produto sem nunca tê-lo usado de verdade, a recomendação perde credibilidade.
Agora que esclarecemos o que é e o que não é marketing boca a boca, vamos ver, em detalhes, os prós e contras dessa estratégia.
Prós e contras do marketing boca a boca
Prós
- Custo-benefício incrível – Diferente de anúncios pagos, que exigem investimentos constantes, o boca a boca pode trazer novos clientes sem um custo alto.
- Maior credibilidade – Como vimos, indicações vindas de amigos e familiares são mais confiáveis do que qualquer propaganda (claramente, sem deixar de lado a importância das estratégias para atrair novos clientes).
- Alcance orgânico – Com redes sociais e aplicativos de mensagens, um bom comentário pode se espalhar rapidamente e atingir muitas pessoas sem custo extra para sua marca.
- Clientes mais engajados – Quem vem por recomendação geralmente já tem uma predisposição positiva para comprar e se torna um cliente mais fiel (o cenário digno de sonhos, com clientes que vem quase organicamente e predispostos a serem fidelizados!).
Contras
- Falta de controle – Você não pode decidir quando e como as pessoas vão falar da sua marca. Se um cliente tiver uma experiência ruim, ele pode espalhar isso tanto quanto (ou mais do que) um comentário positivo. Por isso a atenção sobre seu atendimento e a qualidade real de suas soluções é indispensável.
- Demora para ganhar escala – Diferente de anúncios pagos, que geram resultado imediato, o boca a boca pode levar algum tempo para trazer volume de clientes.
- Pode ser negativo – Um cliente insatisfeito pode gerar um efeito dominó de críticas, o que pode prejudicar sua reputação. Novamente, atente-se a tudo que é entregue: desde o produto/serviço, até o atendimento ao cliente.
Mesmo com alguns desafios, o boca a boca continua sendo uma estratégia poderosa. Mas como podemos usá-lo a favor do nosso negócio?
Como usar o marketing boca a boca a favor do seu negócio
Se você quer que as pessoas falem bem da sua marca e gerem novas vendas para você, precisa criar experiências que valham a pena ser compartilhadas! Aqui estão algumas estratégias eficazes:
Ofereça um atendimento memorável
O primeiro passo para gerar recomendações espontâneas é proporcionar um atendimento excepcional, e já temos batido nessa tecla. Clientes bem atendidos se sentem valorizados, conectados com a marca e têm mais chances de indicar sua empresa para outras pessoas.
Crie experiências surpreendentes
Pequenos gestos podem fazer a diferença. Um bilhete personalizado em uma compra, um brinde inesperado ou um pós-venda atencioso são formas simples de transformar um cliente comum em um verdadeiro promotor da sua marca.
Estimule avaliações e feedbacks
Muitas pessoas deixam de avaliar um produto ou serviço simplesmente porque não foram incentivadas a fazer isso. Peça para seus clientes deixarem comentários e avaliações, especialmente se eles tiverem uma experiência positiva.
Uma forma de fazer isso é oferecer um pós-venda por WhatsApp ou Instagram, perguntar sobre a entrega e satisfação com a solução e, se a resposta for positiva, incentivar uma avaliação no Google ou site.
Aposte no poder das redes sociais
As redes sociais são o espaço perfeito para estimular conversas sobre sua marca, caso seu público as use ativamente.
Engaje seu público com conteúdos interessantes, crie desafios, use hashtags personalizadas e incentive seus clientes a compartilharem suas experiências nas redes, mencionando a marca em stories, comentando os posts ou em outras ações.
Implemente um sistema de indicações
Se você quer acelerar os resultados do marketing boca a boca, um sistema de indicações pode ser um grande diferencial para sua marca. Funciona assim: você recompensa clientes que indicam novos consumidores. Simples e eficaz, acredite!
Isso pode ser feito de várias formas:
- Descontos progressivos para quem traz amigos
- Créditos para próximas compras
- Brindes exclusivos para quem indica e para quem é indicado
Empresas como Nubank, Uber, Rappi e até mesmo o DropBox cresceram rapidamente usando esse modelo. Se bem planejado, um programa de indicações pode se tornar uma máquina de crescimento para seu negócio.
Conclusão
O marketing boca a boca continua sendo uma das formas mais eficazes de conquistar novos clientes em 2025, desde que não seja sua única forma de aquisição. Ele traz credibilidade, reduz custos com aquisição de novos clientes e pode impulsionar seu negócio de forma orgânica
No entanto, é preciso estratégia para garantir que os comentários sobre sua marca sejam positivos. Criar experiências memoráveis através da customer experience, incentivar avaliações e apostar em sistemas de indicações são algumas das formas de potencializar essa estratégia.
Se você quer mais insights sobre marketing, negócios e estratégias de crescimento, assine agora a newsletter Minuto AD. Receba conteúdos exclusivos com tendências, cases de sucesso e dicas práticas para aplicar no seu negócio, direto no seu e-mail. Não perca essa oportunidade!