O que é remarketing e como usar essa estratégia

O remarketing, ferramenta do marketing digital que busca fazer marketing para uma mesma pessoa novamente, pode ser um investimento eficaz e vantajoso para sua empresa. Continue conosco e confira o que é o remarketing e como usar essa estratégia na sua empresa.

Imagem mostrando uma profissional trabalhando remarketing ao fundo e ilustrações de e-mails, carrinhos de compra e SEO à frente.

O marketing digital é uma estratégia que, dentro de si, abriga mais uma série de estratégias e conceitos e, uma delas, é o remarketing.

O remarketing se baseia no conceito de fazer marketing novamente para uma mesma pessoa, fazendo com que ela volte a comprar da sua marca, ou retome a jornada de compra, caso tenha desistido no primeiro momento.

Normalmente, o remarketing é feito através de e-mails, seja com lembretes, avisos de promoção ou outras chamadas, capazes de despertar novamente o interesse desse lead e fazer com que sua marca ganhe espaço.

Neste artigo, falaremos sobre o que é remarketing, vantagens de apostar nessa estratégia e, ainda, como usá-la na sua empresa.

Continue a leitura e confira!

O que é remarketing

Remarketing é uma estratégia dentro do marketing digital, cuja base está em fazer marketing para alguém que já teve contato com sua marca, aumentando seu interesse na marca, incentivando a fazer uma nova compra, finalizar uma da qual desistiu, dentre outras ações.

As ações de remarketing podem ser feitas através do Google Ads, do e-mail marketing e até mesmo de posts nas redes sociais, porém, a intenção é sempre a mesma: criar novas oportunidades de conversão e aumentar o engajamento da marca.

Vantagens do remarketing

O remarketing tem como objetivo aumentar as conversões, o que, por si só, já é uma vantagem.

Porém, para trazer esse aumento de conversões, são utilizados dados de grande importância. Um deles é o seguinte: apenas 3% dos visitantes de um e-commerce finalizam a compra já no primeiro acesso.

E, quando se trata de uma compra mais complexa, que exija um orçamento, por exemplo, essa porcentagem cai ainda mais.

Para contornar essa situação, o remarketing é utilizado.

As mensagens utilizadas nessa estratégia servem para convencer o visitante de que a compra será vantajosa.

Além disso, também são vantagens do remarketing os seguintes itens:

  • Maior proximidade com os clientes ao lembrá-los de interesses anteriores através de anúncios personalizados;
  • Melhora o foco de seus anúncios ao permitir a criação de listas de remarketing para casos específicos;
  • Maior alcance ao poder divulgar seus anúncios em diversos sites e canais;
  • Traz economia, reduzindo o custo de aquisição de clientes ao direcionar os esforços em visitantes que já demonstraram interesse pela marca.

Economia, maiores taxas de conversão, anúncios cada vez mais segmentados e assertivos e um relacionamento mais próximo com seu público. Esses são os objetivos e, simultaneamente, as vantagens trazidas pelo remarketing para seu negócio.

Como usar o remarketing na sua empresa

Para desenvolver uma estratégia de remarketing e colocá-la em ação, é necessário, primeiro, fazer um mapeamento dos leads nos diferentes estágios do funil de vendas.

Para fazer esse mapeamento, é comum utilizarmos um sistema de listas, que divide os visitantes conforme suas ações no site.

Aqui vale fazer um adendo: o remarketing é uma estratégia dentro do marketing digital, conforme dito anteriormente. Desta forma, toda ação a que nos referimos aqui é tomada no ambiente digital.

Prosseguindo, é possível dividir a lista entre, por exemplo, visitantes que somente pesquisaram por produtos, aqueles que viram o preço, quem adicionou itens ao carrinho e quem concluiu a compra.

Além disso, também é possível fazer listas com itens como esses:

  • Clientes que compraram mais de X reais;
  • Pessoas que se inscreveram na newsletter;
  • Pessoas que baixaram um e-book;
  • Leads que pediram um orçamento mas não fecharam a compra;
  • Dentre outros.

A partir daí, são criados templates para o conteúdo dos e-mails ou outro material que será utilizado para retomar a atenção desse visitante, sendo um template para cada grupo e cada grupo se referindo a um estágio na jornada de compra, entende?

Confira também: O que é neuromarketing.

Além dessas listas, também é preciso conhecer os canais onde suas ações de remarketing podem ser distribuídas. As principais são:

  • Display em sites, páginas e blogs, através de anúncios em conteúdos que o visitante já demonstrou interesse;
  • Pesquisa, através de palavras-chave que levam a novas propagandas do Google Ads;
  • E-mail, que é o canal mais utilizado, em especial por lojas online, onde são enviadas mensagens aos usuários cadastrados no site, lembrando sobre itens que estão no carrinho, promoções, descontos especiais, dentre outros.

A escolha do canal e abordagem utilizada para a estratégia de remarketing depende de alguns fatores, como o público alvo, sua idade, posição social, região onde está localizada, canais que utiliza no dia a dia, linguagem e similares.

Conclusão

O remarketing é uma estratégia poderosa para o engajamento da marca e aumento nas conversões.

Ao manter a comunicação com seu potencial cliente mesmo antes dele finalizar uma compra, você demonstra alguma preocupação com esse visitante, além de tornar sua marca familiar e ter espaço para demonstrar as vantagens da sua solução.

Ou seja, é uma forma de aumentar a relevância da sua marca, aumentar não apenas o número de clientes, mas a fidelização e identificação com sua empresa, através de ações relativamente simples e de menor investimento.

Desta forma, se você ainda não usa o remarketing em sua empresa, é hora de estudar essa estratégia e colocá-la em prática, para colher seus benefícios e escalar, cada vez mais, rumo ao topo 😉

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