Utilizar métricas que demonstrem os resultados de suas ações e estratégias é um ponto que influencia muito no sucesso de sua organização. Isso porque, somente por meio de análises e correções você pode otimizar suas ações, de forma a melhorar seus resultados e o retorno sobre as estratégias.
Umas das métricas mais utilizadas nesse âmbito é o KPI, Indicador Chave de Performance, cuja função é medir a efetividade de uma ação ou conjunto de ações, observando se a organização está obtendo os resultados esperados.
Continue com a gente e saiba mais sobre KPI e sua função nas estratégias de marketing de uma empresa. Boa leitura!
O que é KPI
KPI é a sigla em inglês para Indicador Chave de Performance e, basicamente, é uma forma de mensurar se as ações ou iniciativas de uma empresa estão entregando os resultados esperados.
Uma gama enorme de indicadores pode ser medida, principalmente com o grande fluxo de informações ao qual as organizações estão expostas. Desta forma, o primeiro passo é saber o que medir, ou seja, que indicadores serão analisados.
Por exemplo, se você busca saber o quão amada é sua marca, qual seu branding, o indicador pode ser seu número de visualizações. Se seu objetivo é saber sua taxa de rejeição, o indicador é uma porcentagem. Deu pra entender?
Tipos de KPIs
Há uma infinidade de KPIs disponíveis como dissemos antes e, cada um, atenderá melhor aos profissionais de determinado cargo e com determinados interesses. Mas esse não é o assunto em questão, queremos te apresentar os principais tipos de KPIs. Confira abaixo uma descrição de cada um:
KPIs Primários
Os KPIs primários, para facilitar o entendimento, são aqueles que indicam a receita que tem entrado na organização e outras questões ligadas ao dinheiro mesmo. Dentre eles podemos citar:
– Leads
– Tráfego
– CAC
– Receita por compra
KPIs Secundários
Depois dos chamados KPIs primários, vêm os secundários, que se referem aos resultados dos investimentos e estratégias, aprofundando a análise dos primários. Alguns deles são:
– Visitantes do blog
– Inscritos no blog
– Origem do tráfego
– Custo do lead em cada etapa do funil
KPIs Práticos
A lista de indicadores chave de performance práticos é um pouco mais longa, pois, dentro de uma campanha de marketing, quem faz o gerenciamento e administração dessa estratégia diariamente deve fazer testes constantes, acompanhando os dados de uma forma mais detalhada.
Alguns KPIs práticos são:
– Melhores landing pages
– Tráfego
– Interações sociais
– Page rank
– Pageviews
– Conteúdos mais visitados
O importante é entender qual KPI é mais relevante dentro do seu segmento e campanha (falaremos abaixo) e, à medida que for descendo por eles, não se esquecer de avaliar os anteriores.
Como escolher um bom KPI
A escolha do indicador dependerá do seu objetivo. A depender dos objetivos da empresa, alguns indicadores serão mais ou menos relevantes e, seu KPI deve ser relevante quanto aos objetivos, como pode-se imaginar.
Escolher o KPI correto te mostrará seus resultados reais, possibilitando que você invista mais no que dá certo, corrija o que não traz tantos benefícios e otimize suas estratégias, te mantendo no caminho que levará ao objetivo almejado.
O que torna um indicador relevante pode ser descrito em algumas características básicas, sendo elas:
– Disponibilidade para ser mensurado
– Importância para seu negócio
– Indicadores que apresentam resultados concretos e não meramente “estéticos”
– Auxilia em suas escolhas
– Possa ser medido periodicamente
Importância dos KPIs nas estratégias de marketing
Como pudemos perceber ao longo do artigo, os KPIs têm uma grande importância nas estratégias e campanhas de marketing de uma organização, isso porque, por meio das métricas e análises, você tem uma visão correta sobre suas ações e resultados. Se você está caminhando na direção do seu objetivo ou na direção contrária, pode se corrigir e otimizar suas estratégias.
Por meio dos indicadores, os números, antes sem sentido, passam a apresentar informações relevantes sobre sua empresa, possibilitando a previsão de resultados futuros, identificação de problemas que possam surgir, ajustes e otimizações necessárias, o que acarreta em melhores tomadas de decisão e em um melhor posicionamento da sua marca.
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