A produção de conteúdo relevante e de qualidade é a melhor estratégia para atrair o público, como você deve saber. Porém, para que a produção seja assertiva e bem definida, é preciso contar com um bom planejamento de conteúdo.
O planejamento de conteúdo é a ferramenta utilizada para criar pautas, desenvolver o conteúdo, criar relação entre os temas e direcionar esse conteúdo para um público estratégico, atingindo as pessoas certas, no momento certo.
Parece simples, não é? Mas, na prática, criar um planejamento de conteúdo eficaz e de sucesso pode dar bastante trabalho – especialmente se você não conhece a importância dessa ferramenta para sua empresa.
Continue a leitura e confira o que é o planejamento de conteúdo, como é feito e qual a importância desse planejamento dentro de uma empresa.
Vamos conferir?
O que é planejamento de conteúdo
O planejamento de conteúdo é, sem exageros, o primeiro passo para se executar uma estratégia de marketing de conteúdo.
Para darmos mais contexto, vale explicar o que é o marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo é uma estratégia cujo foco está no engajamento do público-alvo através da produção de conteúdo valioso, relevante e de qualidade, nutrindo e educando o público alvo para conduzi-lo pelo funil de vendas.
Desta forma, sua marca passa a ter mais visibilidade e relevância, alcançando um número de vendas maior, além de serem vendas melhores (mais caras e com maior chance de fidelização).
Para entender melhor o conceito de marketing de conteúdo, não deixe de conferir nosso Guia Completo sobre o assunto.
Agora, voltando ao planejamento de conteúdo.
No planejamento são definidos os materiais a serem produzidos, a etapa do fundo de funil a que serão voltados esses materiais, são definidos os temas, criadas pautas, dados os prazos, e atribuídas as atividades.
Para que o conteúdo produzido possa ser direcionado ao público correto, o planejamento é feito todo com base na persona do negócio, que é o “personagem” criado para representar o cliente ideal da marca.
Somente a partir daí o conteúdo pode começar a ser produzido para, posteriormente, ir ao ar.
Como é feito o planejamento de conteúdo
Fazer um bom planejamento de conteúdo exige uma série de passos e que alguns fatores sejam levados em consideração.
Abaixo, confira como é feito o planejamento de conteúdo:
Definir um objetivo
Para dar início ao planejamento de conteúdo, é preciso definir os objetivos específicos da produção e distribuição do conteúdo.
Algumas perguntas que podem ajudar nessa etapa são:
- Por que o material será distribuído?
- Quem deve ser atingido pelo conteúdo?
- Aumentar a visibilidade da marca é um objetivo?
Entender a persona
Definir e entender a persona do negócio também é necessário para fazer seu planejamento.
Com a persona definida, é mais fácil definir os temas para serem abordados, a linguagem do conteúdo, plataformas para publicar o material, dentre outros pontos.
E, se definir a persona do seu negócio parece algo complicado, estude seu público, analise o que ele tem em comum, seus gostos e necessidades.
Para facilitar, também é possível encontrar ferramentas online para criação de persona.
Estabelecer um cronograma
Definidos o objetivo e a persona, o planejamento de conteúdo já começa a tomar forma.
Agora, é necessário estabelecer um cronograma para a criação do conteúdo, mantendo sempre o pé no chão – ou seja, sem extrapolar os limites humanos para essa tarefa.
Uma dica interessante é: mantenha um número de conteúdos menor, para que a equipe tenha um prazo confortável para produzi-los, mantendo a qualidade do material e sem afetar sua saúde física e mental.
Essa estratégia, vale mencionar, é conhecida como slow content e se baseia justamente em produzir menos conteúdo, com um prazo confortável, mas mantendo um alto padrão de qualidade.
Entender a jornada de compra
A jornada de compra se refere às etapas pelas quais o cliente passa até a tomada de decisão.
O planejamento de conteúdo deve envolver todas essas etapas, definindo para que etapa cada material será direcionado, além de entender o que chama atenção do público, quais seus problemas e dores, permitindo uma produção de conteúdo estratégica.
Produzir diferentes formatos de conteúdo
Além de produzir conteúdos para os diferentes estágios da jornada de compra, também é necessário produzir diferentes tipos de conteúdo (e, ainda, distribuí-lo em diferentes canais).
Alguns formatos de conteúdo que não podem ficar de fora do planejamento, nem da produção, são:
- E-mail marketing;
- E-books;
- Vídeos;
- Posts para redes sociais;
- Artigos para blog.
Vale lembrar, a linguagem em cada um desses conteúdos será específica para seu formato e plataforma, atingindo o público de forma adequada.
Pesquisar o mercado
Por fim, para traçar o planejamento de conteúdo, é preciso que haja uma pesquisa de mercado, para entender o que é relevante para seu público, mapear as prioridades da produção, encontrar referências e entender como seu concorrente tem agido, para se posicionar à sua frente.
Importância do planejamento de conteúdo para sua empresa
Depois de entender o que é e como é feito o planejamento de conteúdo, você pode estar se perguntando por que essa estratégia é importante para sua empresa.
Bom, para começar, podemos mencionar o onipresente (uma vez que tanta coisa está relacionada a ele) avanço da internet, que trouxe uma série de mudanças para os hábitos de consumo do público.
Com isso, as pessoas passaram a consumir apenas o que lhe é relevante, que agrega algum valor em sua vida, tira dúvidas de forma efetiva, apresenta vantagens reais de uma solução.
E, assim, tudo aquilo que não se adequa a esse padrão é ignorado e logo é esquecido, se tornando obsoleto.
O objetivo do planejamento de conteúdo é esse: orientar a produção de conteúdo de forma que todo material produzido seja relevante, atenda a necessidades, servindo ao público e, consequentemente, aumentando a visibilidade, relevância e vendas (bem como os ganhos) da empresa.
Seu planejamento de conteúdo com a Alpinista Digital
Fazer um planejamento de conteúdo eficaz, dando atenção a todas as etapas mencionadas, além de produzir o material, distribuí-lo e acompanhar seus resultados, pode ser uma tarefa específica demais para você e sua equipe cuidarem sozinhos.
Além disso, são necessárias ferramentas próprias para o planejamento, produção e distribuição de conteúdo, além de conhecimento técnico e experiência com cada uma delas.
Desta forma, sua melhor alternativa pode ser contar com as soluções de uma agência experiente e especializada, que conte com as ferramentas, expertise e conhecimento necessário para desenvolver todas essas atividades.
Tudo isso, você encontra na Alpinista Digital.
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Esperamos por você!