Tendências do marketing digital para 2023

As tendências do marketing digital mudam muito rapidamente e, o que foi relevante em 2022, pode deixar de ser em 2023. Para você não perder nenhuma novidade sobre, preparamos este artigo com tudo que se espera do setor neste ano.

Especialista em marketing analisando dados das tendências do marketing digital para 2023

Quem trabalha na área ou conta com estratégias de marketing digital, sabe que esse é um setor muito volátil, sujeito a mudanças rápidas um tanto bruscas.

Por conta disso, é importante estar sempre atento às novas tendências do marketing digital, para que sua empresa continue ou se coloque à frente dos concorrentes, alcançando melhores posições no Google e maior destaque no ambiente digital como um todo.

E foi essa a razão pela qual preparamos este artigo, onde listamos as tendências do ano que passou (2022) e o que se espera do setor em 2023.

Com isso, você terá a base necessária para criar uma boa estratégia, ou ideias para somar na estratégia desenvolvida pela agência de marketing digital que te oferece essa solução.

Continue com a gente e confira as principais tendências do marketing digital para 2023 e o que fez sucesso em 2022.

Boa leitura 😉

Tendências de 2022

Antes de conferir o que se espera do marketing digital em 2023, é válido relembrar o que fez sucesso no setor em 2022, uma vez que, apesar das rápidas mudanças, algumas coisas ainda podem ser utilizadas, mesmo que com algumas alterações.

Algumas das principais tendências do marketing digital em 2022 foram:

Propósito antes do lucro

O lucro é o foco em qualquer atividade comercial, é claro, mas, em 2022, mostrar que a marca tem um propósito foi tendência.

E, para isso, foi necessário desenvolver meios de engajar a equipe, engajar o público e buscar atender a um propósito, não apenas finalizar uma venda, entende?

Foco na experiência

O foco na experiência foi tendência em 2022, promete ser uma das tendências do marketing digital para 2023 e até para os próximos anos.

Usar os dados a favor do seu negócio, investir no inbound marketing e oferecer conteúdo personalizado nunca foi tão relevante como nesse ano que passou e como se espera para o que está começando.

User-generated Content

User-generated Content é, em tradução livre, o conteúdo gerado pelo usuário.

Essa estratégia se baseou em dar ao usuário, ao cliente, espaço para que ele publique vídeos, textos em blog, fotos e comentários sobre sua experiência com o produto ou serviço adquirido.

Chatbots

Os chatbots também tiveram destaque em 2022, além de serem uma tendência do marketing digital em 2023, uma vez que eles têm sido cada vez mais otimizados para oferecer um atendimento de qualidade, a baixo custo e a qualquer momento.

Porém, para isso, o chatbot precisa ser bem desenvolvido, contando com uma inteligência artificial capaz de tornar o atendimento o mais humanizado e personalizado possível, evitando que as pessoas desistam do atendimento e da sua marca.

Marketing interativo 

Por fim, o marketing interativo foi uma grande aposta do ano passado, usando as informações do usuário (tudo dentro dos limites da LGPD, é claro) para direcionar as estratégias.

Quizzes, e-mails com links clicáveis e calculadoras de serviço foram algumas das ações utilizadas e prometem continuar presentes em 2023.

Tendências do marketing digital para 2023 

Como vimos até agora, muito do que se espera para as tendências do marketing digital para 2023 é uma continuação ou uma melhora do que foi usado em 2022.

Isso porque, apesar das mudanças (de estratégia, do público, do mercado, etc), muitas dessas ações são válidas, são inteligentes e trazem resultado, podendo ser aprimoradas para atender às novas demandas, e não descartadas.

Mas, é claro que, além da melhora no que já foi tendência, também há expectativas sobre as novidades do marketing digital em 2023.

E é sobre essas tendências que falamos agora:

Foco nas novas gerações

Concordando ou não, as mudanças na sociedade estão cada vez mais claras, sendo comentadas principalmente pelas novas gerações (leia-se novos consumidores).

E, para garantir que esse público seja comprador, é preciso atender suas demandas.

Abordar e se preocupar verdadeiramente com questões ambientais, sociais, com a qualidade de vida, saúde, bem estar, diversidade e inclusão digital e social é necessário.

Ou seja, uma tendência do marketing digital para 2023 é estar antenado ao que acreditam os jovens e atender a essas necessidades.

Consumo digital

Uma das tendências do marketing digital para 2023 é ainda um resquício da pandemia: o aumento e a preferência pelo consumo digital é uma realidade para esse ano.

Então, oferecer produtos ou serviços pela internet, investir na criação do seu e-commerce, oferecer opções de delivery para clientes próximos e focar no consumo digital é o que se espera das marcas nesse ano.

Eventos híbridos

Mais um resquício da pandemia em nossas vidas, a preferência pelos eventos híbridos se mostrará presente em 2023.

Os eventos que unem o físico ao remoto propõem um ambiente mais inclusivo, com maior alcance, capaz de fortalecer sua base de clientes e aumentar a visibilidade da sua marca.

Webinars

Os Webinars são um dos principais formatos de conteúdo da atualidade, uma vez que as pessoas tendem a consumir cada vez mais vídeos e que as transmissões ao vivo causam a urgência necessária para atrair um público maior e mais segmentado.

Com isso, o webinar se mostra uma grande tendência do marketing digital e da criação de conteúdo em 2023.

Comunicação simples e rápida

O público está cada vez mais acostumado a consumir conteúdo curto, seja em textos “picados” no twitter ou vídeos curtos no reels, stories e Tik Tok.

Portanto, mais uma das tendências do marketing digital para 2023 é seguir essa lógica da comunicação mais clara e rápida, indo totalmente contra o que especialistas em SEO diziam até então, para sermos o mais demorados e detalhistas possível nos conteúdos.

Tik Tok

Não precisamos destrinchar esse tópico, não é?

O Tik Tok é a rede social do momento, em especial por não passar pelas turbulências às quais as redes norte americanas estão sujeitas.

Além disso, o conteúdo lá é rápido, claro e direto, como mencionamos acima.

Portanto, para sua estratégia de marketing digital nas redes sociais em 2023, é preciso incluir o conteúdo para o Tik Tok no planejamento.

Sentimento de comunidade

Essa é uma tendência trazida especialmente pelas novas gerações, ou seja, pelo público mais jovem que, mais do que consumir, quer se sentir parte de uma comunidade.

Para atender a essa demanda, é necessário transformar sua solução não apenas num produto ou serviço, mas em uma causa (veganismo, redução dos danos ambientais, empoderamento feminino, inclusão de PCD, etc).

Além disso, é importante trabalhar o aumento da vida útil da sua solução e trabalhar seu pós-venda, aumentando a fidelização de clientes e vendas por indicação.

Dados, análises e estatísticas 

Para encerrar, uma tendência que tem se mostrado cada vez mais relevante.

Para o marketing digital em 2023, espera-se conteúdos baseados em dados, em análises e estatísticas aprofundadas.

E, além de oferecer conteúdo baseado em dados ao seu público, também é necessário usar os dados trazidos por ele a favor do seu negócio, ou seja, interpretar o que os números te dizem e usar isso para otimizar suas estratégias e alcançar resultados cada vez melhores.

 

De forma resumida, essas são as principais tendências do marketing digital para 2023.

Se você não tem uma estratégia de marketing digital na sua empresa ou precisa atualizar a que já possui, mas não sabe como fazer isso sozinho, não perca mais tempo.

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Vamos juntos nessa?

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