Usar a tecnologia a favor do seu negócio é um grande diferencial competitivo, que garante o atendimento esperado pelo público, otimização do tempo de cada processo e redução de custos.
Uma das formas de garantir essas vantagens na sua empresa, tornando-a mais moderna e competitiva, é usando a automação de vendas.
Esse conjunto de estratégias e processos trazem uma redução no trabalho manual de sua equipe de vendas, tornando a área mais produtiva, o ciclo de vendas mais rápido e permitindo que os profissionais otimizem suas ações.
Descubra neste artigo o que é a automação de vendas e as vantagens dessa ferramenta para o seu negócio. Boa leitura!
O que é automação de vendas
A automação de vendas é mais um daqueles conceitos que, quando vistos pela primeira vez, parece ser um “bicho de sete cabeças” mas, analisando melhor, percebemos que não é nada disso.
Basicamente, a automação de vendas é o que o nome já sugere: automatizar o trabalho da área comercial.
Essa automação é feita por meio de estratégias e processos que, quando realizados manualmente, aumentam o risco de falhas e gastam um tempo precioso de sua equipe de vendas.
O foco é nas atividades repetitivas, que geram desgaste, aumentam o CAC e reduzem seu lucro, como enviar e-mails, por exemplo.
Automatizando este processo, as mensagens são enviadas automaticamente e de forma personalizada, com base nos dados de seus clientes e leads.
Claro, a automação abrange muito mais que o envio de e-mails, mas esse exemplo ajuda a entender melhor o funcionamento dessa ferramenta.
Quais as vantagens da automação de vendas
Usar a automação de vendas, assim como outras ferramentas tecnológicas, acarreta em muitos benefícios para sua empresa, do ganho de produtividade à redução do CAC, como dissemos anteriormente.
Abaixo, listamos as principais vantagens da automação de vendas. Confira:
Redução do ciclo de vendas
Um ciclo de vendas longo e pouco eficiente tende a espantar o cliente em potencial, aumentar o desgaste da sua equipe e traz mais uma série de desvantagens.
Por outro lado, quando esse ciclo é reduzido pela automação de vendas, os vendedores ganham tempo para melhorar suas estratégias e abordagens, tornando o atendimento humano mais eficiente.
Desta forma, sua empresa ganha produtividade, gera mais rentabilidade ao realizar vendas mais rápido e melhor.
Atendimento personalizado
O consumidor atual gosta de se sentir único, lembrado e importante para as marcas de quem decide comprar e uma forma de lhes dar isso é oferecendo atendimento personalizado.
Quando as tarefas repetitivas e impessoais são realizadas pelas máquinas, o profissional pode estudar melhor cada consumidor ou potencial cliente, descobrindo suas necessidades, preferências, ambições e como abordá-lo.
Para saber mais sobre atendimento personalizado com base nas informações do público, confira também nosso artigo sobre banco de dados de clientes.
Redução de custos
Reduzir custos é uma coisa que agrada qualquer empresário, afinal, quanto menor os gastos, maior o lucro, quando a redução desses gastos faz sentido.
Com a automação seu ciclo de vendas diminui e sua equipe pode oferecer um atendimento mais personalizado e humano ao público, como vimos, não é?
E, por conta dessas vantagens e da taxa de falha humana mínima ou até inexistente, surge outro benefício: a redução de custos.
Automatizando seu processo de vendas, sua equipe, mesmo que pequena, tem um desempenho melhor, não fica sobrecarregada, evita esquecimentos, erros e pode agregar valor ao próprio trabalho e ao serviço oferecido ao público.
A tecnologia e suas vantagens!
Você já investe em automação na sua empresa? Se ainda não, saiba que está perdendo tempo e, muito provavelmente, um bom dinheiro.
Quer saber mais sobre como usar a tecnologia a favor da sua marca? Confira nossos artigos semanais e fique por dentro das novidades e assuntos relevantes do meio empresarial.
Abraço e até a próxima!