O marketing de conteúdo, mesmo que tenha suas origens em um guia centenário (o Guia Michelin), é, hoje, uma das ferramentas mais úteis e efetivas de quem quer vender mais.
Isso porque a base do marketing de conteúdo é o chamado conteúdo relevante, que chega de forma orgânica ou paga (por meio de anúncios) a um público que precisa da solução oferecida.
E, esse conteúdo relevante, é o que tem levado leads pelo funil de vendas nos últimos tempos, aumentando não só as vendas das empresas que investem nessa ferramenta, mas, também, o valor de suas soluções!
Mas, apesar de tão vantajoso, o marketing de conteúdo ainda não está presente ou não é usado de forma estratégica e correta por boa parte das empresas.
E foi pensando nisso que criamos este guia completo sobre o tema.
Quer saber o que é o marketing de conteúdo, como ele funciona e como vender mais usando essa ferramenta? Continue com a gente e descubra!
O que é o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, podemos dizer, é uma estratégia de marketing com foco no engajamento do público-alvo através da criação de conteúdo relevante e valioso.
Esse foco no engajamento do público faz com que o conteúdo seja mais que promoção.
A intenção é nutrir, educar, envolver o público, estreitar as relações e, ao conduzi-lo pelo funil de vendas, apresentar suas soluções já com autoridade e a confiança de cada novo cliente.
O marketing de conteúdo visa, além de alcançar e vender para mais pessoas, fazer vendas melhores.
“Como assim vendas melhores?” A gente explica: a relevância do conteúdo produzido agrega valor à sua marca e torna a fidelização de clientes mais simples.
Isso porque, ao perceber que sua marca quer solucionar um problema e, não apenas fechar vendas, os clientes se sentem compreendidos e percebem o diferencial da sua marca.
Dessa forma, suas vendas passam a ser melhores. Você atrai mais pessoas qualificadas, aptas a fecharem uma compra e se tornarem clientes frequentes.
Assim, sua empresa vende mais, mais caro e melhor.
Como vender mais com marketing de conteúdo
Vender mais e mais caro é o principal atrativo do marketing de conteúdo. E não é pra menos, afinal, esse é o objetivo de qualquer empresa!
Mas depois de entender o que é o marketing de conteúdo, fica a dúvida: como vender mais com essa ferramenta?
Isso você confere agora mesmo. Confira:
1- Invista em SEO
SEO, a otimização para motores de busca, é um conjunto de estratégias que embasa o marketing de conteúdo.
As estratégias de SEO envolvem a pesquisa de palavras-chave, organização de pautas, produção de conteúdo otimizado, otimização de imagens no site, além de otimização no tempo de carregamento e outros pontos de grande importância.
Essa otimização faz com que o site seja melhor ranqueado e mais facilmente encontrado no Google.
O resultado disso, claro, é um aumento nas suas vendas (e no valor delas)!
2- Ofereça conteúdo relevante
O conteúdo relevante, por sua vez, é a base das estratégias de SEO e, como pode-se imaginar, do marketing de conteúdo.
Esse conteúdo pode ser um artigo, e-book, webinar, podcast ou um conteúdo exclusivo na newsletter, que, mais que oferecer um produto ou serviço, busca educar e nutrir o lead acerca de um problema e sua solução.
É o conteúdo que agrega valor à sua solução, afinal, por meio dele você mostra o quão necessário e solucionar a dor, o problema do seu público, mostra o quanto a vida (não literalmente) pode ser melhor com essa solução.
Aqui no blog, temos um artigo completo sobre conteúdo relevante, então não deixe de conferir!
3- Crie um relacionamento no e-mail
O e-mail é um canal muito sólido, que soma 3 vezes mais contas que o Facebook e o Twitter juntos e, por isso, é um ótimo meio para estimular sua estratégia de marketing de conteúdo.
Conteúdos complementares, dicas, ofertas exclusivas, cupons de desconto e similares são uma forma vantajosa de estreitar seu relacionamento com o público, fazer um bom pós venda e vender mais.
Quer saber mais sobre? Confira também como aumentar suas vendas pelo e-mail.
4- Palavras-chave long tail
Voltando a falar um pouco sobre SEO e conteúdo relevante, não podemos deixar de citar a importância das palavras-chave long tail.
As palavras-chave mais longas baseiam a estratégia de marketing de conteúdo voltada a um público que já sabe o que quer, sabe do que precisa quando faz uma busca no Google.
Por exemplo, a palavra-chave “tênis” tem uma busca diversas vezes maior que “tênis all star vermelho de cano alto”.
Mas quem busca a primeira pode nem saber que tênis quer, enquanto quem busca pela segunda já tem consciência sobre seus desejos ou necessidades.
Por isso, as palavras-chave longas são importantes: para atingir um público mais específico e consciente.
5- Crie landing pages
Landing pages são páginas criadas exclusivamente para a conversão.
Estas páginas contam com poucos elementos e, normalmente, oferecem uma troca, como “deixe seu nome e melhor e-mail para receber determinado conteúdo”, por exemplo.
Além disso, as landing pages são uma ótima aposta para o fundo de funil, para fechar a venda ou, ao menos, deixar seu lead o mais próximo possível dela.
Sem tempo para desenvolver sua estratégia?
Desenvolver e aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo parece ser um enorme trabalho, não é?
E não só parece como, de fato, é mesmo!
Aplicar todos esses passos, monitorar resultados, corrigir erros, se atentar a atualizações dos buscadores, estudar as tendências de mercado, dentre vários outros pontos, demanda muito esforço e conhecimento técnico.
Esforço, conhecimento e tempo, é claro. Tempo esse que você, empresário, pode não dispor.
Mas isso não é motivo para deixar essa ferramenta incrível de lado. Esse é um indicativo de que você precisa de uma parceria com uma empresa que entende do assunto e pode se dedicar a desenvolver sua estratégia.
Contar com os serviços de uma agência de marketing de conteúdo muda tudo.
Poupa seu tempo, investimentos, te leva às primeiras posições no Google e garante um aumento nas suas vendas que só a expertise desses profissionais pode trazer.
E, tudo isso, você encontra na Alpinista Digital.
Soluções em marketing de conteúdo, produção de conteúdo relevante, estratégias de SEO e criação de sites a seu dispor, para que sua empresa chegue ao topo!
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