Palavras-chave: O que são, como usar e qual a importância

As palavras-chave são os termos que resumem o assunto que um conteúdo aborda e, no SEO, são uma ferramenta indispensável para a otimização de sites e páginas, trazendo mais visitas e um melhor posicionamento no Google.

Redator anotando palavras-chave em seu caderno e criando um conteúdo para blog em seu notebook.

As palavras-chave, esses termos que utilizamos para fazer buscas na internet, são um dos temas mais falados quando tratamos de SEO, produção de conteúdo e otimização de sites.

Isso porque são esses termos de busca que ajudam não só o usuário, mas também o Google, a encontrar e separar os conteúdos por tema abordado e, conforme a escolha e uso das palavras-chave, ranquear esses conteúdos conforme sua relevância e qualidade.

Como pode-se perceber, é um assunto um tanto complexo e de grande importância para empresas que têm ou pretendem ter um site.

Então, sem mais delongas, vamos ao artigo. Continue acompanhando e confira, em detalhes, o que são palavras-chave, qual sua importância, como utilizá-las e mais.

Boa leitura!

O que são as palavras-chave

O que são as palavras-chave é a parte mais simples de se entender nesse assunto, afinal, elas são os termos e frases digitadas na barra de pesquisa por usuários que buscam determinadas informações.

Todo termo usado na pesquisa é uma palavra-chave, seja uma única palavra ou uma frase. Se o usuário digita algo na barra de pesquisa do Google para encontrar resultados, ele está usando palavras-chave.

Para facilitar as buscas e até a escolha desses termos, eles são divididos em dois tipos:

Head tail

As palavras-chave head tail são as mais “genéricas”, com um volume alto de buscas e com chances menores de conversão.

Por exemplo: tênis, mesa de madeira, tinta verde.

Essas palavras são usadas no topo da jornada de compra, quando o usuário não sabe exatamente pelo que buscar ou não conhece a necessidade que tem.

Long tail

Por outro lado, as palavras-chave long tail são mais específicas, mais longas (como sugere o nome) e tem um volume de buscas menor.

Para exemplificar novamente: tênis para corrida Nike, mesa de jantar de madeira 6 cadeiras, tinta verde para área externa Suvinil.

Ao contrário das palavras head tail, as long tail são usadas em momentos mais avançados do funil de vendas, como o meio e fundo, quando o usuário já conhece suas necessidades, viu produtos em diversos sites e sabe pelo que está buscando.

Qual a importância das palavras-chave

As palavras-chave são importantes por uma série de fatores.

Primeiro, são um dos fatores de ranqueamento do Google, utilizadas para identificar o assunto que um conteúdo aborda, separar conteúdos sobre o mesmo tema, facilitar a busca do usuário e definir sua relevância.

A boa escolha e uso orgânico desses termos é o que dá ao seu site, sua marca e seu conteúdo chances mais concretas de serem encontrados, vistos, lidos, compartilhados e, dá a você, maiores chances de vender – vender mais, melhor e para um público mais vasto.

E, se sua marca investe ou planeja investir em SEO e marketing de conteúdo, a importância das palavras-chave se torna ainda maior, uma vez que essas são a base, ou ao menos uma das bases dessas estratégias, garantindo que suas metas sejam alcançadas e seus resultados sejam positivos.

Confira também: Qual a importância do planejamento de conteúdo.

Como definir as melhores palavras-chave

Agora vamos tratar de um ponto de extrema importância: a escolha das melhores palavras-chave para sua marca, para o seu negócio.

A escolha das palavras-chave vai além do seu gosto pessoal ou do seu redator. Ou seja, seu blog não deve tratar do que vocês acham legal, mas sim, de assuntos relevantes para quem busca por sua solução.

Esse é o primeiro critério para escolher suas palavras-chave, seguir seu nicho de atuação e temas relacionados com ele.

Ou seja, se seu site é um e-commerce de roupas e acessórios, suas palavras-chave devem ser voltadas para moda: como combinar cores e estilos, o que está em alta, erros ao se produzir, melhores looks para determinada ocasião e assim por diante.

Se trata-se de um escritório de advocacia, o blog deve responder a dúvidas no âmbito jurídico. Deu pra entender?

Agora, além do nicho, também é importante conhecer seu público. Onde mora, quais dores tem, o que gosta de fazer, qual seu rendimento médio, quais termos são comuns em sua região, dentre outras informações.

Para entender melhor, pense em coisas simples do dia a dia. No Sul, as maiores buscas são por bolacha, enquanto, no resto do país, buscas da mesma natureza usam a palavra-chave biscoito.

O mesmo ocorre com macaxeira, mandioca, salsicha, vina e tantas outras coisas. Por isso é tão importante saber onde seu cliente está.

E, indo mais além, é preciso, ainda, saber as variáveis dessas palavras-chave, como erros de português ou palavras semelhantes que o usuário possa utilizar na busca.

Claro, seu conteúdo deve ser produzido dentro das normas da língua portuguesa, mas de forma que o algoritmo entenda que se trata do mesmo assunto.

Para facilitar, busque montar uma lista com palavras-chave importantes no seu nicho, suas variáveis e termos relacionados.

Como usar palavras-chave

Para encerrar, vamos entender como as palavras-chave devem ser usadas.

Evite excessos

É importante que, para que seu conteúdo ranqueie bem no Google e chegue ao seu público, a palavra-chave escolhida seja utilizada de forma orgânica, sem exageros ou tentativas excessivas de otimização.

O termo deve surgir com naturalidade, sem ser forçado, entende?

Inclusive, para evitar erros, ferramentas de criação de sites e publicação de conteúdos mostram quantas vezes a palavra-chave deve aparecer no texto para se manter nos limites entre otimização e exagero.

Escolha as palavras conforme sua intenção

Como dito no início, existem as palavras head tail e long tail, que são, respectivamente, mais buscadas e com poucas chances de conversão e, pouco buscadas mas com maiores chances de conversão.

Sabendo disso, os termos utilizados em seus conteúdos devem ser escolhidos de acordo com sua intenção. 

Conteúdos mais introdutórios, de topo de funil, podem ser escritos com palavras-chave head tail, enquanto conteúdos para conversão devem usar termos mais específicos para esse momento.

Use as palavras-chave no lugar certo 

Por fim, as palavras-chave devem ser utilizadas nos lugares certos para otimizar seu conteúdo e ter uma distribuição uniforme.

É imprescindível que a palavra-chave esteja no título do seu conteúdo (preferencialmente no início), na URL, subtítulos, metadescrição, resumo e na descrição das imagens, além, é claro, de estar presente de forma natural no corpo do texto.

Seu site no topo

É provável que, no decorrer deste conteúdo, você tenha percebido o quão importantes são as palavras-chave, mas também, o quão trabalhoso é encontrar os termos que seu público utiliza, escolher as melhores palavras para seus conteúdos, segmentar essas palavras conforme sua persona, diferenciar head tail e long tail, dentre outros pontos.

E não apenas parece, mas, de fato, é um trabalho complexo, que exige conhecimento, experiência, ferramentas específicas e tempo!

Ou seja, coisas que você e sua equipe podem não dispor.

Assim, sua melhor opção pode ser contar com as soluções de uma agência de marketing digital e otimização de sites, capaz de levar seu site ao topo das buscas do Google de forma muito mais assertiva e um grande custo benefício.

Para saber mais, entre em contato com o time comercial da Alpinista Digital e saiba como nossa equipe pode te ajudar nessa escalada!

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